Operação Marquês: PGR quer ponto da situação em 45 dias

Fernando Veludo / Lusa

A Procuradoria-Geral da República (PGR) deu 45 dias ao Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) para fazer um ponto de situação sobre a Operação Marquês, na qual José Sócrates é o principal arguido.

Segundo o Observador, o vice-procurador geral, Adriano Cunha, deu 45 dias a Amadeu Guerra, diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), para fazer o ponto da situação sobre a Operação Marquês.

No mesmo despacho, fica confirmado que o prazo oficial da conclusão do inquérito é a 20 de novembro, uma vez que a resposta à última carta rogatória enviada para a Suíça chegou no passado dia 22 de agosto, data a partir da qual é contado o prazo máximo de três meses.

No entanto, fica claro que a procuradora-geral, Joana Marques Vidal, não está à espera que a equipa de investigação de Rosário Teixeira termine a investigação até 13 de outubro.

O jornal online escreve ainda que, tendo em conta o prazo de 45 dias, é pouco provável que o despacho de encerramento de inquérito seja emitido até ao dia 13 de outubro, ou seja, o documento só deverá ser emitido depois das autárquicas.

O ex-primeiro-ministro José Sócrates está indiciado por fraude fiscal qualificada, corrupção e branqueamento de capitais. Foi detido, em prisão preventiva, no final de 2014 e libertado um ano depois.

A Operação Marquês investiga a eventual prática de crimes de corrupção, branqueamento de capitais, recebimento indevido de vantagem, tráfico de influência, falsificação e fraude fiscal. Além de Sócrates, também são arguidos Ricardo Salgado, Armando Vara, Zeinal Bava e Henrique Granadeiro. O caso conta com 31 arguidos: 22 singulares, e nove coletivos. A investigação começou em 2013.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “20 de novembro”….? Ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha!!!!!!!!!!!!!!!!!! Nessa data vamos saber quantos meses vai ser adiado(https://zap.aeiou.pt/acusacao-a-socrates-so-sera-conhecida-a-15-de-setembro-107081)! Continuam a não ter nada! E TODOS NÓS andamos a pagar para estes gajos (e gajas) andarem a brincar aos juízes. Tenham juízo! Especialmente a Procuradora Geral… Têm provas? Condenem! Não têm? Soltem! E as indemnizações por danos causados (e despesas)? Deviam ser os juízes e investigadores a pagar, mas vamos ser nós a pagar também. E ainda há gente que está satisfeita com a “nossa justiça” (mas só no caso do Sócrates)…

  2. Curioso como os “odiantes” do Sócrates (e, já agora, os apoiantes) ainda não vieram para aqui mandar bitaites… Será que se cansaram?

RESPONDER

Afinal, a crise no transporte marítimo mundial não vai estragar o Natal - pelo menos em Portugal

O transporte de mercadorias está a desacelerar na Ásia e o aumento dos custos está a causar uma onda preocupação na distribuição. Porém, o problema não se deverá fazer sentir na época de Natal. A falta …

Líder do Estado Islâmico no Grande Saara morto por forças francesas

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou esta madrugada que o líder do grupo terrorista "Estado Islâmico no Grande Saara" (EIGS), Adnan Abu Walid Sahraoui, foi "neutralizado" por forças militares francesas. "Trata-se de um novo grande sucesso …

Portugal vai ser o país europeu com mais escalões de IRS

Com o desdobramento do terceiro e do sexto escalão de IRS, Portugal será, a par do Luxemburgo, o país europeu com mais níveis na tabela de taxas de imposto. As mexidas nos escalões de IRS já …

Fisco enviou 50 mil notificações de IUC indevidas e vai anulá-las

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou o envio de cerca de 50 mil notificações indevidas para pagamento do IUC, que serão anuladas. A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou o envio de cerca de 50 …

A dança das cadeiras de Boris está a ser interpretada como uma preparação das próximas eleições

A remodelação governamental que Boris Johnson levou a cabo esta quarta-feira está a ser lida como uma preparação para as próximas eleições, ainda que o calendário político não exija uma ida às urnas antes de …

MP deteta omissões nos diplomas sobre o controlo das bases de dados do SEF

O Conselho Superior do Ministério Público detetou falhas e omissões nos diplomas sobre o controlo das bases de dados do SEF e a transferência das competências administrativas. O Diário de Notícias escreve, esta quarta-feira, que o …

Talibãs confiscam fortunas de antigos funcionários do Governo afegão

O novo Governo talibã confiscou milhões de dólares em dinheiro e ouro de antigos funcionário do Governo do Afeganistão. O Banco Central do Afeganistão, agora controlado pelos talibãs, diz ter confiscado mais de 10 milhões de …

Seis recordes (indesejados) no Sporting-Ajax

Aos 68 segundos já havia um registo inédito em Alvalade. FC Porto continua bem fora de casa, Atlético de Madrid continua mal em casa. Pelo segundo ano consecutivo, o início do Sporting numa competição europeia foi …

Jovem de 16 anos do Real Massamá blindado com uma cláusula de €15 milhões

Amadu Baldé estreou-se este ano pela equipa sénior do Real Massamá. O jovem de 16 deixou tão boas impressões que o clube renovou-lhe o contrato e blindou-o com uma cláusula de rescisão de 15 milhões …

Portugal tem 80% da população com a vacinação completa. Faltam administrar 400 mil doses — mas a quem?

De acordo com as previsões das autoridades de saúde, Portugal deveria atingir a meta de 85% da população com o esquema vacinaal completo em outubro, pelo que ficam a faltar 400 mil doses. Portugal atingiu esta …