OE2021. Líder do CDS acusa Governo de copiar propostas que antes rejeitou

Tiago Petinga / Lusa

O líder do CDS/PP, Francisco Rodrigues dos Santos

O líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, acusou este sábado o Governo socialista de copiar ideias do partido que antes rejeitou, a propósito da intenção de reduzir as taxas de retenção do IRS em 2021.

“Foi assim no alargamento do ‘lay-off’ para os sócios-gerentes, no vale tecnológico para apoiar as famílias no ensino à distância, e na retenção de IRS que se prepara para fazer no próximo orçamento de Estado e que o CDS já propõe desde março para criar mais rendimento disponível para as famílias”, disse o dirigente, em Coimbra, na tomada de posse da nova comissão política distrital dos centristas.

Num discurso maioritariamente virado para o interior do partido, em que realçou os valores democratas-cristãos, Francisco Rodrigues dos Santos disse que o “Governo chega sempre tarde e a más horas na implementação de medidas que ajudem os portugueses”.

“Da nossa parte, não temos problema nenhum que copiem as nossas propostas, só sugerimos que identifiquem a fonte e respeitem os direitos de autor”, sublinhou o líder do CDS-PP, salientando que relativamente às propostas apresentadas o partido primeiro “estranha e depois entranha”.

Na Guarda, o chefe do Governo português confirmou que uma das medidas que a proposta de Orçamento prevê será uma redução da taxa de retenção na fonte de IRS para todos os trabalhadores, em 2021, de forma a aumentar o salário recebido no final do mês.

O presidente dos centristas anunciou ainda que vai apresentar uma proposta no âmbito do Orçamento de Estado para que a administração pública efetue o levantamento de “todas as taxas e taxinhas que são praticadas, que de acordo com a Confederação da Empresarial de Portugal (CIP) são mais de 4.300″.

“É aquilo que eu chamo um verdadeiro bombardeamento de impostos sobre as nossas empresas que está a afogar e a matar a nossa economia”, disse Francisco Rodrigues dos Santos, salientando que é necessário analisar através do Parlamento quais são as taxas que é preciso eliminar para criar mais justiça fiscal e equidade”.

Segundo o dirigente democrata-cristão, “precisamos que Portugal não continue a jogar a Liga dos Campeões na criação de impostos e a Liga dos Últimos na captação de investimento e criação de riqueza em Portugal”.

Sobre o Orçamento para 2021, Francisco Rodrigues dos Santos salientou que o Governo se prepara para “servir os restos de ontem, a receita de ontem, com mais do mesmo com os mesmos, aplicando exatamente a mesma receita: mais funcionários públicos, mais obras públicas e, no fundo, mais investimento público à socialista”.

“Nós não queremos esse caminho, afirmámos com toda a convicção que era importante apostar na iniciativa privada, numa descida transversal de impostos para as famílias e para as empresas, captar investimento e criar bons serviços públicos, nomeadamente aqueles que num tempo de pandemia são mais solicitados, como é o caso da saúde, e um reforço dos mecanismos de transparência e fiscalização para evitar o assalto aos dinheiros públicos que está a ser feito neste momento em Portugal”, frisou.

Criticou ainda a iniciativa no sentido de criar 600 novas freguesias em Portugal, considerando-a “um laivo do mais profundo eleitoralismo perverso”.

“Depois do assalto aos fundos europeus, de cobrarem mais de 4.300 taxas, depois da substituição do presidente do Tribunal de Contas, de mudarem as regras da contratação pública, querem colocar os portugueses a pagar milhares de tachos e tachinhos para os amigos e para as clientelas de quem está no bloco central de influências”, concluiu Francisco Rodrigues dos Santos.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …