/

Mais de cem países exigem à OMS investigação independente sobre a pandemia

1

Jean-Christophe Bott / EPA

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus

Pelo menos 116 países assinaram uma moção que pede uma investigação independente sobre a origem da pandemia de coronavírus, iniciativa que partiu da Austrália e que conta com todos os Estados-membros da União Europeia (UE).

Segundo avançou na segunda-feira o Expresso, a moção conta também com os Estados Unidos (EUA), o Reino Unido, o Canadá, a Índia, a Indonésia, o Japão, a Nova Zelândia, a Rússia e pelo menos 50 países africanos. Este será um dos pontos da Assembleia Geral da Saúde (AGS), a reunião anual da Organização Mundial de Saúde (OMS).

No encontro, que se realiza em maio na cidade suíça de Genebra, juntam-se os representantes dos 194 membros da OMS. Nesta edição, realizada em ‘streaming’, a moção está na ordem dos trabalhos, pedindo uma “avaliação imparcial, independente e abrangente” da “resposta da saúde internacional à covid-19”.

A AGS pode atribuir responsabilidades e exigir dados concretos sobre a data do início do surto na China e sobre a velocidade a que se espalhou pelo mundo. Embora aquele país não seja mencionado na investigação, há críticas a Pequim devido aos dados que forneceu.

O Presidente Xi Jinping, convidado pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, para a primeiro dia de assembleia, frisou que Pequim “sempre foi transparente”, prometendo a entrega de um pacote de dois mil milhões de euros de ajuda internacional e apoio a uma investigação assim que a pandemia estivesse controlada.

ZAP //

1 Comment

  1. Ou seja , promete uns trocos a OMS, se esta não pedir uma investigação JÁ, mas sim quando não houver casos de contagião, ou seja quando já não houver nada para investigar. Não sei porquê, mas cheira-me a uma promessa de suborno para a OMS ficar quieta !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.