Pandemia cancelou 96 mil cirurgias até setembro (mas podem chegar às 150 mil até ao final do ano)

Os hospitais públicos fizeram menos 96 mil cirurgias programadas de janeiro a setembro, face ao mesmo período do ano anterior. De acordo com projeções do Ministério da Saúde, este número pode chegar a mais de 150 mil cirurgias canceladas.

Segundo o Jornal de Notícias, o impacto da pandemia foi muito significativo: segundo dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde, realizaram-se menos 96 mil cirurgias programadas de janeiro a setembro, uma quebra de 22% face ao mesmo período do ano anterior.

O número tende a agravar-se, uma vez que, esta quarta-feira, a tutela autorizou os hospitais públicos a suspender consultas e cirurgias programadas em novembro.

Estes números podem, assim, ser bastante superiores, com menos 152 mil operações a serem realizadas este ano em relação a 2019, de acordo com a projeção do Ministério da Saúde citada pelo Público.

Segundo as projeções apresentadas na nota explicativa do Orçamento de Estado 2021 para a Saúde, a tutela estima que sejam realizadas menos 12,5% consultas médicas este ano nos hospitais em relação ao ano passado, e menos 21,6% de cirurgias. São menos um milhão e meio de consultas e menos 152 mil operações em relação a 2019.

Do número de consultas previstas até ao final do ano, prevê-se que haja menos 694 mil primeiras consultas (menos 19,4%) e menos 860 mil consultas subsequentes (menos 9,7%). As cirurgias programadas são as que se estimam que tenham uma maior redução: menos 142 mil (menos 23,5%).

O Público avança ainda que se prevê uma redução nos episódios de urgência – menos 1.8 milhões, o equivalente a uma redução de 27,7%.

Em relação aos centros de saúde, a tutela prevê um aumento de 92,2% no número de consultas não presenciais (mais 8,5 milhões). Quanto às consultas presenciais, estima uma redução de 8 milhões de consultas em relação ao ano anterior (menos 39%).

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Boris quer destronar Thatcher com mais uma década no poder

Há quem acredite que o atual primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, quer bater o recorde de Margaret Thatcher, que exerceu o cargo de 1979 a 1990. Um membro do Governo britânico terá dito ao The Times que …

Itália passa a exigir certificado verde a todos os trabalhadores

Medida é das mais restritivas atualmente em vigor no mundo inteiro, já que todos os regimes de obrigatoriedade que vigoram atualmente aplicam-se sobretudo a profissionais do setor da saúde. A partir de 15 de outubro, itália …

Com receio de que violência negacionista possa escalar, PSP reforça segurança pessoal de políticos

As forças de segurança temem que a violência negacionista aumente e o movimento atraia pessoas desequilibradas. No passado sábado, vários negacionistas, reunidos em mais uma manifestação, desta vez com o mote “Pelas nossas crianças – Rumo …

Promessa eleitoral de Costa em Coimbra arranca um aviso da CNE. Rio ficou "chocado"

António Costa tem estado activo na campanha eleitoral, ao lado dos candidatos do PS às autárquicas, e até sacou da cartola uma maternidade em Coimbra. Uma promessa que deixou Rui Rio "chocado" e que leva …

O voto que dá que falar. "Não há um centímetro quadrado de Portugal que seja indigno" do Constitucional

Três juízes do Tribunal Constitucional contestaram o parecer dos seus pares que considera "desprestigiante" a mudança deste órgão de Lisboa para Coimbra, mas é o voto contra de Mariana Canotilho que dá que falar, uma …

T-shirt reduz efeitos da menopausa

T-shirt portuguesa reduz sintomas da menopausa e ajuda quem tem cancro (e já está à venda)

A investigadora da Universidade do Minho (UM) Filipa Fernandes criou uma t-shirt que atenua os efeitos da menopausa e melhora a qualidade de vida de pacientes com cancro, graças a um tecido com um revestimento …

Estrela Vermelha 2-1 Braga | Guerreiros com mira desalinhada

Inglório. O Sporting de Braga foi a Belgrado perder com o Crvena Zvezda, ou Estrela Vermelha, por 2-1, na primeira jornada do Grupo F da Liga Europa. Os minhotos tiveram mais bola, criaram diversos lances de …

Após "humilhação" frente ao Ajax, Sporting abre caça a novo reforço

O Sporting tem apenas quatro jogadores para a posição de defesa-central. Rúben Amorim vai ter de esperar pelo mercado de inverno para trazer um reforço. As opções para o trio de centrais do Sporting são escassas. …

"Tempestade perfeita" ajuda a explicar "descontrole" nos preços da luz (mas as eléctricas deixam uma promessa)

Os preços da electricidade no mercado de energia atingiram, neste mês de Setembro, um valor recorde e estão "completamente descontrolados" numa altura em que se formou o que os especialistas dizem ser uma "tempestade perfeita". …

Bolsonaro garante que irá à Assembleia Geral da ONU mesmo sem estar vacinado

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que recusa vacinar-se contra a covid-19, afirmou que participará ainda assim na Assembleia Geral da ONU, na próxima semana, em Nova Iorque, onde deverá ser exigido um certificado de vacinação. "Estarei …