Operação Marquês: PGR quer ponto da situação em 45 dias

Fernando Veludo / Lusa

A Procuradoria-Geral da República (PGR) deu 45 dias ao Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) para fazer um ponto de situação sobre a Operação Marquês, na qual José Sócrates é o principal arguido.

Segundo o Observador, o vice-procurador geral, Adriano Cunha, deu 45 dias a Amadeu Guerra, diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), para fazer o ponto da situação sobre a Operação Marquês.

No mesmo despacho, fica confirmado que o prazo oficial da conclusão do inquérito é a 20 de novembro, uma vez que a resposta à última carta rogatória enviada para a Suíça chegou no passado dia 22 de agosto, data a partir da qual é contado o prazo máximo de três meses.

No entanto, fica claro que a procuradora-geral, Joana Marques Vidal, não está à espera que a equipa de investigação de Rosário Teixeira termine a investigação até 13 de outubro.

O jornal online escreve ainda que, tendo em conta o prazo de 45 dias, é pouco provável que o despacho de encerramento de inquérito seja emitido até ao dia 13 de outubro, ou seja, o documento só deverá ser emitido depois das autárquicas.

O ex-primeiro-ministro José Sócrates está indiciado por fraude fiscal qualificada, corrupção e branqueamento de capitais. Foi detido, em prisão preventiva, no final de 2014 e libertado um ano depois.

A Operação Marquês investiga a eventual prática de crimes de corrupção, branqueamento de capitais, recebimento indevido de vantagem, tráfico de influência, falsificação e fraude fiscal. Além de Sócrates, também são arguidos Ricardo Salgado, Armando Vara, Zeinal Bava e Henrique Granadeiro. O caso conta com 31 arguidos: 22 singulares, e nove coletivos. A investigação começou em 2013.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “20 de novembro”….? Ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha!!!!!!!!!!!!!!!!!! Nessa data vamos saber quantos meses vai ser adiado(https://zap.aeiou.pt/acusacao-a-socrates-so-sera-conhecida-a-15-de-setembro-107081)! Continuam a não ter nada! E TODOS NÓS andamos a pagar para estes gajos (e gajas) andarem a brincar aos juízes. Tenham juízo! Especialmente a Procuradora Geral… Têm provas? Condenem! Não têm? Soltem! E as indemnizações por danos causados (e despesas)? Deviam ser os juízes e investigadores a pagar, mas vamos ser nós a pagar também. E ainda há gente que está satisfeita com a “nossa justiça” (mas só no caso do Sócrates)…

  2. Curioso como os “odiantes” do Sócrates (e, já agora, os apoiantes) ainda não vieram para aqui mandar bitaites… Será que se cansaram?

RESPONDER

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …