MP vai ter que apresentar acusação a Sócrates até 15 de setembro

Arquivo ITU

O ex-Primeiro-ministro José Sócrates

O ex-Primeiro-ministro José Sócrates

O diretor do DCIAP definiu 15 de setembro como prazo para a acusação a José Sócrates, mas admite que este pode ser alargado por “razões justificadas e fundamentadas”.

A data do fim da investigação ao ex-primeiro-ministro e os outros 12 arguidos foi adiantada na tarde desta quarta-feira, num comunicado da Procuradoria-Geral da República.

O diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal, Amadeu Guerra, “decidiu fixar o dia 15 de
setembro de 2016 como prazo limite necessário para concluir o presente inquérito” em que José Sócrates está a ser investigado por corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Só então se saberá se o ex-primeiro-ministro será acusado pelo Ministério Público ou se o processo será arquivado.

José Sócrates foi detido a 21 de novembro de 2014, no aeroporto de Lisboa, por suspeitas dos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para ato ilícito, e esteve em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Évora durante mais de nove meses.

A medida de coação do ex-primeiro-ministro foi alterada a 4 de setembro de 2015 para prisão domiciliária com vigilância policial, e desde outubro que está em liberdade, embora proibido de se ausentar de Portugal e de contactar com outros arguidos do processo.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Ah! Bem até 15 de Setembro esse génio da investigação (PM do pool Correio da Manha) ainda pode dar um saltinho à praia. Não há mesmo pachorra

  2. Não acho que seja uma vergonha.
    Acho sim, se me é permitido achar seja lá o que fôr, que o projecto foi levado adiante em primeiro lugar de forma triunfante, qual exército a entrar pela avenida principal, e que progressivamente se foi perdendo pelos becos e labirintos.
    Agora, ao ponto em que chegou, as peças estão disseminadas por ruelas e travessas, e precisam de muito mais tempo para tentar reagrupar-se e voltar a montar o cenário em movimento pré-fabricado que progressivamente foi mudando de perspectivas até chegar ao ponto em que eles mesmo, os que iniciaram a marcha, já não o reconhecem.
    Deverá ser muito difícil sustentar a acusação inicial como se depreende de fazer depender esta da tábua de salvação de umas cartas rogatórias. Todas as certezas da detenção inicial, todos os dados irrefutáveis dependentes agora, depois de tanto tempo de investigação, de umas cartas que poderão levar muito tempo a chegar, e poderão nunca chegar até se alguém antecipadamente sussurrar que elas não contém nada pelo qual anseiam.
    Este prolongamento do prazo é a confissão antecipada de um fracasso, e isso sim, longe de ser uma vergonha, poderá ser o ponto da reviravolta, dum contar da história do fim até ao princípio. Será aí que se marcará o encontro com as sombras de alguns senhores dos anéis. Talvez nunca se lhes chegue a ver os rostos, talvez nunca surjam mais do que a suspeita de umas sombras, talvez rolem algumas cabeças, as da arraia mais miúda, como de costume. Agora a condenação preventiva ninguém nunca jamais irá conseguir reverter e é ai que a escuridão deixará escapar talvez um breve brilho de satisfação, um misto entre o reflexo dos anéis e as coroas dentárias sorridentes.
    Mesmo que nunca acusem, eles já ganharam, Se alguém tiver de pagar alguma coisa, nunca serão eles; os culpados por tudo a ter de fazê-lo, Pagarão os mesmos, os do costume….

RESPONDER

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …