/

Vacina contra a covid-19 já em setembro? Investigadora de Oxford 80% confiante

Sarah Gilbert, investigadora da Universidade de Oxford, no Reino Unido, mostrou-se “80% confiante” de que uma vacina que a sua equipa está a desenvolver funcione contra a covid-19 e possa estar pronta já em setembro.

“Isto não é apenas um palpite. À medida que as semanas vão passando vamos tendo mais informação para analisar. Diria que estou 80% confiante. Penso que há uma grande probabilidade de que funcione, com base noutras coisas que fizemos com este tipo de vacina”, disse Gilbert, professora de vacinologia, ao jornal britânico The Times.

Dentro de duas semanas, contou a professora de Oxford, a potencial vacina estará pronta para começar a ser testada em humanos. Assim, “se tudo correr de forma perfeita”, é possível que dentro de cinco meses seja possível começar a imunizar a população.

Contudo, alertou a especialista, “ninguém pode prometer que vai funcionar”.

A mesma especialista explicou que, para que existam doses suficientes da potencial vacina no início do outono, o Governo britânico terá de dar um “salto de fé” e iniciar a produção antes de a eficácia da vacina estar comprovada. “Não queremos chegar ao fim do ano e descobrir que temos uma vacina altamente eficaz mas não temos nenhuma vacina para usar”, sustentou, citada pelo mesmo diário britânico.

O semanário Expresso observa que esta é uma previsão muito otimista quando comparada com as outras potenciais vacinas que estão a ser criadas e que precisam, segundo as melhores hipóteses, entre 12 a 18 meses para estarem disponíveis.

De acordo com a revista científica Nature, há, em todo o mundo, 115 candidatas a vacinas contra a covid-19 em desenvolvimento, sendo que uma destas já está a ser testada em humanos desde 16 de março, nota o jornal Observador.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.