Novas vitórias de Cruz e Sanders lançam cheiro a reviravolta nos EUA

Max Goldberg, Iowa State Daily / Flickr

Bernie Sanders, proto-candidato democrata às presidenciais norte-americanas

Bernie Sanders, proto-candidato democrata às presidenciais norte-americanas

O democrata Bernie Sanders e o republicano Ted Cruz venceram as primárias no estado de Wisconsin, no Norte dos Estados Unidos, segundo projecções da imprensa norte-americana.

Segundo estimativas da estação de televisão CBS, Bernie Sanders obteve 55% dos votos contra 44% de Hillary Clinton.

Os 86 delegados democratas de Wisconsin serão divididos proporcionalmente entre os dois candidatos.

Do lado dos republicanos, o senador Ted Cruz venceu o bilionário Donald Trump com 48% dos votos contra 38%, de acordo com a CBS.

O governador de Ohio, John Kasich, ficou em terceiro lugar na votação dos republicanos.

Durante as primárias são eleitos delegados às convenções nacionais dos partidos que, por sua vez, nomearão os respectivos candidatos às eleições presidenciais dos EUA, marcadas para novembro.

Hillary Clinton e Donald Trump são os candidatos com mais delegados eleitos até agora, e mantêm ainda uma confortável vantagem sobre os seus mais directos adversários.

Mas a realidade é que essa vantagem já foi bastante mais confortável, e quer Ted Cruz quer Bernie Sanders falam já na possibilidade de uma “reviravolta histórica”.

No passado dia 27 de março, Sanders esmagou Hillary Clinton nas primárias do Alasca, Havai e Washington, quebrando claramente o ciclo de vitórias da ex-vice-presidente e criando uma dinâmica de vitória que parece estar a ter continuidade.

Bernie Sanders, o candidato que surgiu à esquerda de Hillary Clinton e ameaça agora a sua liderança na corrida, conseguiu até agora fazer eleger 1056 representantes, contra 1743 eleitos pela ex-vice-presidente.

Para ganhar a eleição democrata são precisos 2383 representantes, estando ainda em disputa 1977 lugares na convenção que em junho vai escolher o candidato do partido Democrata às eleições presidenciais norte-americanas.

Trump e Clinton lideram ainda confortavelmente, mas em ambos os casos a vantagem já foi maior

Trump e Clinton lideram ainda confortavelmente, mas em ambos os casos a vantagem já foi maior

No lado republicano, Trump lidera a eleição, com 740 representantes eleitos contra 514 de Ted Cruz.

São necessários 1237 votos para assegurar a nomeação pelos republicanos, estando ainda 769 representantes por eleger.

ZAP / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Aprovado prolongamento do prazo para entrega de teses de mestrado e doutoramento

O parlamento aprovou esta segunda-feira uma proposta de aditamento ao OE2021 que permite que seja prorrogado até ao final do ano letivo o prazo de entrega e apresentação das teses de mestrado e doutoramento. “É prorrogado, …

Chinês de 105 anos quebra recorde do Guinness. É a pessoa mais velha do mundo a voar de parapente

Yu Te-Hsin, um homem chinês de 105 anos, quebrou o recorde do Guinness e tornou-se a pessoa mais velha a voar de parapente. Durante a passada primavera, Yu Te-Hsin, de 105 anos, foi fazer um piquenique …

5G. Altice Portugal avança com providência cautelar contra Anacom e duas queixas em Bruxelas

A Altice Portugal entregou, na sexta-feira, uma providência cautelar contra a Anacom e duas participações à Comissão Europeia, no âmbito do leilão do 5G. "A Altice Portugal já avançou, na passada sexta-feira, com uma providência cautelar …

Em 2022, embalagens descartáveis de refeições vão ter taxa de 30 cêntimos

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, uma proposta do PAN para taxar em 30 cêntimos, a partir de 2022, as embalagens descartáveis para refeições usadas em serviços de entrega ao domicílio e take away. A proposta foi …

China declara que erradicou a pobreza extrema

A China declarou na segunda-feira que a pobreza extrema foi eliminada em todo o país, uma das bandeiras do Partido Comunista Chinês (PCC) para reduzir as desigualdades na sociedade. Nove condados, na província de Guizhou, foram …

Campanha anticorrupção. Presidente das Filipinas já despediu cerca de 800 funcionários

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, despediu cerca de 800 funcionários governamentais por atividades ilegais, desde que iniciou o mandato em 2016, no âmbito de uma campanha anticorrupção. "Continuarei a perseguir todos os trabalhadores do governo …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: vais trabalhar à 1h da manhã, mas vais contente

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sacavenense-1-7-sporting-o-musical Eles sabem que, provavelmente, vão perder. Perderão, quase de certeza. Mas este é o jogo da vida deles. É o jogo em que eles demonstram ainda mais o amor pela camisola, o amor pelo jogo. …

Coligação negativa obriga Governo a fazer avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto

O Governo terá de proceder, no próximo ano, a uma avaliação ambiental estratégica para o novo aeroporto de Lisboa, segundo duas propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 aprovadas, esta terça-feira, através de …

Companhia aérea australiana vai exigir vacinação contra a covid-19 a passageiros internacionais

A companhia aérea australiana Qantas vai exigir que os passageiros de voos internacionais sejam previamente vacinados contra a covid-19, anunciou o presidente executivo da empresa. O requisito de ser vacinado contra a covid-19 para viajar na …

Ministra da Saúde admite prémios para quem está a trabalhar na segunda vaga

A ministra da Saúde admitiu a possibilidade de virem a existir prémios para os profissionais de saúde que estão a trabalhar na área covid-19 nesta segunda vaga, à semelhança do que vai acontecer para os …