Costa convoca partidos e Conselho de Ministros extraordinário para “ações imediatas”

Mário Cruz / Lusa

O primeiro-ministro marcou reuniões com os partidos na sexta-feira e convocou para sábado um Conselho de Ministros extraordinário para definir novas “ações imediatas” para o controlo da pandemia de covid-19 em Portugal.

Fonte do Governo disse, esta quarta-feira, à agência Lusa que, perante a evolução da pandemia em Portugal nas últimas semanas, a ministra da Saúde, Marta Temido, e a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, estão já a ouvir um conjunto de epidemiologistas.

Além das reuniões com os partidos com representação parlamentar, na sexta-feira, e do Conselho de Ministros extraordinário, no sábado, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, está a ouvir parceiros sociais.

Ainda no âmbito do combate à covid-19, o primeiro-ministro participará ainda num Conselho Europeu extraordinário, por videoconferência, esta quinta-feira, ao fim do dia, para procurar resposta coordenada a nível europeu.

Esta terça-feira, Portugal registou mais 3299 casos e 28 mortes por covid-19. Desde o início da pandemia, o país conta já com um total de 124.432 infetados e 2371 mortos.

O Norte voltou a ser, mais uma vez, a região com o maior número de novas infeções, registando mais 2076 em comparação com a véspera. É também a região com o maior número de óbitos nas últimas 24 horas, com mais 12 mortes.

Especialistas alertam que esta região poderá atingir os 7000 casos diários na próxima semana. Perante estas previsões, autarcas de muitos concelhos já estão a planear medidas mais apertadas.

Marco Martins, presidente da Comissão Distrital da Proteção Civil do Porto, garantiu ao Jornal de Notícias que vai pedir ao primeiro-ministro que decrete o recolher obrigatório no distrito do Porto.

Em Matosinhos, por exemplo, a autarquia aprovou, esta terça-feira, o fecho dos centros comerciais a partir das 21 horas e recomendou ainda a implementação de ensino à distância para o 3º ciclo, Ensino Secundário, Profissional e Universitário.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Quando os autarcas demonstram mais inteligência e discernimento que o senhores ministros. A senhora ministra da Saúde já deveria ter dado lugar a alguém mais competente.
    Mas em Portugal não se elegem competentes para os grande cargos. Apenas para cargos Locais aparentemente

  2. É verdade! Os autarcas revelam muito mais inteligência que o governo, onde Ministra da Saúde e Diretora da DGS já de há muito não têm qualquer credibilidade. A verdadeira solução só à chinesa o que na europa “democrática” é impossível porque a democracia até confere direitos à estupidez.

  3. Já eu tenho uma opinião diferente.
    Dos casos activos actuais apenas 4% estão hospitalizados.
    Isto quer dizer que 96% de todos os infectados são assintomáticos ou têm sintomas ligeiros, fonte do governo por parte da DGS, e estes ou não são medicados ou usam medicamentos para a gripe comum, passado algum tempo, cerca de 10 dias, mesmo a testarem positivo sem sintomas ou com sintomas reduzidos a doença está sanada, já não propaga infecção, palavras da directora da DGS.
    Mais, de todos os internados apenas 10% necessitam de cuidados intensivos por terem a infecção mais gravosa.
    Isto quer dizer que apenas 0,4% de todos os infectados actuais precisam de cuidados especiais.
    Se acrescentarmos que mais de 60% dos óbitos pertencem à classe etária acima dos 80 anos, que logicamente já têm complicações de saúde próprias da idade e que a faixa etária seguinte, dos 70 aos 79 anos é onde acontecem cerca de 25% dos óbitos, pessoas também com complicações associadas à idade, parece-me que estamos a fazer uma tempestade num copo de água.
    Que a doença existe todos sabemos que sim, que tem a gravidade que lhe querem atribuir, eu não acredito.
    O que está a matar mais é a pandemia do medo, e esta opinião não é só minha…
    Agora, se tomarem decisões para confinar ou fechar empresas, estão a provocar uma crise económica que pode levar à fome, ao desespero e a muitas mortes, mesmo muitas mortes.
    Para mim é deste o perigo que os dirigentes têm que proteger o país e o mundo.
    É a minha opinião, mesmo que em contra-ciclo com a opinião generalizada, e não pretendo que me apoiem ou ataquem, é um direito que eu ainda tenho, poder opinar.

RESPONDER

Meteorito atinge casa de homem indonésio e transforma-o em milionário

O caso insólito aconteceu em Kolang, na Sumatra do Norte, Indonésia. Um fabricante de caixões de 33 anos encontrou um meteorito no seu jardim, depois deste atingir o telhado da sua casa em agosto. O protagonista …

Há 20 anos que ninguém sabe do paradeiro de dois cadernos de Charles Darwin

Dois dos cadernos do naturalista Charles Darwin, um dos quais com o rascunho da “Árvore da Vida” (1837), estão desaparecidos há cerca de 20 anos e terão sido muito provavelmente roubados, anunciou esta terça-feira a …

Cientistas reconstruiram explosão de Beirute através das redes sociais

Cientistas forenses recorreram a imagens partilhadas nas redes sociais para reconstruirem a explosão de Beirute, em agosto, que matou 191 pessoas. A 4 de agosto, uma série de explosões causadas por 2.750 toneladas de nitrato de …

Professor alemão do ensino básico é suspeito de canibalismo e homicídio

Depois de uma pilha de ossos ter sido encontrada por transeuntes no parque de Berlim, as autoridades alemãs descobriram que se tratava de uma vítima de canibalismo. As pistas conduziram-nas, mais tarde, à casa do …

Marselha 0-2 FC Porto | Dragão vence e abre porta dos "oitavos"

Basta apenas um ponto para que o FC Porto carimbe uma vaga nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Na noite desta quarta-feira, os “dragões” venceram o Marseille por 2-0 – com os contributos de Zaidu …

Mais de 100 mil crianças morreram com VIH e 320 mil ficaram infetadas. A pandemia pode piorar o cenário

De acordo com um relatório da UNICEF, a cada 100 segundos uma criança ou jovem com menos de 20 anos foi infetado pelo VIH no ano passado. Com os novos dados, o número total de …

Animação mostra como foram construídas as pontes do século XIV

Construir uma ponte sobre a água parece uma tarefa complicada e a verdade é que, apesar dos inúmeros avanços tecnológicos, os fundamentos pouco alteraram desde os tempos medievais. A Ponte Carlos tem 618 anos, mas não …

Médicos sem Fronteiras deixam hospital da Venezuela devido a restrições

A Médicos sem Fronteiras (MSF) vai se retirar de uma colaboração com um hospital venezuelano que visa tratar pacientes com covid-19 devido a restrições na entrada de especialistas no país, informou a organização na terça-feira. A …

O novo amplificador de guitarra tem maior capacidade de encaixe (e é mais poderoso)

Em 2016, o engenheiro eletrónico Chris Prendergast lançou um projeto Kickstarter para o amplificador de guitarra portátil JamStack. Este encaixava-se num pino de correia e emitia sons gerados por um smartphone. Agora foi lançada a …

Etiópia. Comissão de direitos humanos denuncia massacre de 600 civis na região de Tigré

A organização independente que investiga acusações de violência contra civis na Etiópia corroborou o relatório da Amnistia Internacional que denunciou a chacina de pelo menos 600 pessoas na região de Tigré, no Norte do país. Segundo …