Operação Marquês: PGR quer ponto da situação em 45 dias

Fernando Veludo / Lusa

A Procuradoria-Geral da República (PGR) deu 45 dias ao Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) para fazer um ponto de situação sobre a Operação Marquês, na qual José Sócrates é o principal arguido.

Segundo o Observador, o vice-procurador geral, Adriano Cunha, deu 45 dias a Amadeu Guerra, diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), para fazer o ponto da situação sobre a Operação Marquês.

No mesmo despacho, fica confirmado que o prazo oficial da conclusão do inquérito é a 20 de novembro, uma vez que a resposta à última carta rogatória enviada para a Suíça chegou no passado dia 22 de agosto, data a partir da qual é contado o prazo máximo de três meses.

No entanto, fica claro que a procuradora-geral, Joana Marques Vidal, não está à espera que a equipa de investigação de Rosário Teixeira termine a investigação até 13 de outubro.

O jornal online escreve ainda que, tendo em conta o prazo de 45 dias, é pouco provável que o despacho de encerramento de inquérito seja emitido até ao dia 13 de outubro, ou seja, o documento só deverá ser emitido depois das autárquicas.

O ex-primeiro-ministro José Sócrates está indiciado por fraude fiscal qualificada, corrupção e branqueamento de capitais. Foi detido, em prisão preventiva, no final de 2014 e libertado um ano depois.

A Operação Marquês investiga a eventual prática de crimes de corrupção, branqueamento de capitais, recebimento indevido de vantagem, tráfico de influência, falsificação e fraude fiscal. Além de Sócrates, também são arguidos Ricardo Salgado, Armando Vara, Zeinal Bava e Henrique Granadeiro. O caso conta com 31 arguidos: 22 singulares, e nove coletivos. A investigação começou em 2013.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “20 de novembro”….? Ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha!!!!!!!!!!!!!!!!!! Nessa data vamos saber quantos meses vai ser adiado(https://zap.aeiou.pt/acusacao-a-socrates-so-sera-conhecida-a-15-de-setembro-107081)! Continuam a não ter nada! E TODOS NÓS andamos a pagar para estes gajos (e gajas) andarem a brincar aos juízes. Tenham juízo! Especialmente a Procuradora Geral… Têm provas? Condenem! Não têm? Soltem! E as indemnizações por danos causados (e despesas)? Deviam ser os juízes e investigadores a pagar, mas vamos ser nós a pagar também. E ainda há gente que está satisfeita com a “nossa justiça” (mas só no caso do Sócrates)…

  2. Curioso como os “odiantes” do Sócrates (e, já agora, os apoiantes) ainda não vieram para aqui mandar bitaites… Será que se cansaram?

RESPONDER

"Há filhos e enteados?". Marques Mendes arrasa decisão "inacreditável" de realizar festa do Avante

Luís Marques Mendes criticou este domingo a realização da festa do Avante, considerando "inacreditável" que a habitual festa comunista seja realizada no atual contexto da pandemia de covid-19 em Portugal. No seu habitual espaço de …

Varandas só tem espaço para 24 jogadores. Metade será de Alcochete

Com o intuito de reduzir custos, o presidente sportinguista, Frederico Varandas, diz que quer um plantel com 24 jogadores para a próxima época. Cerca de metade são produtos de Alcochete. Frederico Varandas pretende encurtar o plantel …

Duas demissões no Governo do Líbano. Porto de Beirute ficou com cratera de 43 metros após explosões

Duas demissões no Governo do Líbano foram anunciadas nas últimas horas depois da explosão no porto de Beirute que provocou pelo menos pelo menos 158 mortos, 6.000 feridos e dezenas de desaparecidos. A ministra da …

Benfica na corrida por Jan Vertonghen

A SAD encarnada está disposta a fazer alguns esforços pela contratação do futebolista belga que, neste momento, se encontra sem clube e a passar férias em Portugal. De acordo com o jornal Record, depois de a …

Bloco revela os três pilares da negociação do OE2021

O Bloco de Esquerda revelou os seus três pilares fundamentais da negociação para o Orçamento do Estado para 2021. O PCP e o PAN não abriram jogo, enquanto o PEV garante que ainda não foi …

Félix da Costa é campeão mundial de Fórmula E: "Estive perto de desistir"

O piloto português António Félix da Costa (DS Techeetah) sagrou-se hoje campeão mundial de Fórmula E, competição para carros elétricos, ao ser segundo classificado na oitava jornada da competição, em Berlim. Partindo do segundo lugar da …

Maurícias numa corrida contra o tempo para evitar desastre ambiental

Milhares de estudantes, ativistas ambientais e residentes das Maurícias continuam a trabalhar para tentar minimizar os danos causados pelo derrame de petróleo de um navio encalhado nos recifes de coral ao largo da ilha. Estima-se que …

Encontrada escultura Inca numa oferenda submersa no lago Titicaca

A descoberta de uma escultura Inca no interior de uma oferenda submersa no Titicaca demonstra que este lago era um local muito importante para os Incas. Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos …

Nova identidade, ordenado e casa. PJ deverá recrutar Rui Pinto para ser investigador do Estado

O Correio da Manhã avançou este domingo que a Polícia Judiciária (PJ) vai recrutar o pirata informático Rui Pinto, criador do Football Leaks e fonte do caso Luanda Leaks, para ser investigador do Estado. De acordo …

Bernardo Silva na órbita do Barcelona (e há outro português envolvido nas negociações)

O Barcelona está a sondar Bernardo Silva, tentando perceber se o internacional português estará interessado em deixar o Manchester City. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo jornal inglês The Telegraph, que dá conta que …