“Vou apertar com Rangel para ver se ele resolve aquela merda”. Escutas comprometem Vieira na Operação Lex

António Pedro Santos / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

Novas escutas reveladas comprometem o presidente benfiquista na Operação Lex. “Vou apertar com Rangel para ver se ele resolve aquela merda”, disse Luís Filipe Vieira.

A revista Visão relevou as conversas telefónicas, ouvidas durante quase um ano, que comprometem o presidente do SL Benfica. Luís Filipe Vieira sempre desmentiu os crimes que lhe são imputados no âmbito da Operação Lex, mas estas novas gravações podem comprometer o líder ‘encarnado’.

As escutas foram colocadas nos telemóveis do então juiz desembargador Rui Rangel e do advogado que em 2012 integrou a lista de Vieira à presidência, Jorge Barroso.

Luís Filipe Vieira já teria por diversas vezes revelado que precisaria da ajuda do juiz, então no Tribunal da Relação de Lisboa, para resolver um processo pendente no Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra. O pedido era referente a 1,6 milhões de euros de um imposto sobre mais-valias taxado a uma empresa em que o seu filho, Tiago Vieira, era administrador, explica o Observador.

“Vou apertar com Rangel para ver se ele resolve aquela merda”, disse Luís Filipe Vieira numa das conversas com Jorge Barroso, em maio de 2017. Um mês depois, o presidente benfiquista voltou a falar com o advogado sobre este tema, reiterando que era um assunto “urgente”, que não podia “ter o dinheiro parado” e que iria “pressionar” o juiz.

Jorge Barroso terá aconselhado Vieira a tratar ele próprio do assunto, já que Rangel seria “um baldas”.

“É uma acusação profundamente injusta, pois assenta em factos que não são verdadeiros e em intenções que o Sr. Luís Filipe Vieira nunca teve. E se os factos não são verdadeiros, as intenções são fruto de imaginação”, disse o presidente das ‘águias’ em comunicado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal na NBA: Neemias Queta foi escolhido

Momento inédito na história do deporto português. O jovem poste foi contratado pelos Sacramento Kings, equipa que ganhou 10 milhões de adeptos. Se já havia muitos portugueses a ficarem acordados de madrugada para ver em direto …

Autoridades israelitas investigam empresa que criou programa Pegasus

Benny Gantz, ministro da Defesa de Israel, foi a Paris conversar com a sua homóloga francesa, Florence Parly. Em Telavive, as autoridades israelitas inspecionaram, esta quarta-feira, os escritórios da NSO. O Expresso escreve que, esta quarta-feira, …

PS e PAN discordam da decisão de Marcelo de enviar Carta dos Direitos na Era Digital para o TC

O artigo 6.º da Carta Portuguesa dos Direitos Humanos na Era Digital tem sido polémico, por prever a existência de entidades certificadas para atribuir selos de qualidade a órgãos de comunicação social que produzam informação …

Cientistas estão a desvendar os mistérios da origem da fotossíntese

Um novo estudo planeia desvendar os mistérios da origem da fotossíntese. Embora seja um processo pré-histórico, ainda pouco se sabe sobre as suas origens. Fotossíntese é um processo pelo qual ocorre a conversão da energia solar …

Governo prolonga apoio à retoma progressiva às empresas

As empresas que enfrentem quebras de faturação iguais ou superiores a 25% vão poder continuar a aceder ao apoio à retoma progressiva, até a normalização da pandemia, após ter sido aprovada esta quinta-feira a prorrogação …

Oito números que não aparecem no Censos 2021

Dados preliminares foram divulgados nesta semana. Médias, comparações e percentagens que podem ser feitas a partir dos números publicados. O Instituto Nacional de Estatística anunciou nesta semana que já estão disponíveis os dados preliminares dos Censos …

Governo aprova designação de Ana Paula Vitorino para liderar AMT

A ex-ministra do Mar e deputada do PS, Ana Paula Vitorino, foi esta quinta-feira aprovada para liderar a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes. O Governo de António Costa aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, …

Treino de força reduz a ansiedade em jovens adultos

De acordo com um estudo recente, o treino de força pode ajudar o reduzir os níveis de ansiedade subclínica. A investigação sobre ansiedade e depressão tende a centrar-se em indivíduos com sintomas de nível clínico — …

Futebol europeu com perdas de quase 4 mil milhões de euros

Relatório da Deloitte indica que, só nas cinco maiores ligas europeias da modalidade, a quebra nas receitas foi de 11%. Calendários alterados, campeonatos adiados ou mesmo cancelados, jogos sem público. Como se esperava, a pandemia que …

O asteróide que dizimou os dinossauros veio de um lugar inesperado

O asteróide que extinguiu os dinossauros provavelmente veio da metade externa do cinturão de asteróides principal, uma região que se pensava produzir poucos asteróides.  Investigadores do Southwest Research Institute, no Texas, Estados Unidos, mostraram que os …