Novo Governo “é um susto”, diz Montenegro

José Coelho / Lusa

O ex-líder parlamentar do Partido Social Democrata (PSD), Luís Montenegro

Luís Montenegro criticou o novo Governo que tomou posse, considerando que “é um susto” e que o discurso de António Costa é “a fantasia socialista em todo o seu esplendor”.

O candidato à presidência do PSD criticou o novo Governo que tomou posse este sábado, considerando que “é um susto”, e classificou o discurso do primeiro-ministro, António Costa, como “a fantasia socialista em todo o seu esplendor”.

“Este Governo é um susto! Tem governantes a mais, tem Estado a mais, tem PS a mais”, escreve o antigo líder parlamentar numa nota enviada à Lusa, na qual sustenta que o executivo empossado “é um Governo do aparelho partidário socialista e do aparelho socialista na administração pública”.

Na ótica de Montenegro, o XXII Governo Constitucional tem “sociedade civil a menos, tem independentes a menos, tem experiência empresarial a menos”.

O candidato à liderança do PSD – lugar atualmente ocupado por Rui Rio, que também vai disputar as diretas do partido – salientou que o discurso do primeiro-ministro momentos depois de o Presidente da República lhe ter dado posse “é uma barbaridade de autoelogios” e espelha “a fantasia socialista em todo o seu esplendor”.

Parece que está tudo bem”, critica o social-democrata, vincando que “as pessoas merecem mais respeito e mais pudor”, e questiona se o socialista António Costa “ainda está em modo de campanha e não percebe o caos que reina, por exemplo, no setor da saúde”.

Na nota, Luís Montenegro comenta também “o esboço de programa de Governo anunciado”, sublinhando que “é mais do mesmo”, com “os mesmos princípios, a mesma lengalenga”.

E aponta “várias lacunas”: “não fixa um objetivo de crescimento económico ao nível dos nossos principais competidores europeus, como todos os países de leste”, “a falta de perspetiva de baixa de impostos – uma medida essencial de competitividade fiscal e atração de investimento” ou “a manutenção de um fraquíssimo investimento público, cuja maior omissão se faz sentir na saúde, que devia ser a prioridade das prioridades para o Governo”.

Numa ótica interna, sobre o posicionamento do PSD, o candidato à liderança do partido advoga que se exige “a construção de uma alternativa clara, forte e consistente”. “A alternativa não se faz dando a mão ao PS, tem de acabar o tempo de o PSD andar de cócoras perante o PS. Comigo esse tempo vai acabar”, vinca, justificando que “o interesse nacional exige uma oposição firme e uma alternativa a sério”.

As eleições diretas para escolher o novo presidente do PSD realizam-se em janeiro e o Congresso em fevereiro, com as datas concretas a serem marcadas no Conselho Nacional de 8 de novembro, em Bragança.

Até agora, assumiram-se como candidatos à liderança do PSD o presidente Rui Rio, o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Continuo a insistir, se com o sr. Rio o Partido Social Democrata (PSD) já é o que é, com o sr. Esteves para além de uma comédia será uma casa a arder, uma barrigada de riso para os cidadãos Portugueses.

  2. Montenegro e não o assusta as centenas de Empresas Publicas, Municipais e organismos que foram criados ao longo de décadas só para dar “emprego” aos boys partidários? A mim o que me assusta mais é não termos políticos dignos do nome políticos, se tivéssemos políticos sérios e com ideias para o nosso futuro e como pôr as suas ideias em prática não teríamos chegado ao ponto em que nos encontramos, mas para azar de todos nós contribuintes temos é uma seita de mafiosos que se intitulam de políticos mas não passam de parasitas a viver dos nossos impostos há dezenas de anos, e refiro-me tanto aos da Direita Esquerda e Centro.

RESPONDER

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …

Em greve de fome, Navalny é ameaçado ser alimentado à força. Ativistas falam em tortura

O opositor russo Alexei Navalny afirmou hoje na rede social Twitter que as autoridades penitenciárias estão a ameaçar alimentá-lo à força para quebrar a greve de fome que mantém na prisão desde 31 de março. “Ele …