OE2020. PS sugere que PSD quer “sabotar” documento

Mário Cruz / Lusa

O vice-presidente da bancada socialista João Paulo Correia apelou à “responsabilidade” de PSD e CDS-PP na futura apresentação de propostas de alteração na especialidade ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020).

O deputado do PS falava aos jornalistas nos passos perdidos do parlamento, após reunião do seu grupo parlamentar, que contou com o ministro das Finanças, Mário Centeno, e sugeriu mesmo que os sociais-democratas possam vir a tentar “sabotar” o documento do Governo.

“Esperamos que, agora, na especialidade, haja também responsabilidade. Ouvimos o PSD dizer, de manhã, que quer descida de impostos, apesar de os portugueses pagarem hoje menos mil milhões de euros em IRS do que pagavam em 2015, no tempo do PSD/CDS. O PSD, hoje, pede baixa de impostos e, à tarde, vem pedir aumento do investimento público. O que não compreendemos é como o PSD quer fazer esse milagre: descer a receita fiscal e subir a despesa orçamental”, disse.

Segundo João Paulo Correia, “ou há muita irresponsabilidade na apresentação destas propostas, talvez pelo momento interno do PSD, ou o PSD está interessado em sabotar o OE2020”.

Apelamos à responsabilidade daqueles que vão apresentar propostas de alteração para que não provoquem desequilíbrios orçamentais que mudem radicalmente este que é um grande orçamento para o nosso país e para os portugueses”, afirmou.

O deputado socialista disse ser incompreensível “como é que PSD e CDS conseguem apresentar estas propostas sem a responsabilidade do equilíbrio orçamental porque se muitas forem aprovadas, mudam a face do orçamento apresentado na Assembleia da República”.

“O PSD tem dificuldades, neste momento, de encontrar o norte naquilo que é a sua conduta parlamentar e tira do armário alguns fantasmas que são falsas questões”, acrescentou quando questionado sobre as críticas dos sociais-democratas ao excesso de cativações previstas no documento.

// Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Enquanto não se abolir as lei das rendas criada pelo Centro Democrático Social (CDS) e o Partido Social Democrata (PSD), e não for efectuada uma redução e congelamento dos preços das rendas, água, electricidade, e bens de consumo essenciais, qualquer orçamento do Estado é profundamente irrelevante para os cidadãos Portugueses.

    P.S.: Para além disto, temos outro problema, em Portugal o trabalho é negado ao cidadão onde até para empregado de balcão se entra por cunha.

    • Essas medidas que sugere sempre deram excelente resultado, veja-se o caso recente da Venezuela.

    • E no dia em que congelarem as rendas prepare-se para os prédios começarem a cair ou pensa que os senhorios estarão dispostos a “financiar” a estadia do inquilino?!
      Em economia costuma dizer-se que a melhor maneira de destruir uma cidade não é uma bomba atómica; é a implementação de uma lei de controlo de rendas.

RESPONDER

Benfica 2-0 Vitória SC | "Águia" vence e adia festa do Porto

Não foi esta terça-feira que o FC Porto festejou o 29º título de campeão nacional. Na recepção ao Vitória Sport Clube, o Benfica venceu por 2-0, num embate relativo à 32ª jornada da Liga NOS, …

Elon Musk lança concurso para ver quem consegue bater um caracol

O multimilionário, através da sua empresa especializada em construção de túneis, lançou um concurso mundial para ver quem é capaz de bater um caracol. De acordo com o jornal Daily Mail, Elon Musk lançou um concurso …

Covid-19. Tóquio quer pagar até quatro mil euros a bares que fiquem fechados

As autoridades de Tóquio, no Japão, estão a ponderar pagar um subsídio, que pode chegar aos quatro mil euros, aos bares que se mantenham fechados para conter a propagação da covid-19 na cidade. De acordo com …

Médicos franceses detetaram primeiro caso de bebé infetado no útero

Médicos em França pensam ter identificado aquele que será o primeiro caso confirmado de um bebé infetado com covid-19 no útero materno. De acordo com o site Business Insider, a equipa médica conta que a …

17 anos depois, Estados Unidos voltam a aplicar a pena capital a nível federal

Os Estados Unidos procederam, esta terça-feira, à primeira execução federal de um prisioneiro no "corredor da morte" em 17 anos, através de uma injeção letal. Daniel Lewis Lee, 47 anos, natural de Yukon (Oklahoma), foi executado …

Com o pretexto de paz, "senhor da guerra" vai ganhando poder na República Centro-Africana

O "senhor da guerra" Ali Darassa foi pago pelo presidente da República Centro-Africana e já influenciou a demissão de um ministro numa tentativa de manter a paz no país. A República Centro-Africana é um país atormentado …

Ministério Público acusa 25 arguidos pela queda do BES

O Ministério Público deduziu acusação, esta terça-feira, contra 25 arguidos, 18 pessoas singulares e sete pessoas coletivas, no âmbito do processo sobre a queda do Universo Espírito Santo. "O Ministério Público do Departamento Central de Investigação …

Agora, até o Toyota Corolla é um crossover

O Toyota Corolla Cross é o mais recente SUV da marca japonesa. Apesar de a marca estar a reforçar a sua gama de SUV, Portugal terá de esperar mais um pouco. Na semana passada, a Toyota …

Da Escócia à Grécia, Kleon pedalou durante 48 dias para regressar a casa

Um jovem grego, "preso" na Escócia devido ao cancelamento dos voos por causa da pandemia de covid-19, decidiu pedalar durante 48 dias consecutivos para conseguir regressar a casa. De acordo com a CNN, Kleon Papadimitriou, de …

Após fugirem da Venezuela, milhares foram obrigados a regressar por causa da pandemia (mas não é assim tão fácil)

Desde 2016, quase cinco milhões de venezuelanos deixaram o país, fugindo da pobreza e dos serviços sociais e de saúde em colapso. Agora, a pandemia de covid-19 forçou-os a regressar à Venezuela - se o …