Costa convoca partidos e Conselho de Ministros extraordinário para “ações imediatas”

Mário Cruz / Lusa

O primeiro-ministro marcou reuniões com os partidos na sexta-feira e convocou para sábado um Conselho de Ministros extraordinário para definir novas “ações imediatas” para o controlo da pandemia de covid-19 em Portugal.

Fonte do Governo disse, esta quarta-feira, à agência Lusa que, perante a evolução da pandemia em Portugal nas últimas semanas, a ministra da Saúde, Marta Temido, e a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, estão já a ouvir um conjunto de epidemiologistas.

Além das reuniões com os partidos com representação parlamentar, na sexta-feira, e do Conselho de Ministros extraordinário, no sábado, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, está a ouvir parceiros sociais.

Ainda no âmbito do combate à covid-19, o primeiro-ministro participará ainda num Conselho Europeu extraordinário, por videoconferência, esta quinta-feira, ao fim do dia, para procurar resposta coordenada a nível europeu.

Esta terça-feira, Portugal registou mais 3299 casos e 28 mortes por covid-19. Desde o início da pandemia, o país conta já com um total de 124.432 infetados e 2371 mortos.

O Norte voltou a ser, mais uma vez, a região com o maior número de novas infeções, registando mais 2076 em comparação com a véspera. É também a região com o maior número de óbitos nas últimas 24 horas, com mais 12 mortes.

Especialistas alertam que esta região poderá atingir os 7000 casos diários na próxima semana. Perante estas previsões, autarcas de muitos concelhos já estão a planear medidas mais apertadas.

Marco Martins, presidente da Comissão Distrital da Proteção Civil do Porto, garantiu ao Jornal de Notícias que vai pedir ao primeiro-ministro que decrete o recolher obrigatório no distrito do Porto.

Em Matosinhos, por exemplo, a autarquia aprovou, esta terça-feira, o fecho dos centros comerciais a partir das 21 horas e recomendou ainda a implementação de ensino à distância para o 3º ciclo, Ensino Secundário, Profissional e Universitário.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Quando os autarcas demonstram mais inteligência e discernimento que o senhores ministros. A senhora ministra da Saúde já deveria ter dado lugar a alguém mais competente.
    Mas em Portugal não se elegem competentes para os grande cargos. Apenas para cargos Locais aparentemente

  2. É verdade! Os autarcas revelam muito mais inteligência que o governo, onde Ministra da Saúde e Diretora da DGS já de há muito não têm qualquer credibilidade. A verdadeira solução só à chinesa o que na europa “democrática” é impossível porque a democracia até confere direitos à estupidez.

  3. Já eu tenho uma opinião diferente.
    Dos casos activos actuais apenas 4% estão hospitalizados.
    Isto quer dizer que 96% de todos os infectados são assintomáticos ou têm sintomas ligeiros, fonte do governo por parte da DGS, e estes ou não são medicados ou usam medicamentos para a gripe comum, passado algum tempo, cerca de 10 dias, mesmo a testarem positivo sem sintomas ou com sintomas reduzidos a doença está sanada, já não propaga infecção, palavras da directora da DGS.
    Mais, de todos os internados apenas 10% necessitam de cuidados intensivos por terem a infecção mais gravosa.
    Isto quer dizer que apenas 0,4% de todos os infectados actuais precisam de cuidados especiais.
    Se acrescentarmos que mais de 60% dos óbitos pertencem à classe etária acima dos 80 anos, que logicamente já têm complicações de saúde próprias da idade e que a faixa etária seguinte, dos 70 aos 79 anos é onde acontecem cerca de 25% dos óbitos, pessoas também com complicações associadas à idade, parece-me que estamos a fazer uma tempestade num copo de água.
    Que a doença existe todos sabemos que sim, que tem a gravidade que lhe querem atribuir, eu não acredito.
    O que está a matar mais é a pandemia do medo, e esta opinião não é só minha…
    Agora, se tomarem decisões para confinar ou fechar empresas, estão a provocar uma crise económica que pode levar à fome, ao desespero e a muitas mortes, mesmo muitas mortes.
    Para mim é deste o perigo que os dirigentes têm que proteger o país e o mundo.
    É a minha opinião, mesmo que em contra-ciclo com a opinião generalizada, e não pretendo que me apoiem ou ataquem, é um direito que eu ainda tenho, poder opinar.

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …