A droga está mais cara (e a culpa é da covid-19)

ukhomeoffice / Flickr

A pandemia de covid-19 também está a ter impacto no mundo da droga, havendo já mudanças nos padrões de consumo e nos preços dos estupefacientes.

O Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, que pertence à União Europeia, lançou, esta semana, um inquérito para perceber em detalhe como é que a pandemia de covid-19 está a afetar o mundo da droga.

Em declarações à TSF, João Matias, investigador do observatório sediado em Lisboa, explicou que, em termos de padrões de consumo, antes muitos consumiam fora de casa com amigos. Agora, fazem-no sozinhos.

Há menos dinheiro para comprar drogas, mas os preços estão mais altos, uma vez que as fronteiras passaram a ser controladas. Além disso, as viagens tornaram-se muito menos comuns entre países, seja entre continentes ou dentro da Europa.

“Uma das poucas informações que temos de momento é que os preços estão a aumentar porque há menos substâncias disponíveis no mercado. Imaginemos o caso da cocaína que é principalmente importada da América do Sul: não havendo voos e com menos embarcações a transportarem contentores, é muito mais difícil que o produto chegue à Europa ou a Portugal”, referiu João Matias, à TSF.

Além disso, “havendo menos produto e a mesma procura, o preço aumenta e, mesmo tendo dinheiro, o acesso aos dealers que o vendem não é fácil”.

Em alguns países europeus, há relatos de enormes descidas nas apreensões pelas polícias. “Até os traficantes têm dificuldade para vender aos clientes nos sítios onde habitualmente vendiam, havendo já registos no Reino Unido de distribuição de droga através de motas”.

De acordo com o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, as conclusões deste inquérito pode ajudar “a proteger a saúde das pessoas que usam drogas e melhorar os serviços de apoio” a quem consome.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

ALMA descobre a primeira gigantesca tempestade de buracos negros

O telescópio Atacama Large Millimeter Array (ALMA) detetou um forte vento galático impulsionado por um buraco negro supermassivo há 13,1 mil milhões de anos. Os investigadores salientam que este é o exemplo mais antigo alguma vez …

NASA vai construir telescópio espacial capaz de detetar asteroides ameaçadores

A NASA aprovou a produção de um telescópio espacial infravermelho para detetar asteroides que possam representar uma ameaça para a Terra. A agência está a desenvolver o telescópio espacial Near-Earth Object Surveyor - ou NEO Surveyor …

Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior. Debaixo das …

Fotografia da Rainha Isabel II removida da Universidade de Oxford devido à "história colonial"

Um grupo de estudantes da Universidade de Oxford removeu uma fotografia da Rainha Isabel II da sua área comum devido aos seus laços com a “história colonial”. A atitude gerou uma onda de controvérsia. A imprensa …

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …