/

Operação Lex. Três juízes acusados de corrupção. Luís Filipe Vieira vai ser julgado por um crime

2

Tiago Petinga / Lusa

O presidente do Benfica, Luis Filipe Vieira

Os juízes Rui Rangel, Fátima Galante e Vaz das Neves e o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, estão entre os 17 acusados da Operação Lex. Em causa estão crimes de corrupção, abuso de poder, usurpação de funções, fraude fiscal e branqueamento.

Uma nota da Procuradoria Geral da República indica que três dos 17 arguidos eram magistrados judiciais no Tribunal da Relação de Lisboa à altura dos factos investigados, “sendo que um mantém a qualidade de juiz desembargador, ainda que jubilado”. Esta referência aponta para o antigo presidente daquele tribunal, Luís Vaz das Neves.

Além de Vaz das Neves, os outros dois juízes serão Rui Rangel e Fátima Galante, conforme garante a TVI e tendo em conta as notícias postas a circular nos últimos tempos.

Esta estação avança que Rangel é acusado de 21 crimes de corrupção passiva, de abuso de poder, de recebimento indevido de vantagem, de usurpação de funções, de falsificação de documentos, de fraude fiscal e de branqueamento de capitais.

Fátima Galante, ex-mulher de Rangel, será acusada de 9 crimes de corrupção passiva, de abuso de poder, de fraude fiscal e de braqueamento. Todos terão sido praticados em co-autoria com Rangel.

Vaz das Neves terá que responder por 3 crimes corrupção passiva e de abuso de poder.

Luís Filipe Vieira será acusado de apenas um crime de recebimento indevido de vantagem.

O MP apurou que os arguidos obtiveram “vantagens” num “montante global de 1,5 milhões de euros”, apelando à “condenação solidária de três dos arguidos no pagamento do valor total de 393,5 mil euros e de outros dois arguidos no pagamento do valor de 81,1 mil euros” pelo “prejuízo causado ao erário público em consequência da omissão de declaração em sede de IRS de rendimentos auferidos e relativos aos anos de 2012 a 2017”, conforme a nota da PGR.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. Ó oliveira da serra o vento leva a floor, ó-i-ó-ai só a mim ninguém me leva, ó-i-ó-ai para ao pé da minha choldra 😉
    Vai vai LFV e deixa o tacho que tens no SLB de uma vez por todas! Já chega de lamaçal na 2a circular. Já chega de chacota internacional, já chega de miséria na Champions, não passas de um charlatão. Rua deste clube centenário que não merece alguém tão mau! Ainda és pior que o Vale e Azevedo!! Noronha para presidente já!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.