Novo Banco vai ser supervisionado directamente pelo BCE

European Parliament

Danièle Nouy, presidente do Conselho de Supervisão do Mecanismo Único de Supervisão do Banco Central Europeu

Danièle Nouy, presidente do Conselho de Supervisão do Mecanismo Único de Supervisão do Banco Central Europeu

O Novo Banco vai ser supervisionado directamente pelo Banco Central Europeu (BCE), de acordo com informação divulgada esta quinta-feira pela instituição, substituindo assim o BES na lista dos bancos portugueses directamente supervisionados por Frankfurt.

O BCE publicou hoje uma lista em que refere quais os bancos que, a partir de Novembro, serão directamente supervisionados por si, actualizando informações anteriores.

Em Portugal, os bancos que passarão a estar sob a supervisão directa do BCE serão os já conhecidos Caixa Geral de Depósitos (CGD), BCP, BPI e agora o Novo Banco, em vez do BES.

O BCE vai supervisionar directamente os quatro bancos portugueses referidos devido à dimensão dos seus activos, que na CGD é de entre 100 a 125 mil milhões de euros, no BCP de 75 a 100 mil milhões de euros, no Novo Banco de 50 a 75 mil milhões de euros e no BPI de 30 a 50 mil milhões de euros.

Por pertencerem ao Novo Banco, aparecem também na lista das instituições significativas o Banco Espírito Santo Açores, BES Investimento, BEST e Banco Espírito Santo et de la Vénétie (França).

A partir de Novembro deste ano, no âmbito do mecanismo único de supervisão – um dos três pilares da futura União Bancária -, o BCE vai assumir a supervisão directa dos principais bancos europeus, com os supervisores nacionais a ficarem com a competência pelas instituições mais pequenas, ainda que sob o controlo do BCE.

Até lá, o BCE está a avaliar o balanço de cerca de 130 bancos que supervisionará directamente – e que representam 80% dos activos da zona euro – e realizará também testes de stress’

Esta terça-feira, os principais banqueiros portugueses reuniram-se, em Lisboa, no Banco de Portugal, com a presidente do Conselho de Supervisão do Mecanismo Único de Supervisão, Danièle Nouy, para preparar a supervisão bancária única.

Fonte oficial do BCE disse à Lusa que, desde o início do seu mandato, Danièle Nouy tem vindo a conhecer todos os supervisores nacionais e que “o objectivo principal da sua recente viagem a Portugal foi conhecer a equipa de gestão do Banco de Portugal”.

Foi no âmbito dessa viagem que decorreu a reunião com os banqueiros: “Enquanto estava em Lisboa, teve também um encontro de cortesia com os representantes dos principais bancos do país, nas instalações do Banco de Portugal”.

A francesa Danièle Nouy tomou posse, no início deste ano, como responsável do Mecanismo Único de Supervisão, com a função de fazer os trabalhos preparatórios para que o BCE possa assumir a supervisão única dos bancos europeus no início de Novembro.

Em entrevista ao Financial Times, pouco depois de assumir o cargo, a ex-responsável pela supervisão bancária de França defendeu que é necessário “aceitar que alguns bancos não têm futuro” e “permitir que alguns desapareçam“.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, o Espaço não é assim tão escuro. Há brilho de origem desconhecida

Uma equipa de cientistas usou a New Horizons para medir a luminosidade do Espaço profundo e os resultados surpreenderam-na. Há muito tempo que os cientistas tentam perceber qual a luminosidade do Espaço, se lhe retirarmos todas …

Meteorito atinge casa de homem indonésio e transforma-o em milionário

O caso insólito aconteceu em Kolang, na Sumatra do Norte, Indonésia. Um fabricante de caixões de 33 anos encontrou um meteorito no seu jardim, depois deste atingir o telhado da sua casa em agosto. O protagonista …

Há 20 anos que ninguém sabe do paradeiro de dois cadernos de Charles Darwin

Dois dos cadernos do naturalista Charles Darwin, um dos quais com o rascunho da “Árvore da Vida” (1837), estão desaparecidos há cerca de 20 anos e terão sido muito provavelmente roubados, anunciou esta terça-feira a …

Cientistas reconstruiram explosão de Beirute através das redes sociais

Cientistas forenses recorreram a imagens partilhadas nas redes sociais para reconstruirem a explosão de Beirute, em agosto, que matou 191 pessoas. A 4 de agosto, uma série de explosões causadas por 2.750 toneladas de nitrato de …

Professor alemão do ensino básico é suspeito de canibalismo e homicídio

Depois de uma pilha de ossos ter sido encontrada por transeuntes no parque de Berlim, as autoridades alemãs descobriram que se tratava de uma vítima de canibalismo. As pistas conduziram-nas, mais tarde, à casa do …

Marselha 0-2 FC Porto | Dragão vence e abre porta dos "oitavos"

Basta apenas um ponto para que o FC Porto carimbe uma vaga nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Na noite desta quarta-feira, os “dragões” venceram o Marseille por 2-0 – com os contributos de Zaidu …

Mais de 100 mil crianças morreram com VIH e 320 mil ficaram infetadas. A pandemia pode piorar o cenário

De acordo com um relatório da UNICEF, a cada 100 segundos uma criança ou jovem com menos de 20 anos foi infetado pelo VIH no ano passado. Com os novos dados, o número total de …

Animação mostra como foram construídas as pontes do século XIV

Construir uma ponte sobre a água parece uma tarefa complicada e a verdade é que, apesar dos inúmeros avanços tecnológicos, os fundamentos pouco alteraram desde os tempos medievais. A Ponte Carlos tem 618 anos, mas não …

Médicos sem Fronteiras deixam hospital da Venezuela devido a restrições

A Médicos sem Fronteiras (MSF) vai se retirar de uma colaboração com um hospital venezuelano que visa tratar pacientes com covid-19 devido a restrições na entrada de especialistas no país, informou a organização na terça-feira. A …

O novo amplificador de guitarra tem maior capacidade de encaixe (e é mais poderoso)

Em 2016, o engenheiro eletrónico Chris Prendergast lançou um projeto Kickstarter para o amplificador de guitarra portátil JamStack. Este encaixava-se num pino de correia e emitia sons gerados por um smartphone. Agora foi lançada a …