//

Novo Banco perdeu quase 11 mil milhões de euros em depósitos

Novo Banco

-

O Novo Banco contava no início de agosto com 25,1 mil milhões de euros em depósitos de clientes, segundo o balanço de abertura hoje divulgado, menos 10,8 mil milhões de euros do que no final de junho.

Recuperando o relatório dos resultados semestrais do então Banco Espírito Santo (BES), verifica-se que os depósitos de clientes ascendiam a 35,9 mil milhões de euros, o que significa que durante o mês de julho e os primeiros dias de agosto houve uma retirada próxima de 11 mil milhões de euros.

O balanço inicial do Novo Banco é referente à data de 04 de agosto, isto é, o dia seguinte ao Banco de Portugal ter aplicado uma medida de resolução ao BES.

Nos últimos dias, o presidente do banco, Eduardo Stock da Cunha, tem repetido que o Novo Banco recuperou dois mil milhões de euros em depósitos, pelo que, a confirmar-se, é possível concluir que os depósitos da instituição no final de novembro deviam ascender a cerca de 27 mil milhões de euros.

Ainda assim, este valor representa forte redução face ao valor dos depósitos registado no final do primeiro semestre do ano.

A 03 de agosto, o Banco de Portugal tomou o controlo do BES, após a apresentação de prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição em duas entidades: o chamado banco mau (um veículo que mantém o nome BES e que concentra os ativos e passivos tóxicos do BES, assim como os acionistas) e o banco de transição, que foi designado Novo Banco.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.