OMS defende que se deve evitar cumprimentar com o cotovelo

O diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS) defende que, além de beijos e abraços, também o cumprimento com o cotovelo deve ser evitado.

“Ao cumprimentar as outras pessoas, o melhor é evitar cotoveladas, porque estas colocam-nos a menos de um metro de distância da outra pessoa”, escreveu Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) na rede social Twitter, de acordo com o Diário de Notícias.

Como alternativa, o responsável da OMS sugere o gesto de levar a mão ao coração, mantendo sempre uma distância de, no mínimo, 1,5 metros em relação a outra pessoa.

Carlos Fuente Lafuente, diretor do Centro de Treino de Protocolos do ISEMCO e ex-responsável pelo protocolo da Fundação Princesa das Astúrias, disse, em declarações ao jornal espanhol ABC, que “o toque de cotovelo a que temos assistido tanto, na minha opinião, é uma saudação de mau gosto, anti-higiénica, que não cumpre as normas sobre o distanciamento social”.

Quando se fala do cumprimento com o cotovelo, descarta-se também todas as outras formas de cumprimento que não respeitem a distância de segurança, como um toque com os pés ou com os punhos fechados.

Com isto, pretende-se que as pessoas reduzam, ao máximo, o contacto físico, que é uma tendência natural humana. Segundo especialistas, deve ser suficiente para cumprimentar alguém nos próximos tempos.

Em Portugal, esta sexta-feira, durante a conferência de imprensa onde é feito um balanço da situação epidemiológica portuguesa, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, apelou à diminuição do convívio. Graça Freitas pediu mais distanciamento, mesmo entre familiares que não vivam juntos.

Nas últimas três semanas, o ritmo de propagação do vírus cresceu, atingindo valores registados em abril, nas primeiras semanas do confinamento.

Esta sexta-feira, foram confirmadas mais três mortes e 687 novas infeções pelo novo coronavírus.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Os muçulmanos é que se andam de cara coberta como agora se vê com as máscaras e cumprimentam com a mão no coração.
    Esta pandemia da treta chamada Covid não passa de uma virose com aspirações comerciais a pandemia. Sem dúvida o negócio do século!

  2. Mas alguém ainda ouve a OMS? É preciso vir uma alma iluminada da OMS para dizer se podemos ou não cumprimentar com o cotovelo? O papel da OMS deveria ter sido, em Novembro, alertar o mundo, e em dezembro sugerir medidas para isolar o vírus na China, em vez de encobrir a China. Ao invés, em fevereiro estavam mais preocupados em chamar o Trump de alarmista e xenófobo por querer cancelar viagens aéreas, primeiro de/para China, depois de/para Europa, para em março decidir que afinal é melhor fechar os aeroportos, preocupados depois em criticar o Trump por ter desvalorizado e reagido tarde com o vírus. Desde que a OMS se tornou um braço político da China, perdeu a sua utilidade e credibilidade. Pelo contrário. É nociva e perigosa.

  3. Ahhhhhhh, finalmente alguém com juízo!

    Sempre achei uma idiotice essa de cumprimentar chocando cotovelos. Não sei quem inventou essa, mas nesse dia mais valia ter ido para a praia.

    Finalmente se reconhece que isso não tem sentido e, por que isso, é perigoso!

    Acabemos com a cotovelada, já!

  4. Finalmente alguém “me ouviu”.
    Mão no coração é bonitinho. O Pedro Abrunhosa tinha um do género 🙂
    Ou então a vénia Japonesa, essa também não exige contacto.

  5. Bem Fez o Trump de se ter desligado desta OMS, que não sabe o que diz, nem diz o que sabe, e toas as ovelhas do Planeta vão atrás. É uma tristeza, ver como se manobram as pessoas e depois os governos.Alarmar, criar o máximo de medo, e já está. Estão no ponto de completo domínio, e prontos para fazerem os que eles querem, nomeadamente os laboratórios, principais interessados em todo este esquema. Nunca terão ganho e continuarão ganhando tanto como com esta coisa alarmista, que não mais irá desaparecer com ou sem vacinas. Os medrosos, que pensam que ficam cá para semente, são os que até morrerem, irão continuar a alimentar os laboratórios.

  6. Os “cordeirinhos ” obedecem, foi assim com o cotovelo e vai ser rapidamente assim com a mão no coração e outras práticas que certamente se seguirão. Imitar é mais fácil do que ser original e simplesmente evitar o cumprimento físico para aqueles que já estão reféns do medo.

RESPONDER

Proibição de circulação. Governo rejeita ter "vários pesos e várias medidas"

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, rejeitou esta terça-feira que o Governo tenha “vários pesos e várias medidas” tendo em conta as exceções à circulação dos cidadãos entre concelhos entre 30 de outubro e …

Pfizer pode ter vacina ainda neste ano. Guterres exige que esteja “disponível e acessível” para todos

A farmacêutica Pfizer está otimista em relação à perspetiva de fornecer uma vacina contra a covid-19 ainda em 2020. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, exigiu que esteja “disponível” e “acessível” para todos. Albert Bourla, …

Nem um carro consegue esmagar este besouro indestrutível

O diabólico besouro de ferro tem um dos mais resistentes exoesqueletos naturais. A forma como este animal consegue sobreviver pode inspirar o desenvolvimento de novos materiais com a mesma dureza. Engenheiros da Universidade da Califórnia e …

OSIRIS-REx recolheu demasiadas amostras do Bennu (e está a perder parte delas)

A NASA revelou que a sonda OSIRIS-REx conseguiu recolher uma grande amostra de partículas do asteróide Bennu - tanto material que fez com que a tampa do compartimento não fechasse corretamente. Na semana passada, a sonda …

Cientistas captam atmosfera de um extraordinário exoplaneta que não deveria existir

Uma equipa de cientistas da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, captou a atmosfera de um exoplaneta "que não deveria existir" ao analisar dados do telescópio TESS da agência espacial norte-americana (NASA). O planeta em causa …

Refrigerantes light causam o mesmo risco de doenças cardíacas que bebidas normais

Um novo estudo da Universidade Sorbonne, em Paris, descobriu que bebidas adoçadas artificialmente - como as light, diet e zero - podem ser tão prejudiciais para o coração quanto os refrigerantes normais. Os investigadores, que acompanharam …

“Monstro patológico”. Documento revela que Henrique VIII planeou decapitação de Ana Bolena

Uma equipa de investigadores encontrou um livro que contém instruções específicas do rei Henrique VIII que mostram que o monarca queria que a sua segunda esposa, Ana Bolena, fosse executada. Neste documento, o rei Henrique VIII …

Robô humanóide sem cabeça empilha e carrega caixas (e já está à venda)

A fabricante de robôs Agility construiu um robô humanóide bípede chamado Digit, que consegue carregar caixas e que está a ser vendido por 250 mil dólares. De acordo com o TechXplore, o robô Digit foi projetado …

Porto 2-0 Olympiacos | Chama do “dragão” trava gregos

O FC Porto venceu na noite desta terça-feira o Olympiacos por 2-0, numa partida relativa à segunda jornada do Grupo C da Liga dos Campeões, sob o olhar dos cerca de 3750 adeptos que se …

Antigos maias construíram filtros de água sofisticados (capazes de funcionar nos dias de hoje)

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Cincinnati (UC), os antigos maias da cidade de Tikal construíram sofisticados filtros de água através do uso de materiais naturais importados. Os investigadores da UC descobriram evidências de …