Submarino militar argentino desapareceu com 44 pessoas a bordo

(dv) Armada Argentina / EFE / EPA

Submarino ARA San Juan da Armada Argentina ao largo da costa da Patagónia

A Marinha da Argentina confirmou esta sexta-feira que está à procura de um submarino militar com 44 tripulantes, com o qual perdeu todo o o contacto há mais de 72 horas.

O submarino militar argentino o ARA San Juan, com uma guarnição de 44 pessoas a bordo, está desaparecido no sul do Mar Argentino, de onde há dois dias enviou pela última vez a sua localização.

A Armada argentina confirmou que “um dos seus submarinos reportou pela última vez a sua posição na madrugada quarta-feira”, pelo que, após algum tempo sem comunicação com o aparelho, “decidiu activar na tarde de quinta-feira o protocolo de busca”.

O San Juan encontrava-se a mais de 400 km da costa da Patagónia, no litoral da província de Chubut, quando estabeleceu contacto pela última vez.  O plano de buscas prevê que o submarino se encontre a 430 quilómetros do ponto mais próximo da costa a sudeste da península de Valdés.

As tempestades na região têm dificultado as operações de busca da embarcação desaparecida. Também as estações terrestres do litoral argentino procuram agora possíveis transmissões do submarino.

A Armada argentina mantém para já que tudo poderá não passar de um problema técnico. “Estamos a investigar as razões para a falta de comunicação”, adiantou Enfique Balbi, porta-voz da Armada, citado pela agência Reuters. “Se houvesse um problema de comunicação, o submarino teria de vir à superfície”.

O almirante Gabriel Gonzalez, comandante da base do Mar da Plata, o destino do submarino, adiantou que a embarcação tem comida e oxigénio suficiente para manter a tripulação. “Perdemos o contacto, não estamos a falar de uma emergência“, declarou no entanto na altura o responsável da Armada argentina.

(dv) Armada Argentina / EFE / EPA

O ARA San Juan tem 65 metros de comprimento e sete de largura. Desapareceu com 44 tripulantes a bordo

O submarino, que partiu da cidade de Ushuaia, na Argentina, para Mar del Plata, tem mantimentos para vários dias e deverá se capaz de prosseguir viagem apesar dos problemas de comunicação.

O Presidente da Argentina anunciou entretanto esta sexta-feira que o seu Governo está “empenhado em usar todos os recursos nacionais e internacionais” que sejam necessários para encontrar o submarino.

O ARA San Juan é um dos três submarinos da frota argentina. Fabricado na Alemanha e lançado ao mar em 1983, a embarcação tem 65 metros de comprimento e sete de largura. Entre 2007 e 2014, foi sujeito a intervenções de manutenção que prolongaram o seu uso por mais 30 anos.

NASA junta-se às buscas do submarino desaparecido

Uma aeronave da agência espacial norte-americana NASA juntou-se entretanto às operações de busca do ARA San Juan, informou a embaixada norte-americana.

“A ajuda dos EUA à Argentina nas buscas do submarino perdido está em andamento, incluindo a participação de um avião P3 da NASA“, anunciou esta sexta-feira a embaixada dos EUA da Argentina na sua conta no Twitter.

​A aeronave encontrava-se na Antártida no âmbito da missão científica Ice Bridge, parte de um acordo entre a NASA e o Instituto Antártico Argentino. O P3 está equipado com três sondas de radar, uma câmara de alta resolução e uma câmara de infravermelhos para medir a temperatura da superfície do mar.

A aeronave tem também um gravímetro e magnetómetro, aparelhos que registam pequenas alterações de gravidade e de intensidade dos campos magnéticos.

O ministério dos Negócios Estrangeiros argentino anunciou que também os governos britânico e chileno já ofereceram ajuda logística na procura do submarino. Uma aeronave chilena, com capacidade para efetuar buscas noturnas, estará já a assistir nos trabalhos, diz a agência Reuters.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Submarino argentino militar que estava desaparecido é localizado, diz jornal O Globo
    De acordo com a publicação, a descoberta foi anunciada pelo International Submarine Escape and Rescue Liaison Office, grupo ligado à OTAN. Presidente do país, Mauricio Macri, não confirmou a informação.
    ENTÃO EM QUE FICAMOS? FOI LOCALIZADO, E AINDA NÃO FOI DESCOBERTO?
    É o que está a dar, vender noticias ao metro.

    • E que jornal é esse?
      Tem alguma credibilidade?
      Onde está esse artigo?
      Já que faz referência a isso, convinha, pelo menos, acrescentar algum coisa de útil; não?!

RESPONDER

Vieira segura Jesus apesar da pressão interna

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, descarta neste momento avançar para a demissão do treinador encarnado, Jorge Jesus, apesar da pressão interna para o fazer, avança este sábado o desportivo Record. Segundo a …

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …

Os tigres estão em risco e podem precisar de um "resgate genético"

Os tigres estão sob ameaça e um novo estudo sugere que estes felinos podem precisar de um "resgate genético". O acasalamento entre diferentes subespécies é uma opção. Fragmentação do habitat, conflito entre humanos e vida selvagem, …