Novas vitórias de Cruz e Sanders lançam cheiro a reviravolta nos EUA

Max Goldberg, Iowa State Daily / Flickr

Bernie Sanders, proto-candidato democrata às presidenciais norte-americanas

Bernie Sanders, proto-candidato democrata às presidenciais norte-americanas

O democrata Bernie Sanders e o republicano Ted Cruz venceram as primárias no estado de Wisconsin, no Norte dos Estados Unidos, segundo projecções da imprensa norte-americana.

Segundo estimativas da estação de televisão CBS, Bernie Sanders obteve 55% dos votos contra 44% de Hillary Clinton.

Os 86 delegados democratas de Wisconsin serão divididos proporcionalmente entre os dois candidatos.

Do lado dos republicanos, o senador Ted Cruz venceu o bilionário Donald Trump com 48% dos votos contra 38%, de acordo com a CBS.

O governador de Ohio, John Kasich, ficou em terceiro lugar na votação dos republicanos.

Durante as primárias são eleitos delegados às convenções nacionais dos partidos que, por sua vez, nomearão os respectivos candidatos às eleições presidenciais dos EUA, marcadas para novembro.

Hillary Clinton e Donald Trump são os candidatos com mais delegados eleitos até agora, e mantêm ainda uma confortável vantagem sobre os seus mais directos adversários.

Mas a realidade é que essa vantagem já foi bastante mais confortável, e quer Ted Cruz quer Bernie Sanders falam já na possibilidade de uma “reviravolta histórica”.

No passado dia 27 de março, Sanders esmagou Hillary Clinton nas primárias do Alasca, Havai e Washington, quebrando claramente o ciclo de vitórias da ex-vice-presidente e criando uma dinâmica de vitória que parece estar a ter continuidade.

Bernie Sanders, o candidato que surgiu à esquerda de Hillary Clinton e ameaça agora a sua liderança na corrida, conseguiu até agora fazer eleger 1056 representantes, contra 1743 eleitos pela ex-vice-presidente.

Para ganhar a eleição democrata são precisos 2383 representantes, estando ainda em disputa 1977 lugares na convenção que em junho vai escolher o candidato do partido Democrata às eleições presidenciais norte-americanas.

Trump e Clinton lideram ainda confortavelmente, mas em ambos os casos a vantagem já foi maior

Trump e Clinton lideram ainda confortavelmente, mas em ambos os casos a vantagem já foi maior

No lado republicano, Trump lidera a eleição, com 740 representantes eleitos contra 514 de Ted Cruz.

São necessários 1237 votos para assegurar a nomeação pelos republicanos, estando ainda 769 representantes por eleger.

ZAP / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos que vinculam falsamente a Covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a engenheiros. Agora, o YouTube está a reprimir essa desinformação. O YouTube informou que removerá …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …