Palácio onde Churchill nasceu muda nome do “Quarto Indiano” (para afastar polémica sobre ligações coloniais)

O Palácio de Blenheim mudou o nome da sua “Sala Indiana” para evitar polémica sobre ligações coloniais numa nova exposição sobre Winston Churchill.

Uma exposição intitulada “O Grande Britânico” no local de nascimento do líder do tempo de guerra em Oxfordshire detalha a história da sua vida com exibições em toda a casa senhorial do século XVIII, incluindo o “Quarto Indiano” da propriedade.

O legado de Churchill foi examinado depois dos protestos do movimento Black Lives Matter, durante os quais a sua estátua na Praça do Parlamento foi pintada com a palavra “racista”.

Agora, de acordo com o jornal britânico The Telegraph, responsáveis do Palácio de Blenheim mudaram o nome do Quarto Indiano da casa para “Quarto Terraço de Verão” para remover qualquer conotação colonial na exposição sobre o ex-primeiro-ministro.

“Não queríamos provocar polémica”, disse Heather Carter, diretora de operações. “Mudámos o nome da sala. Não é o quarto indiano, agora é o quarto Terraço de Verão. Trata-se de torná-lo mais acessível”.

O papel de parede do Quarto Indiano retrata uma caça ao tigre desde que foi encomendado por George Spencer-Churchill, 5.º duque de Marlborough, em 1826, mas a suite com vista para os jardins provavelmente foi chamada de Quarto Terraço de Verão durante a vida de Churchill.

No ano passado, o National Trust revelou um dossier de pesquisa sobre supostas ligações coloniais na casa de Churchill em Chartwell, em Kent, observando que “foi primeiro-ministro durante a devastadora fome de Bengala em 1943”. Académicos reunidos no homónimo Churchill College Cambridge alegaram que foi cúmplice da fome, além de alegar que era um “supremacista branco” e “pior do que os nazis”.

Porém, apesar de mudar o nome do Quarto Indiano, a casa de Churchill romperá com o revisionismo de outras instituições ao enquadrar o político como um herói do tempo de guerra.

“Não tocamos na controvérsia. Sentimos que essa não é a nossa história para contar. Estamos cientes do debate sobre a sua vida e legado, mas isso é para outros contarem. Não nos aprofundamos em toda a política e polémica. Ele ganhou uma grande guerra, foi um herói. É assim que o vemos. Esta é uma celebração”, explicou Carter.

A exposição vai contar a história pessoal do líder e as suas ligações a Blenheim, fazendo uso de adereços como a escultura em cera do primeiro-ministro e uma tenda semelhante à que teria usado durante a Guerra dos Bôeres.

A exibição visual, em vez de baseada em texto, foi planeada para atrair visitantes à casa senhorial, além de historiadores ávidos e fãs de Churchill.

Em 1874, o líder do tempo de guerra nasceu na propriedade que foi um presente para o seu antepassado, o General John Churchill, 1.º Duque de Marlborough, pela sua vitória em Blenheim durante a Guerra da Sucessão Espanhola.

A casa continuou a ser um destino para Churchill durante as férias escolares e, mais tarde, para festas em casa.

A história da família ligada à casa foi uma inspiração tanto para os seus escritos históricos como para a sua estratégia durante a guerra.

“O palácio e a propriedade eram um dos seus lugares mais queridos e ele voltou cá várias vezes ao longo da sua longa vida”, disse Emily Hirons, do Palácio de Blenheim.

A exibição estará aberta aos visitantes a partir de 17 de maio.

Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …

José Rendeiro condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva

Embaixador jubilado Júlio Mascarenhas acusa o BPP de o ter convencido a investir num produto com juros e capital garantido num momento em que o banco já atravessava sérias dificuldades. O antigo presidente do Banco Privado …

Cantor R. Kelly declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual

O cantor norte-americano R. Kelly foi esta segunda-feira declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual, após um julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), que decorreu durante seis semanas, no qual …

"A FIFA engloba 211 países e 133 nunca estiveram num Mundial"

Arsène Wenger apresenta argumentos para defender a realização de um campeonato do mundo de dois em dois anos. O novo calendário FIFA continua a originar reacções e entrevistas. Arsène Wenger falou sobre as propostas - a …

Responsáveis do Lar do Comércio acusados por 67 crimes de maus tratos

O Ministério Público (MP) imputou 67 crimes de maus tratos, 17 deles agravados por resultarem em morte, a um ex-presidente e a uma diretora de serviços do Lar do Comércio, em Matosinhos. Num processo em que …

Sporting: espanhóis analisam o "maior" Haaland

Avançado do Borussia Dortmund apresenta recordes que, nem Messi, nem Cristiano, tinham. O Sporting entra em campo para a segunda jornada da Liga dos Campeões, diante de um Borussia Dortmund que tem no seu plantel uma …