“Vou apertar com Rangel para ver se ele resolve aquela merda”. Escutas comprometem Vieira na Operação Lex

António Pedro Santos / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

Novas escutas reveladas comprometem o presidente benfiquista na Operação Lex. “Vou apertar com Rangel para ver se ele resolve aquela merda”, disse Luís Filipe Vieira.

A revista Visão relevou as conversas telefónicas, ouvidas durante quase um ano, que comprometem o presidente do SL Benfica. Luís Filipe Vieira sempre desmentiu os crimes que lhe são imputados no âmbito da Operação Lex, mas estas novas gravações podem comprometer o líder ‘encarnado’.

As escutas foram colocadas nos telemóveis do então juiz desembargador Rui Rangel e do advogado que em 2012 integrou a lista de Vieira à presidência, Jorge Barroso.

Luís Filipe Vieira já teria por diversas vezes revelado que precisaria da ajuda do juiz, então no Tribunal da Relação de Lisboa, para resolver um processo pendente no Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra. O pedido era referente a 1,6 milhões de euros de um imposto sobre mais-valias taxado a uma empresa em que o seu filho, Tiago Vieira, era administrador, explica o Observador.

“Vou apertar com Rangel para ver se ele resolve aquela merda”, disse Luís Filipe Vieira numa das conversas com Jorge Barroso, em maio de 2017. Um mês depois, o presidente benfiquista voltou a falar com o advogado sobre este tema, reiterando que era um assunto “urgente”, que não podia “ter o dinheiro parado” e que iria “pressionar” o juiz.

Jorge Barroso terá aconselhado Vieira a tratar ele próprio do assunto, já que Rangel seria “um baldas”.

“É uma acusação profundamente injusta, pois assenta em factos que não são verdadeiros e em intenções que o Sr. Luís Filipe Vieira nunca teve. E se os factos não são verdadeiros, as intenções são fruto de imaginação”, disse o presidente das ‘águias’ em comunicado.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Plano de Recuperação e Resiliência. Costa Silva avisa que "retoma ainda vai demorar"

A retoma económica em Portugal ainda vai demorar, embora alguns setores, como o turismo e a agricultura possam recuperar mais depressa, disse o presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento (CNA) do Plano de Recuperação e …

Se as legislativas fossem hoje, ficava tudo (quase) na mesma. Portugueses pedem remodelação do Governo

Uma sondagem do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica para a RTP e para o jornal Público revela que, se as eleições legislativas fossem hoje, ficaria tudo quase na mesma. De acordo …

Venda de barragens da EDP. Fisco abriu inquérito a ex-dirigente para avaliar se cumpriu regras

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) abriu um processo de inquérito a José Maria Pires, jurista do centro de estudos fiscais e antigo alto dirigente do Fisco que integra o Movimento Cultural da Terra de …

"GPS da natureza". Os tubarões usam os campos magnéticos da Terra nas suas longas viagens

Uma equipa de investigadores descobriu as primeiras evidências sólidas de que os tubarões dependem de campos magnéticos para as suas incursões de longa distância através dos mares. Os investigadores sabiam que algumas espécies de tubarões viajam …

Rio diz ser "absolutamente impensável" PSD continuar a perder câmaras (e quer "subir bastante")

O presidente do PSD afirmou esta terça-feira ser "absolutamente impensável" que o partido continue a descer nas eleições autárquicas, enquanto o líder do CDS quer fazer deste sufrágio uma "força motriz para derrubar o socialismo …

"Penso que o ajudei". Ana Gomes visitou Rui Pinto “quatro ou cinco vezes” na prisão

A ex-eurodeputada Ana Gomes assumiu esta terça-feira no julgamento do processo Football Leaks que incentivou Rui Pinto a colaborar com a Justiça e defendeu que a mudança de atitude do arguido não foi “para salvar …

Colisões de nuvens podem desencadear formação estelar

Colisões de nuvens podem desencadear formação estelar. A descoberta contribui para uma melhor compreensão da formação de estrelas massivas e do nascimento de aglomerados globulares. As estrelas formam-se pela contração gravitacional de nuvens de gás no …

Astrónomos identificam cinco planetas "Tatooine" que podem sustentar vida

Um novo estudo revelou que cinco sistemas conhecidos com planetas de estrelas duplas - como Tatooine, casa de Luke Skywalker no filme "Star Wars" - poderiam sustentar a vida. “Usamos dados colhidos pela nave espacial Kepler, …

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …

Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, acordou e apercebeu-se de que tinha um …