Nove países europeus reabrem fronteiras ao turismo

Sea Bubbles

Nesta segunda-feira, nove países, incluindo Alemanha, França, Grécia, Bélgica, Suíça e Holanda, abrem as suas fronteiras a outros membros da União Europeia (UE), mais um passo na recuperação da Europa em tempos de pandemia.

Segundo noticiou no domingo o Expresso, citando o Financial Times, alguns países europeus já levantaram as barreiras mas há casos, como Portugal e Espanha, que só abrem as fronteiras a 01 de julho. Outros continuam a não permitir a entrada a quem chegue do Reino Unido, embora a UE espere que a zona Shengen abra as suas fronteiras ao mundo a partir de 01 de julho.

Numa reportagem do Financial Times, cinco repórteres fizeram o ponto da situação em Paris, em Madrid, em Roma, em Atenas e em Budapeste, cidades que já abriram aos turistas, embora os números ainda sejam baixos.

De acordo com a jornalista Leila Abboud, em Paris “os engarrafamentos voltaram, as lojas abriram e os terraços dos cafés estão novamente lotados” mas ainda é demasiado fácil encontrar uma cadeira metálica verde livre nos jardins das Tulherias, sinal de que o turismo, “grande motor da economia”, continua ausente.

O governo francês tem incentivado a população a tirar férias no país, mas a ocupação dos hotéis parasienses, em julho e agosto, ainda está nos 25% contra os 70% habituais, dizem os responsáveis do turismo.

O jornalista Kerin Hope referiu que, em Atenas, sente-se a falta dos turistas e citou um guia da Acrópole que lamenta a falta de trabalho, numa altura em que a cidade deveria estar a receber mais de cinco mil visitantes diários só dos navios de cruzeiro.

Já o jornalista Ian Mount contou que, pela primeira vez, conseguiu contemplar, na Plaza Mayor, em Madrid, “sem pressa e em completo silêncio”, os frescos mitológicos floridos de Carlos Franco, na Casa da Panaderia. O turismo representa mais de 12% do PIB e do emprego espanhol.

Em Roma, o turismo está fraco. Embora tenha sido um dos países europeus mais atingidos pela covid-19, o governo italiano decidiu abrir as fronteiras na tentativa de evitar “uma situação de catástrofe para hotéis, restaurantes e outras empresas que dependem dos visitantes”, apontou o Financial Times.

No caso de Budapeste, a diretora administrativa do Festival de Budapeste, Csaba Faix, indicou: “O impacto da pandemia foi devastador”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Nem fria, nem quente." China não quer nenhuma guerra

O Presidente chinês, Xi Jinping, assegurou que o país não quer nenhuma guerra e acredita que "a Humanidade vencerá a batalha" da covid-19. Xi Jinping assegurou, esta terça-feira, que a China não quer nenhuma guerra “nem …

Pegadas com 120 mil anos mostram como é que os humanos saíram de África

Uma equipa de investigadores encontrou centenas de pegadas na Arábia Saudita que podem retratar como é que os antigos humanos saíram de África para a Eurásia. Há cerca de 120 mil anos, naquilo que hoje é …

Nélson Semedo oficializado no Wolves de Nuno Espírito Santo

O Wolverhampton oficializou esta quarta-feira nas redes sociais a contratação do português Nélson Semedo, que terminou o vínculo com o Barcelona. Depois de três épocas ao serviço da equipa catalã, o jogador de 26 anos …

Líder da JSD propõe aliança entre PSD, CDS e IL nas autárquicas de 2021

O líder da JSD, Alexandre Poço, apelou aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de centro-direita nas eleições autárquicas de 2021, sublinhando que o debate político está cada vez mais …

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …

Governo está "preparado" para estender moratórias (e não só)

Esta terça-feira, em entrevista à TVI, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que o Governo está "preparado para estender as moratórias bancárias" e lançar novas linhas de crédito. Pedro Siza Vieira, …

Açores vão dar incentivo financeiro a quem fizer teste da covid-19 antes de visitar região

O presidente do Governo dos Açores anunciou esta terça-feira que será criado um “incentivo financeiro” para compra de bens ou serviços na região a quem pretender deslocar-se ao arquipélago e fizer o teste de covid-19 …

Venezuela apela à denúncia de pessoas com sotaque estrangeiro no país

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), o partido do Governo do Presidente, Nicolás Maduro, apelou na terça-feira aos venezuelanos que informem sobre a presença no país de pessoas com sotaque estrangeiro. O pedido foi feito …