Novo Estado de Emergência mantém regras. Lisboa e Porto ainda são incógnitas

Paulo Novais / Lusa

Lisboa, Porto e mais 23 concelhos deixaram de integrar a lista dos concelhos de risco “muito elevado” de infeção por covid-19, descendo para o nível de risco “elevado”.

Esta segunda-feira, o Presidente da República esteve reunido com os partidos e, em cima da mesa, esteve a renovação do estado de emergência por mais sete dias.

Segundo avança o Expresso esta terça-feira, a intenção é manter as mesmas regras, o que faz com que esta renovação seja apenas “técnica” até haver mais dados sobre os contágios na próxima semana, de forma a ser possível decidir para um período mais alargado.

No entanto, o decreto só será fechado na reunião do Conselho de Ministros. Lisboa e Porto são dois dos concelhos que saíram do nível de risco mais elevado da lista da Direção-Geral da Saúde e cabe agora ao Governo decidir se muda os mapas de risco, se mantém as regras para estes concelhos ou se as alivia.

A decisão pode ser tomada na quinta-feira, o que faria com que estes concelhos saíssem das regras mais apertadas já no novo estado de emergência (de 7 a 14 de janeiro); ou só depois, na reavaliação que será feita com os técnicos, já com dados mais atualizados (para entrar em vigor depois de dia 14).

O Expresso sabe que este não foi um detalhe abordado nas reuniões em Belém e que Marcelo Rebelo de Sousa se cingiu à intenção de fazer esta renovação do estado de emergência por apenas sete dias. Na próxima semana, e já com mais informação, avaliar-se-á o período seguinte, que abrange as eleições presidenciais.

Fonte do Governo adiantou ao semanário que a renovação por mais sete dias “será meramente técnica para aferir” o eventual efeito dos convívios de Natal e da passagem de ano.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Capacete magnético mostra-se eficaz na redução de tumor cerebral

O diagnóstico de um cancro é sempre complicado, mas há partes do corpo onde a presença da doença pode ser mais ameaçadora. É o caso do glioblastoma, um tipo de cancro cerebral, que se não …

Engenheiros japoneses fizeram levitar objectos com "armadilha acústica"

Engenheiros japoneses descobriram uma forma de fazer pequenos objectos levitar usando apenas ondas sonoras, o que pode ser um passo importante para a tecnologia. A engenharia biomédica, o desenvolvimento de farmacêuticos e a nanotecnologia podem vir …

Juno fez a maior aproximação a Ganimedes das duas últimas décadas (e as imagens são de cortar a respiração)

A NASA divulgou, recentemente, um vídeo da sonda Juno a passar por Júpiter e Ganimedes, uma das suas luas. As imagens são de cortar a respiração. Juno visitou Ganimedes em junho. As imagens foram captadas no …

Homicídio com 32 anos resolvido com a menor amostra de ADN de sempre

Um caso de homicídio ocorrido há 32 anos, que muitos consideraram impossível de ser resolvido, foi finalmente desvendado (e tudo graças à amostra de ADN mais pequena de sempre usada para decifrar um caso). De acordo …

Braços robóticos controlados remotamente podem vir a realizar cirurgias delicadas

Um equipa de investigadores está a trabalhar para eliminar movimentos rígidos nos braços robóticos, de modo a torná-los mais ágeis. O objetivo é que no futuro estes possam empilhar pratos ou até realizar cirurgias delicadas. Os …

Alemão foi forçado a remover estátua do pai por esta se parecer com Hitler

Um alemão foi obrigado a retirar uma figura de madeira de um cemitério, que seria para homenagear o seu falecido pai, por ter semelhanças com o antigo ditador nazi. As autoridades do município de Weil im …

Podcast evita morte de um condenado (seis vezes)

Curtis Flowers foi julgado seis vezes pelo mesmo promotor de justiça. Um programa de investigação mudou o seu destino. O promotor continua a acreditar que Curtis é culpado. A própria equipa responsável pelo 60 Minutes, programa …

EUA venderam álbum único dos Wu-Tang Clan (que pertencia a Martin Shkreli)

O álbum do grupo Wu-Tang Clan, confiscado em 2018 ao antigo gestor de fundos Martin Shkreli, também conhecido como "o empresário mais odiado do mundo", foi agora vendido pelo Governo norte-americano. Num comunicado divulgado esta terça-feira, …

Bezos ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA para entrar na corrida da próxima viagem à Lua

O empresário norte-americano ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA numa tentativa de reacender a batalha espacial entre a sua empresa, a Blue Origin, e a do "rival" Elon Musk, a SpaceX. De acordo com …

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …