Estudantes indicaram professor que foi decapitado a jihadista (em troca de dinheiro)

Clemens Bilan / EPA

Investigadores acreditam que vários estudantes indicaram por dinheiro quem era o professor Samuel Paty ao jihadista que o decapitou na sexta-feira ao lado da escola onde trabalhava na região de Paris.

O ministro da Educação, Jean-Michel Blanquer, declarou esta terça-feira que “há elementos” que sugerem esta possibilidade, sendo que quatro estudantes foram detidos – um quinto estudante foi libertado sem acusações – devido a suspeitas de estarem implicados no desenvolvimento do ataque.

Em entrevista ao canal BFMTV, Blanquer sublinhou que, a ser verdade,seria gravíssimo” e demonstraria “a penetração entre os mais jovens de uma certa visão de mundo“, a do “islamismo fundamentalista” através das redes sociais e de certas organizações.

Abdouallakh Anzorov, o assassino de 18 anos de origem chechena que tinha estatuto de refugiado em França como outros membros de sua família, chegou na sexta-feira de Evreux, onde vivia, à cidade de Conflans-Sainte-Honorine, onde os factos ocorreram, sem conhecer Paty pessoalmente.

Os primeiros elementos sugerem que tenha sido criada uma polémica por meio de mensagens publicadas nas redes sociais por alguns pais de alunos da escola depois de o professor ter exibido caricaturas do profeta Maomé numa aula sobre liberdade de expressão.

Em particular, o pai de uma aluna publicou um vídeo acusatório e lançou uma campanha contra o professor, com a qual afirmava querer que o docente fosse punido.

Blanquer adiantou que, na homenagem nacional que será prestada na quarta-feira na Universidade da Sorbonne, Paty será condecorado postumamente com a Legião de Honra, a mais alta distinção oficial da França, e será nomeado membro da Ordem das Palmas Académicas (Ordre des Palmes Académiques).

Em 2 de novembro, no retorno das férias escolares de outono, todas as escolas na França observarão um minuto de silêncio em memória de Paty e os alunos que não o respeitarem serão sancionados.

Além disso, o Ministério prepara uma “sequência educativa” em que professores, mas também advogados e jornalistas, falarão sobre laicidade, liberdade de expressão e respeito aos professores.

Jean-Michel Blanquer assinalou que existe uma “contra-ofensiva da República”.

Por outro lado, na manhã desta terça-feira, a ministra responsável pela Cidadania, Marlène Schiappa, recebe dirigentes de diferentes redes e plataformas sociais (como Twitter, Facebook ou Snapchat) para abordar o tema da luta contra a propagação do fundamentalismo islamita.

As autoridades francesas lançaram na segunda-feira várias operações contra um alegado movimento extremista islâmico e prometeram “uma guerra contra os inimigos da República”, três dias depois do homicídio, na sexta-feira, de Samuel Paty.

Pelo menos 15 pessoas, incluindo quatro estudantes, estão detidas pela polícia e a ser interrogadas pelas autoridades antiterrorismo para tentar estabelecer um elo entre estes suspeitos e o alegado homicida, que acabou por morrer baleado pela polícia.

O homicídio ocorreu pelas 17h locais (16h em Lisboa) de sexta-feira, nas imediações do colégio de Bois d’Aulne, em Conflans-Sainte-Honorine, nos arredores de Paris.

A polícia chegou ao local depois de uma chamada sobre um indivíduo suspeito que vagueava perto da escola. Chegadas ao local, as autoridades francesas encontraram o corpo da vítima mortal e, mais tarde, avistaram o suspeito que se revelou agressivo e com uma arma branca.

Depois de recusar o pedido para baixar a arma, as autoridades abriram fogo sobre o suspeito.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …

Agente de viagens burlou Cristiano Ronaldo em 200 mil euros

Cristiano Ronaldo foi burlado, ao longo de mais de três anos, pela funcionária de uma agência de viagens a quem confiou os seus cartões de crédito e códigos. Jorge Mendes, Gestifute, Nani e Manuel Fernandes …

França diz-se "enganada" pela Austrália após suspensão de contrato de submarinos

Na semana passada, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram um acordo de defesa que inclui o desenvolvimento de submarinos nucleares na Austrália. O embaixador francês na Austrália, Jean-Pierre Thebault, disse esta segunda-feira que a França …

Sete mortos e 306 infetados nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta segunda-feira, 306 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Rússia Unida anuncia vitória nas legislativas

O partido do Kremlin, Rússia Unida, reivindicou no domingo a vitória nas eleições legislativas russas, mas a sua maioria constitucional na Duma, a câmara baixa do parlamento, está ainda por apurar, após a contagem de …