Pai de aluna teria ligações ao assassino do professor decapitado em França

Os investigadores encontraram uma possível ligação entre o assassino do professor francês Samuel Paty, decapitado em Paris, e o pai de uma aluna.

Em declarações à AFP, citadas pelo Diário de Notícias, uma fonte próxima do caso disse que, entre as 16 pessoas sob custódia policial, cinco são alunos.

A polícia acedeu às mensagens trocadas no WhatsApp entre Abdullakh Anzorov, o checheno russo de 18 anos que decapitou o docente, e um pai de uma aluna de 13 anos que tinha apelado à ação contra Paty.

Brahim Chnina, pai de uma aluna, estava acompanhado pelo militante islamista Abdelhakim Sefrioui quando foi à escola falar com a direção e exigir a suspensão do professor e ameaçar com uma ação judicial contra o estabelecimento.

Segundo o jornal francês Le Monde, Sefrioui foi responsável por manifestações contra imãs com posições moderadas. Pró-palestiniano extremista, Sefrioui fundou o Collectif Cheikh Yassine. Na terça-feira, o presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou que aquela associação iria ser encerrada.

A investigação também está a tentar perceber como é que Anzorov identificou o professor: se foi “indicado” ao terrorista por um ou mais alunos, e se a troco de dinheiro.

O círculo familiar de Anzorov também se encontrava detido e a ser interrogado pela polícia.

Imã de Al Azhar condena decapitação de Paris

O imã Ahmed al Tayeb, xeque de Al Alzhar, instituição sunita de referência, condenou esta terça-feira a decapitação em Paris de um professor por mostrar caricaturas de Maomé e disse que o autor deste “horrendo” crime não representa o Islão.

“Declaro diante de Deus todo poderoso que separo a mim mesmo e os preceitos da religião islâmica e dos ensinamentos do profeta Maomé deste pecaminoso ato criminal e de todos que seguem esta ideologia perversa e falsa“, disse, numa mensagem lida num Encontro pela Paz em Roma, na qual não participou fisicamente.

O imã condenou deste modo a decapitação, na passada sexta-feira em Paris, do professor Samuel Paty, por mostrar caricaturas de Maomé numa aula sobre liberdade de expressão.

As suas palavras foram lidas pelo secretário-geral do Comité Superior da Fraternidade Humana, Mogamed Abdelsalam Adbellatif, durante um Encontro de Oração pela Paz em Roma, onde estiveram representantes religiosos, entre os quais o papa Francisco. No entanto, criticou ao mesmo tempo a religião seja ofendida.

“Insultá-la e abusar dos símbolos sagrados sob o slogan da liberdade de expressão representa uma forma de ambiguidade inteletual e um explícito ato de imoralidade“, considerou Ahmed al Tayeb.

“Este terrorista e a sua gente não representam a religião de Maomé, do mesmo modo que o terrorista neozelandês que assassinou muçulmanos na mesquita não representa a religião de Jesus”, apontou, numa referência ao ataque terrorista em março de 2019.

O homicídio de Samuel Paty ocorreu pelas 17h locais (16h em Lisboa) de sexta-feira, nas imediações do colégio de Bois d’Aulne, em Conflans-Sainte-Honorine, nos arredores de Paris.

A polícia chegou ao local depois de uma chamada sobre um indivíduo suspeito que vagueava perto da escola. Chegadas ao local, as autoridades francesas encontraram o corpo da vítima mortal e, mais tarde, avistaram o suspeito que se revelou agressivo e com uma arma branca.

Depois de recusar o pedido para baixar a arma, as autoridades abriram fogo sobre o suspeito.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rangel: Maioria absoluta é possível, crise política improvável e acordos com o Chega para descartar

Candidato à liderança do PSD diz não ter "estados de alma" sobre os próximos passos de Rio. É da opinião que os portugueses não compreenderiam uma crise política no contexto atual, mas também considera que …

Salários em atraso no Boavista: alguns funcionários já deixaram o clube

Guarda-redes queixou-se mas não é o único jogador a não receber os últimos vencimentos, no Bessa. O Boavista estará a atravessar uma situação financeira delicada. Depois das dúvidas à volta do pagamento do relvado do Estádio …

Football Leaks. Autoridades francesas suspeitam que Rui Pinto também pirateou Paris Saint-Germain

As autoridades francesas suspeitam que Rui Pinto pode ter estado na origem do ataque informático ao clube de futebol Paris Saint-Germain (PSG), que resultou na divulgação de alguns documentos internos. Segundo noticia o Público, a investigação …

"É o melhor depois de Napoleão." Para Cassano, Ronaldo não está entre os cinco melhores da história

O antigo jogador italiano António Cassano não coloca Cristiano Ronaldo no top cinco, depois de Jorge Mendes ter considerado o avançado português "o melhor da história".  Antonio Cassano, o antigo jogador italiano de 39 anos, foi …

O ministro das Finanças, João Leão

"Contas certas" de dentro para fora. Promessa feita a Bruxelas, no esboço orçamental para 2022

O Governo enviou um rascunho do Orçamento do Estado à Comissão Europeia, no qual sublinha a importância das "contas certas". O discurso das "contas certas" repete-se dentro e fora. Esta segunda-feira, o Executivo entregou em Bruxelas …

Ricardo Salgado já admite ser condenado - mas pede pena suspensa

A defesa de Salgado requereu a suspensão do julgamento que decorre no âmbito da Operação Marquês, argumentando que o antigo banqueiro é inimputável por sofrer de Alzheimer. Se o pedido não for atendido, a …

O esqui recentemente encontrado na Noruega

Foi encontrado o "par de esquis mais bem preservado da pré-história"

Dois esquis da Idade do Ferro puderam finalmente "reencontrar-se", depois de 1300 anos separados, após a descoberta do segundo par numa montanha na Noruega. Tudo começou em 2014, quando o grupo de arqueologia glaciar Secrets of …

Sismo de grande dimensão atinge costa da Grécia

Um sismo atingiu a costa do Mediterrâneo esta manhã. Acredita-se que o epicentro esteja próximo da ilha grega de Rodes. Segundo o Expresso, o terramoto atingiu a ilha grega de Karpathos esta terça-feira, mas os tremores …

E depois do adeus? Medina vai voltar ao trabalho como economista, mas sempre atento

Carlos Moedas tomou posse esta segunda-feira e Fernando Medina despediu-se da liderança do município com "tristeza pessoal", mas com "sentimento de missão cumprida". O futuro traça-se no exercício da sua profissão de formação. Esta segunda-feira, Fernando …

Sentido de voto do PAN "está em aberto" e depende do Governo

O sentido de voto do PAN na proposta Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) está em aberto. Tudo depende do Governo. A porta-voz do PAN – Pessoas-Animais-Natureza, Inês de Sousa Real disse esta segunda-feira “estar …