/

Operação Marquês: PGR quer ponto da situação em 45 dias

2

Fernando Veludo / Lusa

A Procuradoria-Geral da República (PGR) deu 45 dias ao Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) para fazer um ponto de situação sobre a Operação Marquês, na qual José Sócrates é o principal arguido.

Segundo o Observador, o vice-procurador geral, Adriano Cunha, deu 45 dias a Amadeu Guerra, diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), para fazer o ponto da situação sobre a Operação Marquês.

No mesmo despacho, fica confirmado que o prazo oficial da conclusão do inquérito é a 20 de novembro, uma vez que a resposta à última carta rogatória enviada para a Suíça chegou no passado dia 22 de agosto, data a partir da qual é contado o prazo máximo de três meses.

No entanto, fica claro que a procuradora-geral, Joana Marques Vidal, não está à espera que a equipa de investigação de Rosário Teixeira termine a investigação até 13 de outubro.

O jornal online escreve ainda que, tendo em conta o prazo de 45 dias, é pouco provável que o despacho de encerramento de inquérito seja emitido até ao dia 13 de outubro, ou seja, o documento só deverá ser emitido depois das autárquicas.

O ex-primeiro-ministro José Sócrates está indiciado por fraude fiscal qualificada, corrupção e branqueamento de capitais. Foi detido, em prisão preventiva, no final de 2014 e libertado um ano depois.

A Operação Marquês investiga a eventual prática de crimes de corrupção, branqueamento de capitais, recebimento indevido de vantagem, tráfico de influência, falsificação e fraude fiscal. Além de Sócrates, também são arguidos Ricardo Salgado, Armando Vara, Zeinal Bava e Henrique Granadeiro. O caso conta com 31 arguidos: 22 singulares, e nove coletivos. A investigação começou em 2013.

ZAP //

2 Comments

  1. “20 de novembro”….? Ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha!!!!!!!!!!!!!!!!!! Nessa data vamos saber quantos meses vai ser adiado(https://zap.aeiou.pt/acusacao-a-socrates-so-sera-conhecida-a-15-de-setembro-107081)! Continuam a não ter nada! E TODOS NÓS andamos a pagar para estes gajos (e gajas) andarem a brincar aos juízes. Tenham juízo! Especialmente a Procuradora Geral… Têm provas? Condenem! Não têm? Soltem! E as indemnizações por danos causados (e despesas)? Deviam ser os juízes e investigadores a pagar, mas vamos ser nós a pagar também. E ainda há gente que está satisfeita com a “nossa justiça” (mas só no caso do Sócrates)…

  2. Curioso como os “odiantes” do Sócrates (e, já agora, os apoiantes) ainda não vieram para aqui mandar bitaites… Será que se cansaram?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.