Nove países europeus reabrem fronteiras ao turismo

Sea Bubbles

Nesta segunda-feira, nove países, incluindo Alemanha, França, Grécia, Bélgica, Suíça e Holanda, abrem as suas fronteiras a outros membros da União Europeia (UE), mais um passo na recuperação da Europa em tempos de pandemia.

Segundo noticiou no domingo o Expresso, citando o Financial Times, alguns países europeus já levantaram as barreiras mas há casos, como Portugal e Espanha, que só abrem as fronteiras a 01 de julho. Outros continuam a não permitir a entrada a quem chegue do Reino Unido, embora a UE espere que a zona Shengen abra as suas fronteiras ao mundo a partir de 01 de julho.

Numa reportagem do Financial Times, cinco repórteres fizeram o ponto da situação em Paris, em Madrid, em Roma, em Atenas e em Budapeste, cidades que já abriram aos turistas, embora os números ainda sejam baixos.

De acordo com a jornalista Leila Abboud, em Paris “os engarrafamentos voltaram, as lojas abriram e os terraços dos cafés estão novamente lotados” mas ainda é demasiado fácil encontrar uma cadeira metálica verde livre nos jardins das Tulherias, sinal de que o turismo, “grande motor da economia”, continua ausente.

O governo francês tem incentivado a população a tirar férias no país, mas a ocupação dos hotéis parasienses, em julho e agosto, ainda está nos 25% contra os 70% habituais, dizem os responsáveis do turismo.

O jornalista Kerin Hope referiu que, em Atenas, sente-se a falta dos turistas e citou um guia da Acrópole que lamenta a falta de trabalho, numa altura em que a cidade deveria estar a receber mais de cinco mil visitantes diários só dos navios de cruzeiro.

Já o jornalista Ian Mount contou que, pela primeira vez, conseguiu contemplar, na Plaza Mayor, em Madrid, “sem pressa e em completo silêncio”, os frescos mitológicos floridos de Carlos Franco, na Casa da Panaderia. O turismo representa mais de 12% do PIB e do emprego espanhol.

Em Roma, o turismo está fraco. Embora tenha sido um dos países europeus mais atingidos pela covid-19, o governo italiano decidiu abrir as fronteiras na tentativa de evitar “uma situação de catástrofe para hotéis, restaurantes e outras empresas que dependem dos visitantes”, apontou o Financial Times.

No caso de Budapeste, a diretora administrativa do Festival de Budapeste, Csaba Faix, indicou: “O impacto da pandemia foi devastador”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

CDS-PP quer manter corridas de touros na RTP e contrariar a “política de gosto”

A bancada parlamentar do CDS-PP questionou hoje o Governo sobre o eventual fim das transmissões televisivas de corridas de touros nos canais públicos da RTP, mostrando-se contra a “tutela política” a ditar “uma política de …

Cabeceiras de Basto recua no desconfinamento. Quatro concelhos podem agora avançar

A ministra Mariana Vieira da Silva apresentou um quadro geral da situação em Portugal e revela que há um concelho que vai recuar no desconfinamento: Cabeceiras de Basto. A ministra de Estado e da Presidência acrescentou …

Aeroporto no Montijo pode levar à perda das principais áreas de alimentação das aves migratórias

Caso o Montijo venha mesmo a receber um novo aeroporto, poderá levar à perda de até 30% das principais áreas de alimentação das aves migratórias que passam o Inverno no estuário do Tejo. A conclusão está …

Príncipe de Liechtenstein acusado de matar Arthur, o maior urso da Roménia

Grupos ambientalistas acusaram um príncipe da família real de Liechtenstein de matar o maior urso da Roménia, violando a proibição da caça de grandes carnívoros. Em comunicado citado pelo jornal britânico The Guardian, a ONG romena …

França e Reino Unido mobilizam navios para Jersey e aumentam a tensão no Canal da Mancha

A Marinha francesa respondeu esta quinta-feira ao envio de dois navios-patrulha britânicos para Jersey, na véspera, e mobilizou as suas próprias embarcações militares para as imediações da ilha, contribuindo, dessa forma, para o aumento da …

Governo aprova a criação da tarifa social de internet. Preço ainda vai ser definido

O Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, a criação de uma tarifa social de acesso a serviços de internet em banda larga, conhecida como tarifa social de internet, anunciou o ministro de Estado …

Cerca sanitária em Odemira diminuiu casos para menos de metade, garante Governo

O ministro da Administração Interna salientou hoje que a cerca sanitária em Longueira-Almograve e São Teotónio permitiu baixar os casos de infeção por covid-19 em Odemira para menos de metade e acusou a direita de …

Joshua Wong condenado a mais dez meses de prisão por participar em vigília que lembrava "massacre de Tiananmen"

O ativista de Hong Kong Joshua Wong foi condenado a dez meses de prisão por participar em 4 de junho de 2020 numa vigília para lembrar o chamado "massacre de Tiananmen", que Pequim não reconhece. A …

Um polícia morto e vários feridos em tiroteio durante operação no Rio de Janeiro

Um polícia morreu e várias outras pessoas ficaram feridas num tiroteio esta quinta-feira durante uma operação da polícia contra o tráfico de droga na comunidade de Jacarezinho, no Rio de Janeiro, Brasil, noticiou a imprensa. Segundo …

Austrália vai manter fronteiras fechadas até 2022. Índia com novo máximo de casos

O Governo australiano vai manter as fronteiras internacionais fechadas até 2022 devido a incertezas sobre vacinas e novas estirpes, disse o ministro das Finanças do país, Simon Birmingham. "As incertezas sobre a velocidade da vacinação e …