MP vai ter que apresentar acusação a Sócrates até 15 de setembro

Arquivo ITU

O ex-Primeiro-ministro José Sócrates

O ex-Primeiro-ministro José Sócrates

O diretor do DCIAP definiu 15 de setembro como prazo para a acusação a José Sócrates, mas admite que este pode ser alargado por “razões justificadas e fundamentadas”.

A data do fim da investigação ao ex-primeiro-ministro e os outros 12 arguidos foi adiantada na tarde desta quarta-feira, num comunicado da Procuradoria-Geral da República.

O diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal, Amadeu Guerra, “decidiu fixar o dia 15 de
setembro de 2016 como prazo limite necessário para concluir o presente inquérito” em que José Sócrates está a ser investigado por corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Só então se saberá se o ex-primeiro-ministro será acusado pelo Ministério Público ou se o processo será arquivado.

José Sócrates foi detido a 21 de novembro de 2014, no aeroporto de Lisboa, por suspeitas dos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para ato ilícito, e esteve em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Évora durante mais de nove meses.

A medida de coação do ex-primeiro-ministro foi alterada a 4 de setembro de 2015 para prisão domiciliária com vigilância policial, e desde outubro que está em liberdade, embora proibido de se ausentar de Portugal e de contactar com outros arguidos do processo.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Ah! Bem até 15 de Setembro esse génio da investigação (PM do pool Correio da Manha) ainda pode dar um saltinho à praia. Não há mesmo pachorra

  2. Não acho que seja uma vergonha.
    Acho sim, se me é permitido achar seja lá o que fôr, que o projecto foi levado adiante em primeiro lugar de forma triunfante, qual exército a entrar pela avenida principal, e que progressivamente se foi perdendo pelos becos e labirintos.
    Agora, ao ponto em que chegou, as peças estão disseminadas por ruelas e travessas, e precisam de muito mais tempo para tentar reagrupar-se e voltar a montar o cenário em movimento pré-fabricado que progressivamente foi mudando de perspectivas até chegar ao ponto em que eles mesmo, os que iniciaram a marcha, já não o reconhecem.
    Deverá ser muito difícil sustentar a acusação inicial como se depreende de fazer depender esta da tábua de salvação de umas cartas rogatórias. Todas as certezas da detenção inicial, todos os dados irrefutáveis dependentes agora, depois de tanto tempo de investigação, de umas cartas que poderão levar muito tempo a chegar, e poderão nunca chegar até se alguém antecipadamente sussurrar que elas não contém nada pelo qual anseiam.
    Este prolongamento do prazo é a confissão antecipada de um fracasso, e isso sim, longe de ser uma vergonha, poderá ser o ponto da reviravolta, dum contar da história do fim até ao princípio. Será aí que se marcará o encontro com as sombras de alguns senhores dos anéis. Talvez nunca se lhes chegue a ver os rostos, talvez nunca surjam mais do que a suspeita de umas sombras, talvez rolem algumas cabeças, as da arraia mais miúda, como de costume. Agora a condenação preventiva ninguém nunca jamais irá conseguir reverter e é ai que a escuridão deixará escapar talvez um breve brilho de satisfação, um misto entre o reflexo dos anéis e as coroas dentárias sorridentes.
    Mesmo que nunca acusem, eles já ganharam, Se alguém tiver de pagar alguma coisa, nunca serão eles; os culpados por tudo a ter de fazê-lo, Pagarão os mesmos, os do costume….

RESPONDER

Um ano após o primeiro caso, Marcelo elogia SNS, mas relembra que a pandemia ainda não acabou

Para o chefe de Estado, ao longo de 12 meses, Portugal "foi-se ajustando à pandemia, umas vezes mais proativamente outras, infelizmente, mais reativamente". Marcelo diz que "é desejável" melhorar a "capacidade de planear e antecipar …

Plano de Recuperação tem alto risco de fraude (e chovem críticas)

Um grupo de reflexão, constituído no âmbito do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), concluiu que o Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) comporta um sério risco de fraude e necessita de várias …

Moedas quer unir a direita contra Medina. Objetivo é incluir IL e Aliança na coligação PSD/CDS

Carlos Moedas está a tentar alargar a coligação PSD/CDS para construir uma frente de direita contra o socialista Fernando Medina, atual presidente da Câmara Municipal de Lisboa. O Público avança esta terça-feira que Carlos Moedas, candidato do …

Faz pequenas pausas antes de responder a uma questão? Pode parecer menos sincero

Costuma fazer pequenas pausas antes de responder a uma questão? Este comportamento pode fazer com que a resposta pareça menos sincera e confiável, de acordo com uma nova investigação da American Psychological Association. Segundo a …

Portugal entra no 12.º estado de emergência. Restrições são as mesmas dos últimos 15 dias

Portugal entrou esta terça-feira no 12.º período de estado de emergência para conter a pandemia da covid-19, mas mantendo, até 16 de março, as mesmas regras que vigoraram nos últimos 15 dias em território continental. O …

Eis o "estado redemoinho", um novo tipo de matéria que desafia as leis da Física

Uma nova investigação revelou que, no nível mais básico, o comportamento de grupo como, por exemplo, cardumes de peixes, enxames de insetos e bandos de pássaros, forma um novo tipo de matéria ativa, chamado …

Descoberto "gasoduto" espacial que alimenta uma galáxia gigante

Um recente estudo forneceu a primeira evidência direta de "gasodutos" de gás frio que alimentaram as primeiras galáxias massivas do Universo. Uma equipa de astrónomos norte-americanos, liderada pela Universidade de Iowa, observou evidências de fluxos de gás …

A icónica tapeçaria "Guernica" de Picasso foi retirada da ONU. Rockfeller pediu-a de volta

A icónica tapeçaria "Guernica", de Pablo Picasso, foi retirada do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) onde estava há mais de 30 anos. A pintura “Guernica”, considerada uma das obras-primas de Picasso …

Este robô-tartaruga não precisa de circuitos eletrónicos para andar. Basta ar

O robô macio de quatro patas, criado por uma equipa da Universidade da Califórnia, não precisa de nenhum circuito eletrónico para funcionar. Os robôs macios têm captado a atenção dos cientistas e o mais recente, criado …

Norte-americano cria secretária para manter crianças seguras durante os tiroteios nas escolas

Um norte-americano desenvolveu uma secretária à prova de bala para assegurar um lugar seguro às crianças dos Estados Unidos em situações de tiroteio. Passaram três anos desde que, a 14 de fevereiro de 2018, Nikolas Cruz entrou …