/

Vieira arrisca ser usado como exemplo para abafar atrasos nos casos Salgado e Sócrates

10

Tiago Petinga / Lusa

O presidente do Benfica, Luis Filipe Vieira

Com a reabertura dos tribunais na próxima semana, voltarão à agenda alguns dos processos judiciais mais mediáticos do país, mas casos como os de Sócrates e Salgado estão “muito atrasados”. Assim, Luís Filipe Vieira é visto por alguns como um possível “alvo” mediático mais rápido de atingir para servir de exemplo de competência.

Este cenário é traçado por fontes ouvidas pelo jornal Sol que consideram que “Luís Filipe Vieira pode ser utilizado para transmitir ideia de competência e agilidade” do Ministério Público (MP).

O nome do presidente do Benfica está envolvido em vários processos judiciais, nomeadamente devido a suspeitas de fraude fiscal e de branqueamento de capitais que também envolvem a Benfica SAD. Além disso, deverá igualmente ser acusado no processo ligado ao juiz Rui Rangel.

Com casos como os de Ricardo Salgado e José Sócrates “muito atrasados”, devido à sua complexidade e ao elevado número de crimes envolvidos, Vieira pode tornar-se numa espécie de “biombo” que “tape os casos mais mediáticos e transmita mediaticamente uma ideia de competência e agilidade” do MP, considera ao Sol um magistrado.

No caso Sócrates, o juiz Ivo Rosa assumiu que é impossível apontar um prazo para a data de leitura da decisão de quem vai ou não a julgamento, justificando esta posição com a imensidão de folhas do processo, as horas de interrogatórios e a quantidade de anexos.

É manifesta e humanamente impossível proferir uma decisão justa, motivada, livre e independente num prazo tão curto como é o prazo previsto na lei de dez dias”, argumentou Ivo Rosa no passado mês de Julho.

O atraso que se está a verificar põe em causa a própria “credibilidade do Ministério Público”, analisa a citada fonte ouvida pelo Sol, considerando que há o risco de algumas acusações acabarem por cair por terra.

Vejo com preocupação tudo o que se está a passar. Vejo cada vez mais difícil que Sócrates seja condenado pelos crimes de que vem acusado. No fim do processo, provavelmente restará o crime de evasão fiscal. Quanto a Ricardo Salgado, provavelmente não viverá para ser condenado”, analisa o magistrado do MP ouvido por aquela publicação.

Este magistrado atribui o problema não a incompetência, mas a uma espécie de “entendimento entre vários agentes para protelar estes casos – nem que seja por falta de meios técnicos ou de recursos humanos”.

Neste cenário, surge o nome de Vieira e o magistrado constata que vê “muito alarido e muita vontade de o trazer à praça mediática“.

O presidente do Benfica “é um bom alvo”, considera, embora os crimes envolvidos nos seus casos não tenham a “proporcionalidade” dos processos de Salgado e Sócrates.

“Mas os dramas do futebol, o Benfica, as eleições em Outubro, são bons para dar ao povo o circo que os vai distrair de outros processos”, sustenta o magistrado.

ZAP //

10 Comments

  1. já estão a meter o bedelho aonde não são chamados ,tudo no interesse do benfiquistão ,ou seja par dizerem que é uma injustiça julgarem o vieira e não julgarem os outros

  2. Poderão dormir descansados, Vieiras, Salgados e Sócrates que essas sentenças só terão lugar depois da morte, portanto aproveitem há grande o que vos resta para viver!

  3. Bem podem dormir descansados, Vieiras, Salgados e Sócrates que as sentenças serão para depois da morte, aproveitem dos rendimentos, que isto é um paraíso onde poucos têm lugar!

  4. Esta “nu-tícia” é para nos rirmos todos, não? Daqui a pouco estão a dizer que o cavalheiro em epígrafe é um pai de família exemplar e que o seu bom nome não merece cair na lama. Que é uma vítima, coitado. Só que um bandalho é um bandalho, e castigar qualquer bandalho ontem já era tarde, mesmo que falaciosamente pareça cedo.

  5. O problema é que o Salgado ia trazer muita gente que muitos pensam que são muito honestos e sérios e de várias cores políticas, o Sócrates quanto muito irá fazer mal é ao PS e pouco mais, agora o Salgado nem é por acaso que ele em vez de estar preso como aconteceria em outro País que não Portugal ele anda a passear e a gozar com a nossa cara, a nossa justiça e a maior parte dos jornalistas está ao serviço de uma certa casta de gente.

  6. Todos meninos do coro inocentes; tudo bons rapazes.
    O “enganeiro” é que se ri disto tudo e o Zé… paga.
    – É de fartar, vilanagem!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.