MP vai ter que apresentar acusação a Sócrates até 15 de setembro

Arquivo ITU

O ex-Primeiro-ministro José Sócrates

O ex-Primeiro-ministro José Sócrates

O diretor do DCIAP definiu 15 de setembro como prazo para a acusação a José Sócrates, mas admite que este pode ser alargado por “razões justificadas e fundamentadas”.

A data do fim da investigação ao ex-primeiro-ministro e os outros 12 arguidos foi adiantada na tarde desta quarta-feira, num comunicado da Procuradoria-Geral da República.

O diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal, Amadeu Guerra, “decidiu fixar o dia 15 de
setembro de 2016 como prazo limite necessário para concluir o presente inquérito” em que José Sócrates está a ser investigado por corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Só então se saberá se o ex-primeiro-ministro será acusado pelo Ministério Público ou se o processo será arquivado.

José Sócrates foi detido a 21 de novembro de 2014, no aeroporto de Lisboa, por suspeitas dos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para ato ilícito, e esteve em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Évora durante mais de nove meses.

A medida de coação do ex-primeiro-ministro foi alterada a 4 de setembro de 2015 para prisão domiciliária com vigilância policial, e desde outubro que está em liberdade, embora proibido de se ausentar de Portugal e de contactar com outros arguidos do processo.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Ah! Bem até 15 de Setembro esse génio da investigação (PM do pool Correio da Manha) ainda pode dar um saltinho à praia. Não há mesmo pachorra

  2. Não acho que seja uma vergonha.
    Acho sim, se me é permitido achar seja lá o que fôr, que o projecto foi levado adiante em primeiro lugar de forma triunfante, qual exército a entrar pela avenida principal, e que progressivamente se foi perdendo pelos becos e labirintos.
    Agora, ao ponto em que chegou, as peças estão disseminadas por ruelas e travessas, e precisam de muito mais tempo para tentar reagrupar-se e voltar a montar o cenário em movimento pré-fabricado que progressivamente foi mudando de perspectivas até chegar ao ponto em que eles mesmo, os que iniciaram a marcha, já não o reconhecem.
    Deverá ser muito difícil sustentar a acusação inicial como se depreende de fazer depender esta da tábua de salvação de umas cartas rogatórias. Todas as certezas da detenção inicial, todos os dados irrefutáveis dependentes agora, depois de tanto tempo de investigação, de umas cartas que poderão levar muito tempo a chegar, e poderão nunca chegar até se alguém antecipadamente sussurrar que elas não contém nada pelo qual anseiam.
    Este prolongamento do prazo é a confissão antecipada de um fracasso, e isso sim, longe de ser uma vergonha, poderá ser o ponto da reviravolta, dum contar da história do fim até ao princípio. Será aí que se marcará o encontro com as sombras de alguns senhores dos anéis. Talvez nunca se lhes chegue a ver os rostos, talvez nunca surjam mais do que a suspeita de umas sombras, talvez rolem algumas cabeças, as da arraia mais miúda, como de costume. Agora a condenação preventiva ninguém nunca jamais irá conseguir reverter e é ai que a escuridão deixará escapar talvez um breve brilho de satisfação, um misto entre o reflexo dos anéis e as coroas dentárias sorridentes.
    Mesmo que nunca acusem, eles já ganharam, Se alguém tiver de pagar alguma coisa, nunca serão eles; os culpados por tudo a ter de fazê-lo, Pagarão os mesmos, os do costume….

RESPONDER

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …

Mais acidentes, afogamentos e suicídios num mundo mais quente

As temperaturas mais elevadas vão provocar mais acidentes rodoviários, afogamentos, agressões e suicídios, revelou uma nova investigação. Até ao momento, a grande parte das pesquisas em torno das alterações climáticas centrou-se nas mortes por doenças transmitidas …

Jóias de ouro e prata com plástico. Justiça não vê mal nenhum e iliba marca Tous

O processo de investigação aberto à marca TOUS por alegada fraude com jóias de ouro e plástico contendo plástico no seu interior, foi arquivado. A Justiça espanhola entende que, apesar de as jóias conterem plástico, …