Vacina contra a covid-19 já em setembro? Investigadora de Oxford 80% confiante

Sarah Gilbert, investigadora da Universidade de Oxford, no Reino Unido, mostrou-se “80% confiante” de que uma vacina que a sua equipa está a desenvolver funcione contra a covid-19 e possa estar pronta já em setembro.

“Isto não é apenas um palpite. À medida que as semanas vão passando vamos tendo mais informação para analisar. Diria que estou 80% confiante. Penso que há uma grande probabilidade de que funcione, com base noutras coisas que fizemos com este tipo de vacina”, disse Gilbert, professora de vacinologia, ao jornal britânico The Times.

Dentro de duas semanas, contou a professora de Oxford, a potencial vacina estará pronta para começar a ser testada em humanos. Assim, “se tudo correr de forma perfeita”, é possível que dentro de cinco meses seja possível começar a imunizar a população.

Contudo, alertou a especialista, “ninguém pode prometer que vai funcionar”.

A mesma especialista explicou que, para que existam doses suficientes da potencial vacina no início do outono, o Governo britânico terá de dar um “salto de fé” e iniciar a produção antes de a eficácia da vacina estar comprovada. “Não queremos chegar ao fim do ano e descobrir que temos uma vacina altamente eficaz mas não temos nenhuma vacina para usar”, sustentou, citada pelo mesmo diário britânico.

O semanário Expresso observa que esta é uma previsão muito otimista quando comparada com as outras potenciais vacinas que estão a ser criadas e que precisam, segundo as melhores hipóteses, entre 12 a 18 meses para estarem disponíveis.

De acordo com a revista científica Nature, há, em todo o mundo, 115 candidatas a vacinas contra a covid-19 em desenvolvimento, sendo que uma destas já está a ser testada em humanos desde 16 de março, nota o jornal Observador.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Testes rápidos registaram maior número de sempre. APED defende venda nos super e hipermercados

O recurso a testes rápidos de antigénio à covid-19 está a aumentar em Portugal, tendo atingido o maior número a 7 de abril, com mais de 34 mil realizados nesse dia, segundo dados do Instituto …

Francisco Rodrigues dos Santos admite que tem sido "difícil" juntar o CDS (mas "não por falta de iniciativa")

Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS-PP, afirmou, numa entrevista ao Jornal de Notícias e TSF que tem sido "difícil" conquistar a coesão do partido. Em entrevista ao Jornal de Notícias e à TSF, o líder …

Isabel dos Santos usou equipa de espiões para provar "conspiração" e "vingança" de João Lourenço

A empresária Isabel dos Santos contratou uma firma de antigos agentes secretos israelitas para provar que foi vítima de um ataque orquestrado pelo governo de João Lourenço. Isabel dos Santos criou uma equipa de espiões para …

"Perdemos o avô da nação". Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II

A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse este domingo aos jornalistas o seu filho …

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …