Vieira tramado por “cunha” de Rangel. Juiz pagava 19 mil euros por almoço e fugia a multas com documentos de migrantes

(E:D) António Cotrim / Lusa

A magistrada Maria José Morgado está a ultimar a acusação da “Operação Lex” e, nesta altura, é quase certo que levará a julgamento o juiz Rui Rangel e Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, além de mais dois juízes desembargadores, respectivamente, Fátima Galante e Vaz das Neves.

A acusação da “Operação Lex” deverá ser conhecida em Setembro e não se espera brandura de Maria José Morgado, conhecida como “a dama de ferro da Justiça” por já ter levado a tribunal figuras como Pinto da Costa no caso “Apito Dourado”, conforme evidencia o Correio da Manhã (CM).

O jornal destaca que Vieira e Rangel devem ser acusados, tal como os juízes desembargadores Fátima Galante e Vaz das Neves, bem como a actual companheira de Rangel e um funcionário do Tribunal da Relação de Lisboa.

Rui Rangel e Fátima Galante, que já foram casados, foram expulsos da magistratura fruto das suspeitas neste processo. O primeiro continua a contestar a expulsão, mas viu o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) manter a decisão num acórdão recente que é citado pelo Público e onde se revelam detalhes sobre “a vida de luxo” de Rangel.

Vida de luxo com contas por pagar e documentos de marroquinos para escapar a multas

O acórdão de “três centenas e meia de páginas”, como nota este último diário, conclui que Rangel tinha gastos elevados que seriam incomportáveis para os seus rendimentos quando tinha um salário da ordem dos 4 mil euros mensais.

Os magistrados do STJ entendem que Rangel “adoptou, durante anos, uma conduta desonesta e imoral ou desonrosa” e que se envolveu em vários negócios, “da angariação imobiliária à consultoria jurídica”, apesar de isso ser incompatível com o cargo de magistrado.

Mas nem com estes negócios tinha dinheiro suficiente para a sua vida de luxo e acumulava dívidas de renda em casas onde morou e até de contas de telemóvel e de outros serviços. “Num dos casos Rui Rangel viu-se mesmo na iminência de ser despejado“, aponta o Público citando o acórdão.

Rangel chegaria a pagar 19 mil euros por um almoço para 30 pessoas e tinha outros gastos considerados demasiado luxuosos para um juiz, nomeadamente “um colchão com sommier e cabeceira comprado por 5200 euros e uma conta do El Corte Inglés de nove mil, com entrega da mercadoria em casa”, aponta a mesma fonte.

O acórdão do STJ destaca que, de 2012 a 2015, Rangel declarou rendimentos entre os 37.500 e os 61 mil euros, concluindo que o dinheiro para os elevados gastos do magistrado provinha da “venda de acórdãos feitos à medida dos interessados“.

O documento também vinca que Rangel chegou a utilizar “documentos de cidadãos de nacionalidade marroquina e equatoriana” para escapar a multas por excesso de velocidade, com o intuito de “convencer as autoridades de que não era ele quem ia ao volante do seu automóvel”.

Telefonema “apanhou” Vieira

Vieira terá sido um dos alegados beneficiados com decisões de Rangel, segundo as suspeitas da “Operação Lex”. O presidente do Benfica terá sido apanhado num telefonema interceptado pela Polícia Judiciária a dizer ao advogado Jorge Barroso que ia “apertar com o Rangel para ele resolver aquela mer…”, segundo transcrição do CM.

Em causa estaria um processo relacionado com uma dívida fiscal de 1,6 milhões de euros. E Vieira terá pedido a Rangel para que “metesse uma cunha” junto do juiz que era responsável pelo caso.

Como forma de “pagamento”, Vieira terá prometido a Rangel um cargo na futura Universidade do Benfica.

O CM repara que “Vieira começou por ser suspeito do crime de tráfico de influências”, mas conclui que deverá ser acusado de recebimento indevido de vantagem, crime que pode implicar uma pena de prisão até 3 anos.

Entretanto, os juízes Rui Gonçalves e Orlando Nascimento também continuam a ser investigados, havendo suspeitas de eventuais crimes de abuso de poder na atribuição de processos judiciais.

O Conselho Superior da Magistratura também está a analisar a actuação de Vaz das Neves que arrisca ser expulso, tal como aconteceu a Rangel e a Galante.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Pois, uma purga na justiça é urgente.
    Coragem, Maria José Morgado. Tem a nobre tarefa de ajudar a restabelecer a credibilidade num sector que nunca poderá sobreviver se não a possuir.

  2. Limpeza nos três grandes: o Bruno los lagartos já foi, a seguir vai este Vieira e depois vai o Pintinho da fruta, mas este para a morada eterna.

  3. Em Portugal só há uma coisa mais corrupta do que a política: a justiça!
    Essa é que é a grande realidade.

      • Problema cerebral
        Vivemos num país corrupto: começa as ns juntas e termina no parlamento com a justiça podre, juizes corruptos, procuradores que sabe Deus, o futebol é um antro de vigarices…
        Um país a ser saqueado por gente que só devia estar na prisao.
        Tudo o que é politico é cumplice porque se conformam e compactuam copm esta m….
        Enquanto continuarmos com um cerebro reduzido vamos ser sempre um país de pobre com gente a mnorrer sem acesso a nada.

RESPONDER

Nova Iorque quer oferecer vacina aos turistas. Miami vai começar a vacinar no aeroporto

Em Nova Iorque os turistas irão receber a vacina da Johnson & Johnson e em Miami a vacina da Pfizer. Com o objetivo de reativar o turismo na cidade, as autoridades de Nova Iorque querem oferecer …

Carta misteriosa escrita por passageira do Titanic está a intrigar os peritos

Uma equipa de investigadores está a tentar desvendar um mistério que envolve uma carta que terá sido escrita por uma jovem a bordo do Titanic na véspera do naufrágio. Uma família encontrou a carta numa garrafa …

Violência na Colômbia preocupa comunidade internacional

Várias cidades colombianas continuam a ser palco de violentas manifestações contra o Governo do país, mas são reprimidas com força pela polícia e por militares. As manifestações começaram em forma de protesto contra uma reforma tributária …

Veterana de Bletchley Park tem um novo código da 2.ª Guerra para decifrar (mas precisa de ajuda)

Um casal que encontrou mensagens codificadas da II Guerra Mundial sob o assoalho está tentar decifrá-las com a ajuda do seu vizinho, um decifrador de códigos de Bletchley Park. John e Val Campbell encontraram um esconderijo …

"Caixas mistério" com animais de estimação geram indignação na China

Uma nova moda conhecida como "caixa mistério" ganhou popularidade na China. O método consiste em fazer uma encomenda através da internet e é enviada, pelo correio, uma caixa com um animal de estimação. Estas encomendas estão …

Arquivos da polícia do Estado Islâmico revelam como era a vida sob o califado

Arquivos da polícia do Estado Islâmico, conhecida como shurta, revelam como era a vida sob o califado. Os polícias eram tão bem pagos que não podiam ser subornados. Não é sempre que os regimes mirram …

Barco português detido por ancorar ilegalmente em águas da Malásia

Um navio mercante registado em Portugal está retido na Malásia por ter alegadamente ancorado em águas territoriais do país sem autorização, avançou esta sexta-feira a Guarda Costeira malaia. Num comunicado, Nurul Hizam Zakaria, diretor da agência …

”Eficácia e qualidade”. OMS aprova vacina chinesa da Sinopharm

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou, esta sexta-feira, o uso de emergência da vacina chinesa contra a covid-19 da Sinopharm. Trata-se da primeira vacina desenvolvida pela China a ser aprovada pela organização, lembra a agência …

Sem estado de emergência não pode haver confinamento de pessoas saudáveis

O constitucionalista Jorge Reis Novais defendeu hoje que sem estado de emergência que suspenda a garantia do artigo 27.º da Constituição não pode haver confinamento de pessoas saudáveis, até uma eventual revisão constitucional. Por outro lado, …

"Neuro-direitos". O Chile quer proteger os seus cidadãos do controlo da mente

O Chile quer tornar-se o primeiro país a proteger as pessoas do controlo da mente, à medida que a capacidade de mexer com cérebros se aproxima cada vez mais da realidade. O senador Guido Girardi está …