Vieira arrisca ser usado como exemplo para abafar atrasos nos casos Salgado e Sócrates

Tiago Petinga / Lusa

O presidente do Benfica, Luis Filipe Vieira

Com a reabertura dos tribunais na próxima semana, voltarão à agenda alguns dos processos judiciais mais mediáticos do país, mas casos como os de Sócrates e Salgado estão “muito atrasados”. Assim, Luís Filipe Vieira é visto por alguns como um possível “alvo” mediático mais rápido de atingir para servir de exemplo de competência.

Este cenário é traçado por fontes ouvidas pelo jornal Sol que consideram que “Luís Filipe Vieira pode ser utilizado para transmitir ideia de competência e agilidade” do Ministério Público (MP).

O nome do presidente do Benfica está envolvido em vários processos judiciais, nomeadamente devido a suspeitas de fraude fiscal e de branqueamento de capitais que também envolvem a Benfica SAD. Além disso, deverá igualmente ser acusado no processo ligado ao juiz Rui Rangel.

Vieira tramado por “cunha” de Rangel. Juiz pagava 19 mil euros por almoço e fugia a multas com documentos de migrantes

Com casos como os de Ricardo Salgado e José Sócrates “muito atrasados”, devido à sua complexidade e ao elevado número de crimes envolvidos, Vieira pode tornar-se numa espécie de “biombo” que “tape os casos mais mediáticos e transmita mediaticamente uma ideia de competência e agilidade” do MP, considera ao Sol um magistrado.

No caso Sócrates, o juiz Ivo Rosa assumiu que é impossível apontar um prazo para a data de leitura da decisão de quem vai ou não a julgamento, justificando esta posição com a imensidão de folhas do processo, as horas de interrogatórios e a quantidade de anexos.

É manifesta e humanamente impossível proferir uma decisão justa, motivada, livre e independente num prazo tão curto como é o prazo previsto na lei de dez dias”, argumentou Ivo Rosa no passado mês de Julho.

O atraso que se está a verificar põe em causa a própria “credibilidade do Ministério Público”, analisa a citada fonte ouvida pelo Sol, considerando que há o risco de algumas acusações acabarem por cair por terra.

Vejo com preocupação tudo o que se está a passar. Vejo cada vez mais difícil que Sócrates seja condenado pelos crimes de que vem acusado. No fim do processo, provavelmente restará o crime de evasão fiscal. Quanto a Ricardo Salgado, provavelmente não viverá para ser condenado”, analisa o magistrado do MP ouvido por aquela publicação.

Este magistrado atribui o problema não a incompetência, mas a uma espécie de “entendimento entre vários agentes para protelar estes casos – nem que seja por falta de meios técnicos ou de recursos humanos”.

Neste cenário, surge o nome de Vieira e o magistrado constata que vê “muito alarido e muita vontade de o trazer à praça mediática“.

O presidente do Benfica “é um bom alvo”, considera, embora os crimes envolvidos nos seus casos não tenham a “proporcionalidade” dos processos de Salgado e Sócrates.

“Mas os dramas do futebol, o Benfica, as eleições em Outubro, são bons para dar ao povo o circo que os vai distrair de outros processos”, sustenta o magistrado.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. já estão a meter o bedelho aonde não são chamados ,tudo no interesse do benfiquistão ,ou seja par dizerem que é uma injustiça julgarem o vieira e não julgarem os outros

  2. Poderão dormir descansados, Vieiras, Salgados e Sócrates que essas sentenças só terão lugar depois da morte, portanto aproveitem há grande o que vos resta para viver!

  3. Bem podem dormir descansados, Vieiras, Salgados e Sócrates que as sentenças serão para depois da morte, aproveitem dos rendimentos, que isto é um paraíso onde poucos têm lugar!

  4. Esta “nu-tícia” é para nos rirmos todos, não? Daqui a pouco estão a dizer que o cavalheiro em epígrafe é um pai de família exemplar e que o seu bom nome não merece cair na lama. Que é uma vítima, coitado. Só que um bandalho é um bandalho, e castigar qualquer bandalho ontem já era tarde, mesmo que falaciosamente pareça cedo.

  5. O problema é que o Salgado ia trazer muita gente que muitos pensam que são muito honestos e sérios e de várias cores políticas, o Sócrates quanto muito irá fazer mal é ao PS e pouco mais, agora o Salgado nem é por acaso que ele em vez de estar preso como aconteceria em outro País que não Portugal ele anda a passear e a gozar com a nossa cara, a nossa justiça e a maior parte dos jornalistas está ao serviço de uma certa casta de gente.

  6. Todos meninos do coro inocentes; tudo bons rapazes.
    O “enganeiro” é que se ri disto tudo e o Zé… paga.
    – É de fartar, vilanagem!!

RESPONDER

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …