“Tenho orgulho em ajudar”. Jennifer foi a primeira pessoa a testar vacina para a covid-19 (e conta como se sentiu)

Jennifer Haller, uma mulher norte-americana de 44 anos, foi a primeira pessoa do mundo a testar uma vacina para o SARS-CoV-2.

Em entrevista ao jornal britânico The Telegraph, Jennifer Haller, diretora operacional de uma start-up de tecnologia de Seattle, nos Estados Unidos, contou que tudo se passou como se estivesse a tomar uma simples vacina contra a gripe.

Haller teve conhecido do pedido de voluntários para o ensaio experimental de uma vacina através da rede social Facebook e não hesitou em candidatar-se. “Não havia nada que eu pudesse fazer para deter esta pandemia pelo que decidi desta forma dar o meu contributo“, confessou.

Apesar das preocupações levantadas pelos amigos e familiares, Haller submeteu-se a exames médicos e acabou por avançar.

Haller teve de assinar 45 páginas de isenções de responsabilidade. Os responsáveis pelo estudo explicaram uma série de incertezas acerca da possibilidade dos participantes poderem tornar-se mais vulneráveis ao contágio numa fase posterior.

“Havia uma tonelada de riscos envolvidos. Mas eu sou uma pessoa realmente positiva e os benefícios superaram os riscos na minha cabeça “, admitiu.

Em 16 de março, Haller soube que seria a primeira pessoa a receber a vacina experimental, chamada de ARNm-1273, que tinha dado resultados promissores ao ser testada em animais.

Many thanks to this heroic woman. Jennifer Haller has displayed such courage and compassion in volunteering to test a…

Publicado por Jennifer Haller Coronavirus Covid-19 Vaccine Pioneer & American Hero em Segunda-feira, 16 de março de 2020

O ensaio, conduzido por cientistas do Instituto de Pesquisas de Saúde em Seattle, previa que os participantes recebessem duas doses da vacina experimental com 28 dias de intervalo.

“No primeiro dia, tive um pouco de febre. No segundo dia, o meu braço estava muito dorido. Mas foi só isso. Passei bem a seguir. Foi tão simples como uma vacina contra a gripe”, garantiu Haller. “Tenho muito orgulho em ajudar”.

Jennifer Haller, acompanhada por outros 44 adultos voluntários, receberá em breve a segunda dose e ficará sob vigilância até março/abril de 2021.

Em todo o mundo, há pelo menos 115 candidatas a vacinas contra a covid-19 em desenvolvimento, 78 ativas e cinco em fase de ensaios clínicos. Do total, 37 não foram confirmadas como ativas por falta de informação disponível. Entre as 78 vacinas candidatas ativas, 73 encontram-se em fase exploratória ou pré-clínica. As restantes cinco estão a ser testadas em pessoas.

Recentemente, Sarah Gilbert, investigadora da Universidade de Oxford, no Reino Unido, mostrou-se “80% confiante” de que uma vacina que a sua equipa está a desenvolver funcione contra a covid-19 e possa estar pronta já em setembro.

Também uma equipa de investigadores israelitas está a desenvolver uma vacina, que acredita que terá pronta dentro de um prazo de três meses.

Esta terça-feira, a China aprovou duas vacinas experimentais para testadas em humanos.

Também esta terça-feira, de acordo com o semanário Expresso, as farmacêuticas GlaxoSmithKline (GSK) e Sanofi anunciaram que irão colaborar para desenvolver uma vacina para a covid-19. Os ensaios clínicos devem começar na segunda metade deste ano. Trata-se de uma colaboração sem precedentes entre duas das maiores empresas mundiais do ramo, que procurarão “mobilizar recursos para acelerar o desenvolvimento de uma vacina”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O futuro dos 28 arguidos da Operação Marquês já está traçado

O futuro dos 28 arguidos da Operação Marquês, incluindo o do antigo primeiro-ministro José Sócrates e o do banqueiro Ricardo Salgado, está decidido. Uma fonte judicial adiantou ao Expresso que só o juiz Ivo Rosa conhece …

Portugal "não está livre de uma quarta vaga" de contágios quando desconfinar

Na quarta-feira, Graça Freitas admitiu que Portugal pode voltar a enfrentar uma nova vaga da pandemia de covid-19 nos próximos meses. O epidemiologista Manuel Carmo Gomes repete o alerta da diretora-geral da Saúde. Portugal pode enfrentar …

PCP propõe estender moratórias por seis meses. BE quer ouvir Centeno

O PCP quer estender as moratórias bancárias, que vão terminar dentro de algumas semanas, por seis meses. O Bloco de Esquerda entregou um requerimento, com carácter de urgência, para ouvir o Governador do Banco de …

Plano de desconfinamento tem várias velocidades, mas não tem datas

O primeiro esboço do plano de desconfinamento já chegou a São Bento e será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A equipa de peritos - liderada por Óscar Felgueiras, da ARS/Norte, e …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Átomo extinto revela segredos da infância do Sistema Solar

Usando o átomo extinto nióbio-92, uma equipa de investigadores da ETH Zurich, na Suíça, conseguiu explicar eventos do início do sistema solar com a maior precisão de sempre. Se um átomo de um elemento químico tiver um …

Marcelo cria nova equipa em Belém para controlar "bazuca" europeia

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, criou uma equipa para manter uma vigilância apertada sobre a gestão do dinheiro que chega da "bazuca" europeia. Marcelo Rebelo de Sousa criou uma nova equipa para a …

Espanha vai proibir viagens durante a Páscoa. França, Hungria e Brasil com novas restrições

Espanha prepara-se para aprovar um plano de desconfinamento para as próximas semanas, particularmente para a Páscoa, que prevê a proibição de viajar entre as suas comunidades autónomas e recolher obrigatório entre as 22h00 e as …

FBI detém funcionário de Donald Trump pela invasão ao Capitólio

O Departamento Federal de Investigação (FBI) deteve na quinta-feira um funcionário do ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump pela invasão ao Capitólio a 6 de janeiro, noticiaram os media norte-americanos. Trata-se de Federico Klein, um homem …

Bebidas, fatos e centro "fantasma". Presidência portuguesa da UE debaixo de fogo após gastos "incomuns"

A presidência portuguesa do Conselho Europeu está no olho do furacão depois de uma reportagem que evidencia as "despesas incomuns" com bebidas, fatos e um centro de imprensa "fantasma", em contratos que custaram "centenas de …