Novas vitórias de Cruz e Sanders lançam cheiro a reviravolta nos EUA

Max Goldberg, Iowa State Daily / Flickr

Bernie Sanders, proto-candidato democrata às presidenciais norte-americanas

Bernie Sanders, proto-candidato democrata às presidenciais norte-americanas

O democrata Bernie Sanders e o republicano Ted Cruz venceram as primárias no estado de Wisconsin, no Norte dos Estados Unidos, segundo projecções da imprensa norte-americana.

Segundo estimativas da estação de televisão CBS, Bernie Sanders obteve 55% dos votos contra 44% de Hillary Clinton.

Os 86 delegados democratas de Wisconsin serão divididos proporcionalmente entre os dois candidatos.

Do lado dos republicanos, o senador Ted Cruz venceu o bilionário Donald Trump com 48% dos votos contra 38%, de acordo com a CBS.

O governador de Ohio, John Kasich, ficou em terceiro lugar na votação dos republicanos.

Durante as primárias são eleitos delegados às convenções nacionais dos partidos que, por sua vez, nomearão os respectivos candidatos às eleições presidenciais dos EUA, marcadas para novembro.

Hillary Clinton e Donald Trump são os candidatos com mais delegados eleitos até agora, e mantêm ainda uma confortável vantagem sobre os seus mais directos adversários.

Mas a realidade é que essa vantagem já foi bastante mais confortável, e quer Ted Cruz quer Bernie Sanders falam já na possibilidade de uma “reviravolta histórica”.

No passado dia 27 de março, Sanders esmagou Hillary Clinton nas primárias do Alasca, Havai e Washington, quebrando claramente o ciclo de vitórias da ex-vice-presidente e criando uma dinâmica de vitória que parece estar a ter continuidade.

Bernie Sanders, o candidato que surgiu à esquerda de Hillary Clinton e ameaça agora a sua liderança na corrida, conseguiu até agora fazer eleger 1056 representantes, contra 1743 eleitos pela ex-vice-presidente.

Para ganhar a eleição democrata são precisos 2383 representantes, estando ainda em disputa 1977 lugares na convenção que em junho vai escolher o candidato do partido Democrata às eleições presidenciais norte-americanas.

Trump e Clinton lideram ainda confortavelmente, mas em ambos os casos a vantagem já foi maior

Trump e Clinton lideram ainda confortavelmente, mas em ambos os casos a vantagem já foi maior

No lado republicano, Trump lidera a eleição, com 740 representantes eleitos contra 514 de Ted Cruz.

São necessários 1237 votos para assegurar a nomeação pelos republicanos, estando ainda 769 representantes por eleger.

ZAP / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

A física quântica pode causar mutações no nosso ADN

Simulações de computador e métodos de mecânica quântica têm sido usados ​​para determinar o papel que o tunelamento de protões, um fenómeno puramente quântico, desempenha nas mutações espontâneas no ADN. A biologia quântica é um campo …

Buracos negros minúsculos podem estar a "esconder-se" dentro de estrelas (e a devorá-las por dentro)

Uma equipa de investigadores tem um novo palpite sobre onde procurar a misteriosa matéria escura: esta pode estar a assumir a forma de buracos negros endoparasitários. De acordo com o ScienceAlert, buracos negros primordiais minúsculos, quase …

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …