Vieira arrisca ser usado como exemplo para abafar atrasos nos casos Salgado e Sócrates

Tiago Petinga / Lusa

O presidente do Benfica, Luis Filipe Vieira

Com a reabertura dos tribunais na próxima semana, voltarão à agenda alguns dos processos judiciais mais mediáticos do país, mas casos como os de Sócrates e Salgado estão “muito atrasados”. Assim, Luís Filipe Vieira é visto por alguns como um possível “alvo” mediático mais rápido de atingir para servir de exemplo de competência.

Este cenário é traçado por fontes ouvidas pelo jornal Sol que consideram que “Luís Filipe Vieira pode ser utilizado para transmitir ideia de competência e agilidade” do Ministério Público (MP).

O nome do presidente do Benfica está envolvido em vários processos judiciais, nomeadamente devido a suspeitas de fraude fiscal e de branqueamento de capitais que também envolvem a Benfica SAD. Além disso, deverá igualmente ser acusado no processo ligado ao juiz Rui Rangel.

Vieira tramado por “cunha” de Rangel. Juiz pagava 19 mil euros por almoço e fugia a multas com documentos de migrantes

Com casos como os de Ricardo Salgado e José Sócrates “muito atrasados”, devido à sua complexidade e ao elevado número de crimes envolvidos, Vieira pode tornar-se numa espécie de “biombo” que “tape os casos mais mediáticos e transmita mediaticamente uma ideia de competência e agilidade” do MP, considera ao Sol um magistrado.

No caso Sócrates, o juiz Ivo Rosa assumiu que é impossível apontar um prazo para a data de leitura da decisão de quem vai ou não a julgamento, justificando esta posição com a imensidão de folhas do processo, as horas de interrogatórios e a quantidade de anexos.

É manifesta e humanamente impossível proferir uma decisão justa, motivada, livre e independente num prazo tão curto como é o prazo previsto na lei de dez dias”, argumentou Ivo Rosa no passado mês de Julho.

O atraso que se está a verificar põe em causa a própria “credibilidade do Ministério Público”, analisa a citada fonte ouvida pelo Sol, considerando que há o risco de algumas acusações acabarem por cair por terra.

Vejo com preocupação tudo o que se está a passar. Vejo cada vez mais difícil que Sócrates seja condenado pelos crimes de que vem acusado. No fim do processo, provavelmente restará o crime de evasão fiscal. Quanto a Ricardo Salgado, provavelmente não viverá para ser condenado”, analisa o magistrado do MP ouvido por aquela publicação.

Este magistrado atribui o problema não a incompetência, mas a uma espécie de “entendimento entre vários agentes para protelar estes casos – nem que seja por falta de meios técnicos ou de recursos humanos”.

Neste cenário, surge o nome de Vieira e o magistrado constata que vê “muito alarido e muita vontade de o trazer à praça mediática“.

O presidente do Benfica “é um bom alvo”, considera, embora os crimes envolvidos nos seus casos não tenham a “proporcionalidade” dos processos de Salgado e Sócrates.

“Mas os dramas do futebol, o Benfica, as eleições em Outubro, são bons para dar ao povo o circo que os vai distrair de outros processos”, sustenta o magistrado.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. já estão a meter o bedelho aonde não são chamados ,tudo no interesse do benfiquistão ,ou seja par dizerem que é uma injustiça julgarem o vieira e não julgarem os outros

  2. Poderão dormir descansados, Vieiras, Salgados e Sócrates que essas sentenças só terão lugar depois da morte, portanto aproveitem há grande o que vos resta para viver!

  3. Bem podem dormir descansados, Vieiras, Salgados e Sócrates que as sentenças serão para depois da morte, aproveitem dos rendimentos, que isto é um paraíso onde poucos têm lugar!

  4. Esta “nu-tícia” é para nos rirmos todos, não? Daqui a pouco estão a dizer que o cavalheiro em epígrafe é um pai de família exemplar e que o seu bom nome não merece cair na lama. Que é uma vítima, coitado. Só que um bandalho é um bandalho, e castigar qualquer bandalho ontem já era tarde, mesmo que falaciosamente pareça cedo.

  5. O problema é que o Salgado ia trazer muita gente que muitos pensam que são muito honestos e sérios e de várias cores políticas, o Sócrates quanto muito irá fazer mal é ao PS e pouco mais, agora o Salgado nem é por acaso que ele em vez de estar preso como aconteceria em outro País que não Portugal ele anda a passear e a gozar com a nossa cara, a nossa justiça e a maior parte dos jornalistas está ao serviço de uma certa casta de gente.

  6. Todos meninos do coro inocentes; tudo bons rapazes.
    O “enganeiro” é que se ri disto tudo e o Zé… paga.
    – É de fartar, vilanagem!!

RESPONDER

Evolução de parasita está a tornar mais difícil detetar e tratar a malária

Uma mutação do parasita que causa a malária está a "camuflar" as proteínas que são identificadas nos testes rápidos, tornando mais difícil detetar e tratar a doença. De forma semelhante aos testes à covid-19, baratos e …

Banguecoque em alerta. Mais de 70.000 casas inundadas na Tailândia

As autoridades tailandesas têm feito esforços para proteger partes de Banguecoque das cheias, que já inundaram 70.000 casas e mataram seis pessoas nas províncias no norte e centro do país. A tempestade tropical Dianmu causou cheias …

Exilados sírios obrigados a pagar taxas para evitar o alistamento obrigatório

No início deste ano, Yousef, um sírio de 32 anos que vive na Suécia, teve que pagar as taxas que lhe isentavam da obrigatoriedade de se alistar no exército da Síria, caso contrário a família …

Portugal tem cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, mais de metade em Lisboa

Estima-se que, em 2020, cerca de 485 pessoas tenham abandonado esta condição, o que representa uma descida de 39% face a 2019. Portugal terá cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, segundo os resultados de …

Simone Biles: "Deveria ter desistido muito antes dos Jogos Olímpicos"

"Uma mulher preta tem que ser a melhor, as pessoas tentam menosprezar", lamentou a multi-campeã olímpica de ginástica. Simone Biles não conquistou qualquer medalha de ouro nos Jogos Olímpicos deste ano mas foi a atleta mais …

Mãe e filho de 2 anos morrem à porta do estádio. Jogo decorreu normalmente

Queda aconteceu pouco antes de começar um jogo da Major League Baseball, em San Diego. O desporto passou para segundo plano na tarde deste domingo, pouco antes de um jogo de beisebol, nos Estados Unidos da …

"Blá blá blá". Greta Thunberg acusa líderes mundiais de não cumprirem com as promessas climáticas

Ativista considera que os anúncios feitos pelos líderes mundiais não passam de bonitas intenções que, na prática, não se traduzem em ações com verdadeiro impacto na luta contra as alterações climáticas. Greta Thunberg acusou os líderes …

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …