/

Oxigénio a bordo do submarino acaba hoje

3

Armada Argentina / Twitter

Submarino ARA San Juan da Armada Argentina

As reservas de oxigénio do submarino argentino ARA San Juan estão prestes a esgotar-se. As buscas intensificaram-se nas últimas horas, com o aparecimento de uma possível pista do submarino desaparecido há uma semana no Atlântico Sul.

A Marinha argentina afirma que as operações de resgate vão continuar até encontrarem o submarino. No entanto, o porta-voz Enrique Balbi, no seu último comunicado, alerta que a situação é realmente preocupante e que as buscas chegaram a uma “fase crítica”.

Na passada segunda-feira, uma porta-voz da Marinha confirmou que o submarino tinha reservas de oxigénio suficientes para uma semana. No entanto, o último contacto com a embarcação ocorreu na passada quarta-feira, o que significa que o oxigénio poderá estar prestes a esgotar-se.

Embora os submarinos da classe do San Juan possam passar um mês inteiro no mar, não significa que a embarcação seja capaz de ficar 30 dias submersa. À CNN, o ex-mergulhador da Marinha dos EUA, William Craig Reed, explicou que “tudo depende da última vez que as baterias foram carregadas e de quanto tempo se passou até que o oxigénio tenha sido renovado”.

Entretanto, foi detetado um ponto de calor, que pode estar relacionado com a presença de um objeto metálico a 70 metros de profundidade e a cerca de 300km da costa argentina, segundo o El Confidencial. As autoridades intensificaram as buscas no sentido de perceber se o objeto metálico é, de facto, o submarino desaparecido.

Neste momento, são 12 os países que ajudam nas buscas: Colômbia, Chile, Peru, Brasil e Uruguai aos quais se juntaram Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, França, Alemanha Noruega e Itália. Entre os operacionais estão mais de quatro mil pessoas que se encontram nos navios, aeronaves e pontos estratégicos em terra.

De acordo com o Observador, Espanha enviou contentores selados, com um alcance de até 600 metros de profundidade, cujo propósito é fornecer precisamente oxigénio e alimentos a submarinos que se encontrem no fundo do mar.

Na passada quarta-feira, o submarino emitiu os seus últimos sinais, quando saía de Ushiaia em direção a Mar del Plata, em Buenos Aires. Os esforços estão concentrados nesta área e espera-se que as condições climáticas sejam favoráveis.

Até agora, todos os objetos encontrados não têm qualquer relação com o submarino e nem os ruídos identificados no Atlântico Sul não correspondem à embarcação.

Antes da última comunicação, o ARA San Juan reportou uma avaria, mas sem alertas. Ao que tudo indica, o submarino terá tido um problema com as baterias, mas neste momento ainda não há certezas.

ZAP //

3 Comments

  1. Que Deus os ajude a transpor esta tormenta e alivie a dor das famílias, encontrem-nos rapidamente é o meu desejo pois também fui marinheiro e sei o k é estar no mar longe da família

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.