Novas suspeitas contra Armando Vara levam a buscas a ex-presidente da RTP

Mário Cruz / Lusa

O ex-ministro Armando Vara

O ex-ministro Armando Vara

Há novas suspeitas de branqueamento de capitais a envolver Armando Vara. Em causa está um negócio imobiliário que envolve também a filha do ex-ministro, o ex-presidente da RTP, João Carlos Silva, e uma conta na Suíça.

Os investigadores da Operação Marquês continuam a tentar traçar o circuito dos milhões de Armando Vara e da sua filha, Bárbara, surgindo agora novas suspeitas em torno de um negócio imobiliário que terá sido feito com dinheiro obtido com “crimes de fraude fiscal e de corrupção”, avança o Correio da Manhã.

Em causa está o negócio de permuta de um apartamento, em Lisboa, que foi feito através da sociedade Citywide, cujo gerente legal era o advogado e ex-presidente da RTP João Carlos Silva. Bárbara Vara trocou um imóvel na Avenida do Brasil por outro na zona da Lapa, refere o CM.

Ao mesmo tempo, a imobiliária com quem foi feito o negócio vendeu a casa na Avenida do Brasil a uma sociedade ligada a João Carlos Silva, refere o CM. O que alertou as autoridades foi o facto de o dinheiro pago pela casa, cerca de 300 mil euros, ter tido origem numa conta da Suíça que pertence a Armando Vara.

O Ministério Público suspeita que tenha sido “uma manobra de branqueamento de capitais”, nota o diário, referindo que “Vara terá pago o apartamento à filha na zona da Lapa, repatriando capitais que estavam ocultos e dissimulando a operação através de uma compra paralela feita por uma empresa aparentemente não relacionada”.

Buscas ao escritório de antigo presidente da RTP

No âmbito destas suspeitas, foram feitas buscas ao escritório da sociedade de advogados de João Carlos Silva, no passado dia 22 de Maio, adianta a revista Sábado.

O advogado confirmou as buscas, em declarações à publicação, mas não foi constituído arguido e foi ouvido como testemunha no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP).

João Carlos Silva, que foi presidente da RTP entre 2000 e 2002, esteve envolvido no Caso Taguspark, onde foi absolvido depois de ter sido acusado de ter comprado o apoio de Luís Figo a José Sócrates.

O advogado foi ainda Secretário de Estado do Orçamento no Governo de António Guterres, quando Vara era Secretário de Estado da Administração Interna.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. è + 1 inocente tal como todos os outros, deixem o homem em paz.
    Que mania esta dos políticos serem todos (ou quase) corruptos…
    é tudo gente de bem. esta na cara….

  2. Não vale a pena tentar incriminar tanta gente (políticos) , o país não se pode dar ao luxo nesta altura de construir hoteis (supostas prisões) para os albergar

RESPONDER

Computador principal do Hubble deixou de funcionar (e a NASA ainda não sabe porquê)

O Telescópio Espacial Hubble, da NASA, está em "modo de segurança" depois de o computador principal ter deixado de funcionar repentinamente no dia 13 de junho. A 13 de junho, o computador principal do Hubble deixou …

Partilha de dados com a Rússia. Medina ouvido hoje no parlamento

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina (PS), é hoje ouvido no parlamento, a requerimento de PSD e CDS-PP, sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos com a embaixada …

Cientistas descobrem como é que o cérebro nos faz espirrar

Uma equipa de cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, identificou, em ratos de laboratório, células e proteínas específicas que controlam o reflexo do espirro. "Compreender melhor o que nos faz espirrar - de que …

Casa Branca prevê falha na meta de vacinação de 70% da população até 4 de Julho

A previsão foi avançada esta terça-feira por Jeff Zients, coordenador da resposta norte-americana à pandemia do novo coronavírus. O atraso, ainda que residual, representa um percalço no plano inicialmente proposto pela Administração Biden e justifica-se, …

Revelados segredos da invasão da malária

Como é que os parasitas da malária invadem os glóbulos vermelhos? A microscopia de vídeo de última geração permitiu à equipa do WEHI, na Austrália, ver estes detalhes moleculares essenciais para tratar a doença. Kelly Rogers, …

E agora, Portugal? Depois do Grupo da Morte... Bélgica, Itália, França e Espanha no quadro

Teoricamente, desta vez a seleção nacional ficou claramente do lado mais forte na fase a eliminar do Europeu. Haverá um "escaldante" Inglaterra-Alemanha nos oitavos-de-final. Muitos adeptos portugueses ainda se lembram do golo tardio, noutro jogo, que …

Parlamento Europeu aprova novo estatuto do Provedor de Justiça

O Parlamento Europeu aprovou o novo estatuto do Provedor de Justiça Europeu que vai passar a trabalhar com novas regras, podendo avançar com os próprios inquéritos, prevendo-se também no novo regulamento medidas de proteção para …

Fernando Santos: "Estava a dizer à equipa para se chegar à frente"

Explicação do selecionador nacional, que esteve muito agitado durante os últimos minutos do Portugal-França. Uma primeira parte "excelente" e uma decisão duvidosa da equipa de arbitragem que alterou o resultado perto do intervalo. Fernando Santos começou …

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …