/

Pandemia leva contas públicas a afundarem 762 milhões de euros

Stephanie Lecocq / EPA

Embora as administrações públicas tenham registado um saldo orçamental positivo no primeiro trimestre, a pandemia levou as contas públicas a afundarem 762 milhões de euros em comparação com o período homólogo.

A pandemia de covid-19 começa já a surtir efeitos negativos nas contas públicas. No primeiro trimestre do ano o saldo orçamental caiu 762 milhões de euros, mas ainda assim conseguiu manter-se positivo, escreve a TSF.

As administrações públicas registaram um saldo orçamental positivo de 81 milhões de euros até março deste ano, o que representa uma quebra de 762 milhões de euros face ao mesmo período de 2019, divulgou hoje o Ministério das Finanças.

“A execução orçamental em contabilidade pública das Administrações Públicas (AP) registou no primeiro trimestre um saldo positivo de 81 ME [milhões de euros], representando um agravamento de 762 ME face ao período homólogo por via do menor crescimento da receita (1,3%) face ao da despesa (5,3%)”, de acordo com um comunicado das Finanças enviado às redações.

O mesmo documento indica que “a execução do primeiro trimestre já evidencia os efeitos da pandemia de covid-19 na economia e nos serviços públicos na sequência das medidas de política adotadas para mitigar esses efeitos”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.