Vieira tramado por “cunha” de Rangel. Juiz pagava 19 mil euros por almoço e fugia a multas com documentos de migrantes

(E:D) António Cotrim / Lusa

A magistrada Maria José Morgado está a ultimar a acusação da “Operação Lex” e, nesta altura, é quase certo que levará a julgamento o juiz Rui Rangel e Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, além de mais dois juízes desembargadores, respectivamente, Fátima Galante e Vaz das Neves.

A acusação da “Operação Lex” deverá ser conhecida em Setembro e não se espera brandura de Maria José Morgado, conhecida como “a dama de ferro da Justiça” por já ter levado a tribunal figuras como Pinto da Costa no caso “Apito Dourado”, conforme evidencia o Correio da Manhã (CM).

O jornal destaca que Vieira e Rangel devem ser acusados, tal como os juízes desembargadores Fátima Galante e Vaz das Neves, bem como a actual companheira de Rangel e um funcionário do Tribunal da Relação de Lisboa.

Rui Rangel e Fátima Galante, que já foram casados, foram expulsos da magistratura fruto das suspeitas neste processo. O primeiro continua a contestar a expulsão, mas viu o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) manter a decisão num acórdão recente que é citado pelo Público e onde se revelam detalhes sobre “a vida de luxo” de Rangel.

Vida de luxo com contas por pagar e documentos de marroquinos para escapar a multas

O acórdão de “três centenas e meia de páginas”, como nota este último diário, conclui que Rangel tinha gastos elevados que seriam incomportáveis para os seus rendimentos quando tinha um salário da ordem dos 4 mil euros mensais.

Os magistrados do STJ entendem que Rangel “adoptou, durante anos, uma conduta desonesta e imoral ou desonrosa” e que se envolveu em vários negócios, “da angariação imobiliária à consultoria jurídica”, apesar de isso ser incompatível com o cargo de magistrado.

Mas nem com estes negócios tinha dinheiro suficiente para a sua vida de luxo e acumulava dívidas de renda em casas onde morou e até de contas de telemóvel e de outros serviços. “Num dos casos Rui Rangel viu-se mesmo na iminência de ser despejado“, aponta o Público citando o acórdão.

Rangel chegaria a pagar 19 mil euros por um almoço para 30 pessoas e tinha outros gastos considerados demasiado luxuosos para um juiz, nomeadamente “um colchão com sommier e cabeceira comprado por 5200 euros e uma conta do El Corte Inglés de nove mil, com entrega da mercadoria em casa”, aponta a mesma fonte.

O acórdão do STJ destaca que, de 2012 a 2015, Rangel declarou rendimentos entre os 37.500 e os 61 mil euros, concluindo que o dinheiro para os elevados gastos do magistrado provinha da “venda de acórdãos feitos à medida dos interessados“.

O documento também vinca que Rangel chegou a utilizar “documentos de cidadãos de nacionalidade marroquina e equatoriana” para escapar a multas por excesso de velocidade, com o intuito de “convencer as autoridades de que não era ele quem ia ao volante do seu automóvel”.

Telefonema “apanhou” Vieira

Vieira terá sido um dos alegados beneficiados com decisões de Rangel, segundo as suspeitas da “Operação Lex”. O presidente do Benfica terá sido apanhado num telefonema interceptado pela Polícia Judiciária a dizer ao advogado Jorge Barroso que ia “apertar com o Rangel para ele resolver aquela mer…”, segundo transcrição do CM.

Em causa estaria um processo relacionado com uma dívida fiscal de 1,6 milhões de euros. E Vieira terá pedido a Rangel para que “metesse uma cunha” junto do juiz que era responsável pelo caso.

Como forma de “pagamento”, Vieira terá prometido a Rangel um cargo na futura Universidade do Benfica.

O CM repara que “Vieira começou por ser suspeito do crime de tráfico de influências”, mas conclui que deverá ser acusado de recebimento indevido de vantagem, crime que pode implicar uma pena de prisão até 3 anos.

Entretanto, os juízes Rui Gonçalves e Orlando Nascimento também continuam a ser investigados, havendo suspeitas de eventuais crimes de abuso de poder na atribuição de processos judiciais.

O Conselho Superior da Magistratura também está a analisar a actuação de Vaz das Neves que arrisca ser expulso, tal como aconteceu a Rangel e a Galante.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Pois, uma purga na justiça é urgente.
    Coragem, Maria José Morgado. Tem a nobre tarefa de ajudar a restabelecer a credibilidade num sector que nunca poderá sobreviver se não a possuir.

  2. Limpeza nos três grandes: o Bruno los lagartos já foi, a seguir vai este Vieira e depois vai o Pintinho da fruta, mas este para a morada eterna.

  3. Em Portugal só há uma coisa mais corrupta do que a política: a justiça!
    Essa é que é a grande realidade.

RESPONDER

O Bosão de Higgs foi apanhado a fazer algo inesperado

Uma equipa de cientistas do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN) observou o Bosão de Higgs, a fazer algo inesperado: à medida que caía, esta parecia decompor-se numa combinação inesperada de partículas. De acordo com …

Feitos de estrelas. Os nossos ossos são compostos por estrelas que explodiram

Uma nova investigação concluiu que metade do cálcio do nosso Universo é oriundo de uma supernova rica em cálcio, que explodiu há milhões de anos. O novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista …

"Monarquia criminosa". Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”. A resolução foi aprovada em sessão …

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é mais parecida com um fogo florestal do que com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …