Vieira arrisca ser usado como exemplo para abafar atrasos nos casos Salgado e Sócrates

Tiago Petinga / Lusa

O presidente do Benfica, Luis Filipe Vieira

Com a reabertura dos tribunais na próxima semana, voltarão à agenda alguns dos processos judiciais mais mediáticos do país, mas casos como os de Sócrates e Salgado estão “muito atrasados”. Assim, Luís Filipe Vieira é visto por alguns como um possível “alvo” mediático mais rápido de atingir para servir de exemplo de competência.

Este cenário é traçado por fontes ouvidas pelo jornal Sol que consideram que “Luís Filipe Vieira pode ser utilizado para transmitir ideia de competência e agilidade” do Ministério Público (MP).

O nome do presidente do Benfica está envolvido em vários processos judiciais, nomeadamente devido a suspeitas de fraude fiscal e de branqueamento de capitais que também envolvem a Benfica SAD. Além disso, deverá igualmente ser acusado no processo ligado ao juiz Rui Rangel.

Vieira tramado por “cunha” de Rangel. Juiz pagava 19 mil euros por almoço e fugia a multas com documentos de migrantes

Com casos como os de Ricardo Salgado e José Sócrates “muito atrasados”, devido à sua complexidade e ao elevado número de crimes envolvidos, Vieira pode tornar-se numa espécie de “biombo” que “tape os casos mais mediáticos e transmita mediaticamente uma ideia de competência e agilidade” do MP, considera ao Sol um magistrado.

No caso Sócrates, o juiz Ivo Rosa assumiu que é impossível apontar um prazo para a data de leitura da decisão de quem vai ou não a julgamento, justificando esta posição com a imensidão de folhas do processo, as horas de interrogatórios e a quantidade de anexos.

É manifesta e humanamente impossível proferir uma decisão justa, motivada, livre e independente num prazo tão curto como é o prazo previsto na lei de dez dias”, argumentou Ivo Rosa no passado mês de Julho.

O atraso que se está a verificar põe em causa a própria “credibilidade do Ministério Público”, analisa a citada fonte ouvida pelo Sol, considerando que há o risco de algumas acusações acabarem por cair por terra.

Vejo com preocupação tudo o que se está a passar. Vejo cada vez mais difícil que Sócrates seja condenado pelos crimes de que vem acusado. No fim do processo, provavelmente restará o crime de evasão fiscal. Quanto a Ricardo Salgado, provavelmente não viverá para ser condenado”, analisa o magistrado do MP ouvido por aquela publicação.

Este magistrado atribui o problema não a incompetência, mas a uma espécie de “entendimento entre vários agentes para protelar estes casos – nem que seja por falta de meios técnicos ou de recursos humanos”.

Neste cenário, surge o nome de Vieira e o magistrado constata que vê “muito alarido e muita vontade de o trazer à praça mediática“.

O presidente do Benfica “é um bom alvo”, considera, embora os crimes envolvidos nos seus casos não tenham a “proporcionalidade” dos processos de Salgado e Sócrates.

“Mas os dramas do futebol, o Benfica, as eleições em Outubro, são bons para dar ao povo o circo que os vai distrair de outros processos”, sustenta o magistrado.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. já estão a meter o bedelho aonde não são chamados ,tudo no interesse do benfiquistão ,ou seja par dizerem que é uma injustiça julgarem o vieira e não julgarem os outros

  2. Poderão dormir descansados, Vieiras, Salgados e Sócrates que essas sentenças só terão lugar depois da morte, portanto aproveitem há grande o que vos resta para viver!

  3. Bem podem dormir descansados, Vieiras, Salgados e Sócrates que as sentenças serão para depois da morte, aproveitem dos rendimentos, que isto é um paraíso onde poucos têm lugar!

  4. Esta “nu-tícia” é para nos rirmos todos, não? Daqui a pouco estão a dizer que o cavalheiro em epígrafe é um pai de família exemplar e que o seu bom nome não merece cair na lama. Que é uma vítima, coitado. Só que um bandalho é um bandalho, e castigar qualquer bandalho ontem já era tarde, mesmo que falaciosamente pareça cedo.

  5. O problema é que o Salgado ia trazer muita gente que muitos pensam que são muito honestos e sérios e de várias cores políticas, o Sócrates quanto muito irá fazer mal é ao PS e pouco mais, agora o Salgado nem é por acaso que ele em vez de estar preso como aconteceria em outro País que não Portugal ele anda a passear e a gozar com a nossa cara, a nossa justiça e a maior parte dos jornalistas está ao serviço de uma certa casta de gente.

  6. Todos meninos do coro inocentes; tudo bons rapazes.
    O “enganeiro” é que se ri disto tudo e o Zé… paga.
    – É de fartar, vilanagem!!

RESPONDER

Equador retira nacionalidade ao fundador da Wikileaks, Julian Assange

O governo equatoriano revogou a decisão de 2018 devido a incongruências burocráticas. O advogado de Assange já disse que vai recorrer e que a decisão foi tomada sem o fundador da Wikileaks ser ouvido. O Equador …

Os primeiros resultados dos Censos: Portugal perdeu população pela primeira vez desde 1970

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou, esta quarta-feira, os primeiros resultados dos Censos 2021, cujas respostas por via digital ultrapassaram os 99%. Portugal tem hoje 10.347.892 residentes, menos 214.286 do que em 2011, segundos os …

Portugueses esperam quase até aos 40 para comprar casa

Um barómetro que avalia a preferência dos consumidores na hora de comprar um imóvel indica que a maioria dos portugueses só liquida o crédito à habitação após a reforma. O indicador destaca ainda que os portugueses …

Moedas fecha lista para a Câmara de Lisboa

O candidato à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, já fechou a equipa que o vai acompanhar nas próximas autárquicas. O anúncio de que a lista de Carlos Moedas para a Câmara de Lisboa está fechada será …

Abaixo-assinado apelida Bolsonaro de genocida após 550.000 mortes no Brasil

Dezenas de personalidades e organizações da sociedade civil portuguesa subscreveram um abaixo-assinado de solidariedade internacional para com o Brasil, no qual apelidam o Presidente, Jair Bolsonaro, de "genocida" após mais de 550.000 mortes devido à …

Jovens com 18 ou mais anos já podem agendar a vacina contra a covid-19

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 para pessoas com 18 ou mais anos ficou disponível, esta quarta-feira, no portal da Direção-Geral da Saúde (DGS). "O auto-agendamento para os utentes com idade igual ou superior a …

Juiz Carlos Alexandre aceita proposta de pagamento de caução de Joe Berardo

O juiz Carlos Alexandre aceitou, esta quarta-feira, a proposta e a forma de pagamento da caução de cinco milhões de euros apresentada pelo empresário madeirense no processo da Caixa Geral de Depósitos. A decisão favorável do …

Mais 13 mortes e 3452 casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta quarta-feira, mais 13 mortes e 3452 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3452 novos …

MPT junta-se a PDR e pedem que Nós, Cidadãos! seja banido das autárquicas pelo TC

O MPT juntou-se ao PDR e ambos pedem que o Nós, Cidadãos! seja impedido de "apresentar candidaturas" às eleições autárquicas de setembro. Em junho, o PDR deu entrada com um pedido no Tribunal Constitucional (TC) para …

Relatório revela envolvimento da Igreja Católica em 100 casos de pedofilia na Polónia

Uma comissão estatal que analisou as denúncias de crimes de pedofilia registadas na Polónia entre 2017 e 2020 denunciou na terça-feira que quase um terço dos casos estudados, num total superior a 300 processos, envolvem …