/

Ouro para Portugal. Pedro Pablo Pichardo conquista melhor participação de sempre

Diego Azubel / EPA

Pedro Pablo Pichardo conquista medalha de Ouro

Pedro Pablo Pichardo conquistou hoje a medalha de ouro na prova do triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

Pichardo venceu o concurso com um salto de 17,98 metros, conquistando a primeira medalha de ouro para Portugal em Tóquio2020, depois da de prata de Patrícia Mamona na prova feminina do triplo salto e das de bronze do judoca Jorge Fonseca (-100 kg) e do canoísta Fernando Pimenta (K1 1.000).

“Este ouro tem um significado muito grande, pois é a única forma que tenho de agradecer ao país que me apoiou desde o primeiro dia. Agradecer com medalhas e bons resultados”, desabafou, na conferência de imprensa no estádio olímpico.

À Lusa, o pai do atleta disse que o próximo objetivo é ganhar todos os mundiais até repetir o ouro olímpico em Paris2024, declaração que motivou uma resposta mais humorada do descendente.

O meu pai é um bocado maluco a colocar pressão em cima de mim. Não vai estar feliz com a marca. Ele estava à espera que eu fizesse pelo menos os 18 metros. Tenho a certeza que quanto a ser campeão olímpico está contente, mas com a marca não estará feliz. É um bocado maluco, exige muito”, gracejou.

Durante todo o concurso, Pichardo revelou grande tranquilidade e foi com serenidade que também festejou o seu primeiro título de campeão olímpico, o quinto ouro na história de Portugal em mais de 100 anos.

“Tem a ver com a minha personalidade, não sou muito emotivo. Sou mais reservado, sério. Para me verem emocionado é difícil”, assumiu, com um sorriso sereno.

Pichardo não pôde competir no Rio2016, por Cuba, devido a uma lesão no tornozelo e agora, na sua estreia, ofereceu o ouro a Portugal.

“A vida tem coisas planeadas, e este título já estava planeado há muito tempo que iria para Portugal, não para Cuba. São coisas da vida” concluiu.

Este é o quinto título olímpico para Portugal e continuam a ser todos no atletismo. Carlos Lopes começou a colheita do ouro em Los Angeles 1984, na maratona, a mesma prova que Rosa Mota venceu, quatro anos depois, em Seul. Fernanda Ribeiro venceu os 10.000m em Atlanta 1996 e, em Pequim 2008, foi Nelson Évora a triunfar no triplo.

Marcelo destaca “melhor participação de sempre”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou o atleta Pedro Pichardo pela conquista da medalha de ouro na prova do triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, destacando a melhor participação portuguesa de sempre.

“Naquela que já é a melhor participação de sempre de Portugal nos Jogos da Era Moderna, Pedro Pichardo alcançou a glória do ouro olímpico, a quinta destas medalhas na história de Portugal”, refere uma mensagem publicada no site oficial da Presidência da República.

Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu, “em nome de Portugal e dos portugueses”, o desempenho do atleta nascido em Cuba.

Por sua vez, António Costa afirmou que o atleta Pedro Pichardo “voou para o ouro” na final do triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, referindo que é um resultado que “enche de emoção e alegria”.

“O melhor resultado de sempre em Jogos Olímpicos e um enorme orgulho para todos nós”, disse o primeiro-ministro numa mensagem na rede social Twitter.

Costa deu os parabéns a Pedro Pichardo, referindo que “cada centímetro é ouro, mas também muito trabalho”.

Também o português Nelson Évora, campeão no triplo salto em Pequim2008, felicitou o compatriota Pedro Pablo Pichardo pela conquista da medalha de ouro na mesma especialidade nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, a quarta de Portugal na competição.

“Muitos parabéns, Pedro”, lê-se na publicação temporária de Nelson Évora, na sua página oficial na rede social Instagram, acrescentando “bingo para Portugal”, aludindo à conquista da quarta medalha lusa, uma de ouro, uma de prata e duas de bronze, em Tóquio2020.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.