Oito em cada 10 portugueses é a favor do recolher obrigatório. Metade rejeita novo confinamento

Abir Sultan / EPA

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF concluiu que a maioria dos portugueses é favor de que Portugal adote o recolher obrigatório, mas é contra um novo confinamento.

De acordo com a sondagem para o Jornal de Notícias e TSF, 81% dos inquiridos é a favor de regras que obrigam a ficar em casa à noite, como já acontece noutros países.

Esta opinião é partilhada por inquiridos de todas as idades, regiões e partidos. Apenas 19% discordam desta eventual medida.

Em relação ao cenário de um novo período de confinamento, metade dos inquiridos (50%) rejeita a ideia e 39% considera que seria uma medida acertada. A oposição é maior entre os mais velhos.

Caso se avançasse para um novo confinamento, as opiniões dividem-se entre quem defende um confinamento “igual ao anterior” (33%), “mais exigente” (31%) e “menos exigente” (31%).

A sondagem revela ainda que mais de metade dos inquiridos consideram que é baixa (40%) ou muito baixa (16%) a possibilidade de serem infetados, tendo em conta os locais que frequentam, as pessoas com quem convivem e os cuidados que têm.

As festas, grandes ajuntamentos e transportes públicos são os locais apontados como de “maior risco”, mas regista-se uma subida da perceção de risco associada a hospitais, cafés, restaurantes e lojas. No fundo da tabela estão as farmácias e as escolas.

Metade dos inquiridos nesta sondagem conhecem alguém que tem ou já teve covid 19. 48% responde que não.

A sondagem resultou de 694 entrevistas e foi realizada entre os dias 22 a 26 de setembro – antes de os autarcas da área metropolitana do Porto virem a público defender a medida e depois de o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ter admitido a possibilidade caso haja um “agravamento brutal da situação”.

Esta quarta-feira, o primeiro-ministro marcou reuniões com os partidos na sexta-feira e convocou para sábado um Conselho de Ministros extraordinário para definir novas “ações imediatas” para o controlo da pandemia de covid-19 em Portugal.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se houvessem cérebros em vez de mentecaptos, o recolher obrigatório teria sido decretado logo aquando do início da 2ª vaga e ter-se-iam evitado muitos ajuntamentos (uns conhecidos, mas a maioria certamente ignorada) com consequências de que estaremos a ser vítimas. MAS ISSO ERA SE TIVÉSSEMOS BONS GOVERNANTES.

RESPONDER

Conseguirão os humanos compreender baleiês? Cientistas acreditam que sim

Uma equipa de investigadores está a tentar recolher e decifrar os sons emitidos por cachalotes, para compreender a sua linguagem. Os cachalotes estão entre os animais mais barulhentos do planeta, produzindo sons de rangidos, batidas e …

NASA regressa a Vénus para perceber se o planeta já foi habitável no passado

A NASA está a regressar a Vénus para aprender como é que o planeta se tornou um deserto quente e venenoso — e se o planeta já foi habitável no passado. A NASA está finalmente a …

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …