OMS defende que se deve evitar cumprimentar com o cotovelo

O diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS) defende que, além de beijos e abraços, também o cumprimento com o cotovelo deve ser evitado.

“Ao cumprimentar as outras pessoas, o melhor é evitar cotoveladas, porque estas colocam-nos a menos de um metro de distância da outra pessoa”, escreveu Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) na rede social Twitter, de acordo com o Diário de Notícias.

Como alternativa, o responsável da OMS sugere o gesto de levar a mão ao coração, mantendo sempre uma distância de, no mínimo, 1,5 metros em relação a outra pessoa.

Carlos Fuente Lafuente, diretor do Centro de Treino de Protocolos do ISEMCO e ex-responsável pelo protocolo da Fundação Princesa das Astúrias, disse, em declarações ao jornal espanhol ABC, que “o toque de cotovelo a que temos assistido tanto, na minha opinião, é uma saudação de mau gosto, anti-higiénica, que não cumpre as normas sobre o distanciamento social”.

Quando se fala do cumprimento com o cotovelo, descarta-se também todas as outras formas de cumprimento que não respeitem a distância de segurança, como um toque com os pés ou com os punhos fechados.

Com isto, pretende-se que as pessoas reduzam, ao máximo, o contacto físico, que é uma tendência natural humana. Segundo especialistas, deve ser suficiente para cumprimentar alguém nos próximos tempos.

Em Portugal, esta sexta-feira, durante a conferência de imprensa onde é feito um balanço da situação epidemiológica portuguesa, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, apelou à diminuição do convívio. Graça Freitas pediu mais distanciamento, mesmo entre familiares que não vivam juntos.

Nas últimas três semanas, o ritmo de propagação do vírus cresceu, atingindo valores registados em abril, nas primeiras semanas do confinamento.

Esta sexta-feira, foram confirmadas mais três mortes e 687 novas infeções pelo novo coronavírus.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Os muçulmanos é que se andam de cara coberta como agora se vê com as máscaras e cumprimentam com a mão no coração.
    Esta pandemia da treta chamada Covid não passa de uma virose com aspirações comerciais a pandemia. Sem dúvida o negócio do século!

  2. Mas alguém ainda ouve a OMS? É preciso vir uma alma iluminada da OMS para dizer se podemos ou não cumprimentar com o cotovelo? O papel da OMS deveria ter sido, em Novembro, alertar o mundo, e em dezembro sugerir medidas para isolar o vírus na China, em vez de encobrir a China. Ao invés, em fevereiro estavam mais preocupados em chamar o Trump de alarmista e xenófobo por querer cancelar viagens aéreas, primeiro de/para China, depois de/para Europa, para em março decidir que afinal é melhor fechar os aeroportos, preocupados depois em criticar o Trump por ter desvalorizado e reagido tarde com o vírus. Desde que a OMS se tornou um braço político da China, perdeu a sua utilidade e credibilidade. Pelo contrário. É nociva e perigosa.

  3. Ahhhhhhh, finalmente alguém com juízo!

    Sempre achei uma idiotice essa de cumprimentar chocando cotovelos. Não sei quem inventou essa, mas nesse dia mais valia ter ido para a praia.

    Finalmente se reconhece que isso não tem sentido e, por que isso, é perigoso!

    Acabemos com a cotovelada, já!

  4. Finalmente alguém “me ouviu”.
    Mão no coração é bonitinho. O Pedro Abrunhosa tinha um do género 🙂
    Ou então a vénia Japonesa, essa também não exige contacto.

  5. Bem Fez o Trump de se ter desligado desta OMS, que não sabe o que diz, nem diz o que sabe, e toas as ovelhas do Planeta vão atrás. É uma tristeza, ver como se manobram as pessoas e depois os governos.Alarmar, criar o máximo de medo, e já está. Estão no ponto de completo domínio, e prontos para fazerem os que eles querem, nomeadamente os laboratórios, principais interessados em todo este esquema. Nunca terão ganho e continuarão ganhando tanto como com esta coisa alarmista, que não mais irá desaparecer com ou sem vacinas. Os medrosos, que pensam que ficam cá para semente, são os que até morrerem, irão continuar a alimentar os laboratórios.

  6. Os “cordeirinhos ” obedecem, foi assim com o cotovelo e vai ser rapidamente assim com a mão no coração e outras práticas que certamente se seguirão. Imitar é mais fácil do que ser original e simplesmente evitar o cumprimento físico para aqueles que já estão reféns do medo.

RESPONDER

Pessoas que enfrentam bem a manhã são mais saudáveis (e trabalham melhor)

Vários estudos têm demonstrado que algumas pessoas enfrentam as manhãs de forma naturalmente melhor, o que faz com que tenham um conjunto de diferenças cerebrais que as tornam mais felizes quando acordam. Por outro lado, as …

Cavalos, elefantes e peixes. Circo alemão substitui animais por hologramas gigantes

Após muitas críticas e polémicas à volta do uso de animais em circos, o Circo Roncalli decidiu substituí-los por hologramas, tornando-se o pioneiro nesta abordagem futurista. Os circos têm uma história polémica devido ao facto de …

FC Porto 2-3 SC Braga | Vitória no Dragão leva Braga à final da Taça

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 3-2, em jogo da segunda mão da meia-final da Taça da Portugal de futebol, e garantiu um lugar na final da competição. Depois do empate (1-1) …

Mona Lisa: a cadeira escondida que transforma o significado da obra de Da Vinci

O quadro da autoria de Leonardo Da Vinci é a obra de arte mais famosa do mundo. Contudo, há um detalhe que tem passado despercebido: a cadeira onde a misteriosa mulher está sentada. Escondida, mas …

"Projeto Xueliang". O plano chinês para fiscalizar 100% do espaço público

O "Projeto Xueliang" da China tem como objetivo fiscalizar a totalidade do espaço público, transformando vizinhos em agentes de vigilância do Estado. Em 2016, o município de Pingyi, localizado sete horas a norte de Shangai, tinha …

Há quem tome medicamento para cavalos para tratar covid-19, podendo envenenar-se acidentalmente

A pandemia de covid-19 gerou uma série de desinformações, algumas levando as pessoas a tomar medicamentos não prescritos para tratamento da doença, colocando em risco a sua saúde. Quando a cloroquina, medicamento para tratar a malária, …

Parece o "Batmóvel", é movido a energia solar e pode ser produzido em massa

A Aptera Motors está a preparar-se para lançar o primeiro automóvel movido a energia solar a ser produzido em massa até ao final do ano. A Aptera Motors, uma empresa norte-americana, apresentou recentemente o primeiro carro …

George Floyd. Minneapolis ia contratar influencers para combater desinformação durante julgamento de Derek Chauvin

A cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, planeava contratar seis influencers para ajudar a partilhar informações durante o julgamento de Derek Chauvin, o ex-polícia acusado de assassinar George Floyd. De acordo com a CNN, o plano …

Imagens revelam que a Coreia do Norte oculta local onde armazena armas nucleares. EUA planeiam agir

As imagens de satélite mostram que a Coreia do Norte tomou medidas para ocultar uma instalação, que as agências de inteligência dos EUA acreditam estar a ser usada para armazenar armas nucleares. A situação fez …

Antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi recebeu envelope com duas balas

O antigo chefe do governo italiano Matteo Renzi recebeu, esta quarta-feira, um envelope com duas balas no interior, uma ameaça imediatamente denunciada por toda a classe política. O envelope foi entregue diretamente na sede do Senado, …