Novo supermercado vende produtos em fim de linha até 70% mais baratos

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Os consumidores portugueses têm a partir desta quinta-feira um supermercado com produtos perto ou fora da data preferencial de consumo, mas “com todas as condições de segurança” e com descontos até 70%.

O novo supermercado online Good After vende os produtos através da Internet, e garante a entrega via correios em menos de 24 horas. E os produtos são fornecidos pelos próprios fabricantes.

A iniciativa, no ano em que se assinala o combate ao desperdício alimentar, surgiu de uma empresa portuguesa, e é destinada a portugueses e espanhóis.

O objectivo é também sensibilizar os consumidores para a questão dos prazos de validade dos produtos, porque “consumir até” não é o mesmo que “consumir de preferência antes de“, explicou uma das fundadoras do projecto, Chantal de Gispert.

O supermercado está repleto de marcas conhecidas, porque “precisamos que o consumidor acredite na ideia, e não vendemos frescos, mas sim oportunidades que vão surgindo, produtos alimentares ou não, em fim de linha, obsoletos ou descontinuados”, acrescentou a gestora.

Numa volta rápida pelo supermercado, encontram-se por exemplo gel de limpeza com 40% de desconto, bolachas e sumos ou champôs a metade do preço, frutos secos ou alimentos para animais 70% mais baratos.

O objectivo é dar uma nova vida a todos os produtos que já não têm lugar nos seus canais habituais e cujo destino seria muito possivelmente o lixo, explica Gispert.

chantalcampsdegispert / LinkedIn

Chantal de Gispert, co-fundadora da Good After

Chantal de Gispert, co-fundadora da Good After

A empresa, que tem a plataforma logística em Vila do Conde, no norte de Portugal tem a aprovação da Direcção Geral de Alimentação e Veterinária e é do conhecimento da ASAE, Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.

“Nascemos com três ideias, a pensar numa nova vida de produtos moribundos: poupança das famílias, combate ao desperdício, alimentar e não só, e educar sobre os prazos. Porque deitar fora comida é pecado”, diz Chantal de Gispert.

A responsável garante que o supermercado online terá cada vez mais produtos e admite que no futuro possam existir mesmo espaços físicos, explicando que a ideia já há muito tempo foi posta em prática em países do norte da Europa e com sucesso.

Uma coisa é certa, nenhum produto à venda estará impróprio para consumo, assegura a gestora – ainda que possa ter passado o prazo “de preferência” – e os preços são muito mais baixos.

Porque, diz Chantal de Gispert, o Good After não comercializa produtos fora de prazo – apenas produtos que podem estar fora da data de consumo preferencial.

“Fala-se muito de economia circular e faz todo o sentido. O que não faz sentido é deitar fora produtos que ainda podem ser consumidos em segurança”, refere a responsável.

ZAP / Lusa

6 Comments

  1. Mal muito mal pois como tem depois a ASAE o desplante de poder multar alguém por ter produtos fora de validade, só não concordo devido a isso poder fazer regressar ao passado, eu se fosse comerciante no futuro não aceitaria ser multado por entidades que favorecem outros pelas mesmas razões, aliás a ser verdade não entendo como a lei existente vai lidar com a situação uma vez que é proibido e quando dizem pelos canais habituais não entendi pois existem supermercados na web e não os podem vender, não entendo.

  2. Acho uma boa ideia, que considero viável em lojas físicas!
    De contrário cai por terra, porque com a concorrência. que felizmente temos, ao virar da esquina, conseguem-se preços muito convidativos!!!

    • Era mesmo isso que eu estava a pensar, compra-se mais barato e dentro do prazo produtos de marca branca!!!
      Alem que os descontos de algumas coisas são muito baixos!!
      Também estou fora!

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