Costa convoca partidos e Conselho de Ministros extraordinário para “ações imediatas”

Mário Cruz / Lusa

O primeiro-ministro marcou reuniões com os partidos na sexta-feira e convocou para sábado um Conselho de Ministros extraordinário para definir novas “ações imediatas” para o controlo da pandemia de covid-19 em Portugal.

Fonte do Governo disse, esta quarta-feira, à agência Lusa que, perante a evolução da pandemia em Portugal nas últimas semanas, a ministra da Saúde, Marta Temido, e a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, estão já a ouvir um conjunto de epidemiologistas.

Além das reuniões com os partidos com representação parlamentar, na sexta-feira, e do Conselho de Ministros extraordinário, no sábado, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, está a ouvir parceiros sociais.

Ainda no âmbito do combate à covid-19, o primeiro-ministro participará ainda num Conselho Europeu extraordinário, por videoconferência, esta quinta-feira, ao fim do dia, para procurar resposta coordenada a nível europeu.

Esta terça-feira, Portugal registou mais 3299 casos e 28 mortes por covid-19. Desde o início da pandemia, o país conta já com um total de 124.432 infetados e 2371 mortos.

O Norte voltou a ser, mais uma vez, a região com o maior número de novas infeções, registando mais 2076 em comparação com a véspera. É também a região com o maior número de óbitos nas últimas 24 horas, com mais 12 mortes.

Especialistas alertam que esta região poderá atingir os 7000 casos diários na próxima semana. Perante estas previsões, autarcas de muitos concelhos já estão a planear medidas mais apertadas.

Marco Martins, presidente da Comissão Distrital da Proteção Civil do Porto, garantiu ao Jornal de Notícias que vai pedir ao primeiro-ministro que decrete o recolher obrigatório no distrito do Porto.

Em Matosinhos, por exemplo, a autarquia aprovou, esta terça-feira, o fecho dos centros comerciais a partir das 21 horas e recomendou ainda a implementação de ensino à distância para o 3º ciclo, Ensino Secundário, Profissional e Universitário.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Quando os autarcas demonstram mais inteligência e discernimento que o senhores ministros. A senhora ministra da Saúde já deveria ter dado lugar a alguém mais competente.
    Mas em Portugal não se elegem competentes para os grande cargos. Apenas para cargos Locais aparentemente

  2. É verdade! Os autarcas revelam muito mais inteligência que o governo, onde Ministra da Saúde e Diretora da DGS já de há muito não têm qualquer credibilidade. A verdadeira solução só à chinesa o que na europa “democrática” é impossível porque a democracia até confere direitos à estupidez.

  3. Já eu tenho uma opinião diferente.
    Dos casos activos actuais apenas 4% estão hospitalizados.
    Isto quer dizer que 96% de todos os infectados são assintomáticos ou têm sintomas ligeiros, fonte do governo por parte da DGS, e estes ou não são medicados ou usam medicamentos para a gripe comum, passado algum tempo, cerca de 10 dias, mesmo a testarem positivo sem sintomas ou com sintomas reduzidos a doença está sanada, já não propaga infecção, palavras da directora da DGS.
    Mais, de todos os internados apenas 10% necessitam de cuidados intensivos por terem a infecção mais gravosa.
    Isto quer dizer que apenas 0,4% de todos os infectados actuais precisam de cuidados especiais.
    Se acrescentarmos que mais de 60% dos óbitos pertencem à classe etária acima dos 80 anos, que logicamente já têm complicações de saúde próprias da idade e que a faixa etária seguinte, dos 70 aos 79 anos é onde acontecem cerca de 25% dos óbitos, pessoas também com complicações associadas à idade, parece-me que estamos a fazer uma tempestade num copo de água.
    Que a doença existe todos sabemos que sim, que tem a gravidade que lhe querem atribuir, eu não acredito.
    O que está a matar mais é a pandemia do medo, e esta opinião não é só minha…
    Agora, se tomarem decisões para confinar ou fechar empresas, estão a provocar uma crise económica que pode levar à fome, ao desespero e a muitas mortes, mesmo muitas mortes.
    Para mim é deste o perigo que os dirigentes têm que proteger o país e o mundo.
    É a minha opinião, mesmo que em contra-ciclo com a opinião generalizada, e não pretendo que me apoiem ou ataquem, é um direito que eu ainda tenho, poder opinar.

RESPONDER

O envelhecimento celular em humanos foi parcialmente revertido (com o uso de oxigénio)

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram uma forma de reverter o processo de envelhecimento celular e podem ter feito um avanço na procura pela juventude eterna. O novo estudo publicado na revista Aging …

Porto 0-0 Man City | Pragmatismo portista garante “oitavos”

O FC Porto está nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os “azuis-e-brancos” precisavam apenas de um empate, ou que o Olympiacos não vencesse em França, em casa do Marselha, e ambos os pressupostos aconteceram – …

O céu tingiu-se de roxo na Suécia (e a culpa era de uma plantação de tomates)

O céu ficou misteriosamente tingido de roxo em Trelleborg, a cidade mais a sul da Suécia, por causa da luz vinda de uma plantação de tomate enuma cidade próxima. Há algumas semanas, os moradores de Trelleborg …

Maurícias estão a abater um morcego ameaçado de extinção por interesses económicos

O morcego das Maurícias, em perigo de extinção, é mais uma vez o centro de um polémico abate nas mãos do Governo, para alarme das organizações de conservação da vida selvagem. Sob pressão de agricultores e …

Procurador-geral dos EUA: não há provas de fraude eleitoral generalizada

O procurador-geral dos Estados Unidos da América, William Barr, reconheceu hoje que não houve fraude em dimensão suficiente para invalidar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais norte-americanas. "Nesta altura, não vimos fraude a …

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" aos incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …