“Tenho orgulho em ajudar”. Jennifer foi a primeira pessoa a testar vacina para a covid-19 (e conta como se sentiu)

Jennifer Haller, uma mulher norte-americana de 44 anos, foi a primeira pessoa do mundo a testar uma vacina para o SARS-CoV-2.

Em entrevista ao jornal britânico The Telegraph, Jennifer Haller, diretora operacional de uma start-up de tecnologia de Seattle, nos Estados Unidos, contou que tudo se passou como se estivesse a tomar uma simples vacina contra a gripe.

Haller teve conhecido do pedido de voluntários para o ensaio experimental de uma vacina através da rede social Facebook e não hesitou em candidatar-se. “Não havia nada que eu pudesse fazer para deter esta pandemia pelo que decidi desta forma dar o meu contributo“, confessou.

Apesar das preocupações levantadas pelos amigos e familiares, Haller submeteu-se a exames médicos e acabou por avançar.

Haller teve de assinar 45 páginas de isenções de responsabilidade. Os responsáveis pelo estudo explicaram uma série de incertezas acerca da possibilidade dos participantes poderem tornar-se mais vulneráveis ao contágio numa fase posterior.

“Havia uma tonelada de riscos envolvidos. Mas eu sou uma pessoa realmente positiva e os benefícios superaram os riscos na minha cabeça “, admitiu.

Em 16 de março, Haller soube que seria a primeira pessoa a receber a vacina experimental, chamada de ARNm-1273, que tinha dado resultados promissores ao ser testada em animais.

Many thanks to this heroic woman. Jennifer Haller has displayed such courage and compassion in volunteering to test a…

Publicado por Jennifer Haller Coronavirus Covid-19 Vaccine Pioneer & American Hero em Segunda-feira, 16 de março de 2020

O ensaio, conduzido por cientistas do Instituto de Pesquisas de Saúde em Seattle, previa que os participantes recebessem duas doses da vacina experimental com 28 dias de intervalo.

“No primeiro dia, tive um pouco de febre. No segundo dia, o meu braço estava muito dorido. Mas foi só isso. Passei bem a seguir. Foi tão simples como uma vacina contra a gripe”, garantiu Haller. “Tenho muito orgulho em ajudar”.

Jennifer Haller, acompanhada por outros 44 adultos voluntários, receberá em breve a segunda dose e ficará sob vigilância até março/abril de 2021.

Em todo o mundo, há pelo menos 115 candidatas a vacinas contra a covid-19 em desenvolvimento, 78 ativas e cinco em fase de ensaios clínicos. Do total, 37 não foram confirmadas como ativas por falta de informação disponível. Entre as 78 vacinas candidatas ativas, 73 encontram-se em fase exploratória ou pré-clínica. As restantes cinco estão a ser testadas em pessoas.

Recentemente, Sarah Gilbert, investigadora da Universidade de Oxford, no Reino Unido, mostrou-se “80% confiante” de que uma vacina que a sua equipa está a desenvolver funcione contra a covid-19 e possa estar pronta já em setembro.

Também uma equipa de investigadores israelitas está a desenvolver uma vacina, que acredita que terá pronta dentro de um prazo de três meses.

Esta terça-feira, a China aprovou duas vacinas experimentais para testadas em humanos.

Também esta terça-feira, de acordo com o semanário Expresso, as farmacêuticas GlaxoSmithKline (GSK) e Sanofi anunciaram que irão colaborar para desenvolver uma vacina para a covid-19. Os ensaios clínicos devem começar na segunda metade deste ano. Trata-se de uma colaboração sem precedentes entre duas das maiores empresas mundiais do ramo, que procurarão “mobilizar recursos para acelerar o desenvolvimento de uma vacina”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Morreu a atriz e encenadora Fernanda Lapa

A atriz e encenadora faleceu, esta quinta-feira, aos 77 anos, em Cascais, onde estava hospitalizada, anunciou a Escola de Mulheres, companhia que dirigiu desde a sua fundação. "É com profundo pesar e imensa tristeza que a …

PJ acredita ter detido homem que ateou fogo que matou animais em canil de Santo Tirso

A Polícia Judiciária (PJ) está "convencida" de que o autor do fogo que teve origem em Valongo e se estendeu a Santo Tirso, onde dezenas de animais morreram, é um eletricista que foi esta quarta-feira …

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …