Os palestinianos voltaram a ameaçar com a dissolução da Autoridade Palestiniana, em caso de falhanço das negociações de paz com Israel, indicou hoje um alto responsável palestiniano.
“Os palestinianos informaram Martin Indyk de que se a intransigência israelita continuar têm várias opções”, disse à agência AFP o responsável, a coberto do anonimato, numa referência ao encontro, na sexta-feira, entre o emissário norte-americano, Martin Indyk, e os negociadores palestinianos.
Segundo o alto responsável palestiniano, “há a opção de ‘entregar as chaves’ da Autoridade às Nações Unidas, para que estas fiquem encarregadas do povo palestiniano e do Estado da Palestina, que está ocupado, para que Israel assuma a inteira responsabilidade da sua ocupação”.
Os palestinianos já tinham admitido a possibilidade de dissolução da Autoridade Palestiniana, criada em 1993 após os acordos de Oslo para administrar as zonas autónomas dos territórios palestinianos, mas é a primeira vez que a ameaça se levanta desde a retoma, em julho, das conversações de paz israelo-palestinianas, sob a égide do secretário de Estado norte-americano, John Kerry.
ZAP/Lusa
Conflito Israelo-Árabe
-
22 Junho, 2015 ONU identifica possíveis crimes de guerra em Gaza
-
13 Maio, 2015 Vaticano reconhece Estado da Palestina