Novas suspeitas contra Armando Vara levam a buscas a ex-presidente da RTP

Mário Cruz / Lusa

O ex-ministro Armando Vara

O ex-ministro Armando Vara

Há novas suspeitas de branqueamento de capitais a envolver Armando Vara. Em causa está um negócio imobiliário que envolve também a filha do ex-ministro, o ex-presidente da RTP, João Carlos Silva, e uma conta na Suíça.

Os investigadores da Operação Marquês continuam a tentar traçar o circuito dos milhões de Armando Vara e da sua filha, Bárbara, surgindo agora novas suspeitas em torno de um negócio imobiliário que terá sido feito com dinheiro obtido com “crimes de fraude fiscal e de corrupção”, avança o Correio da Manhã.

Em causa está o negócio de permuta de um apartamento, em Lisboa, que foi feito através da sociedade Citywide, cujo gerente legal era o advogado e ex-presidente da RTP João Carlos Silva. Bárbara Vara trocou um imóvel na Avenida do Brasil por outro na zona da Lapa, refere o CM.

Ao mesmo tempo, a imobiliária com quem foi feito o negócio vendeu a casa na Avenida do Brasil a uma sociedade ligada a João Carlos Silva, refere o CM. O que alertou as autoridades foi o facto de o dinheiro pago pela casa, cerca de 300 mil euros, ter tido origem numa conta da Suíça que pertence a Armando Vara.

O Ministério Público suspeita que tenha sido “uma manobra de branqueamento de capitais”, nota o diário, referindo que “Vara terá pago o apartamento à filha na zona da Lapa, repatriando capitais que estavam ocultos e dissimulando a operação através de uma compra paralela feita por uma empresa aparentemente não relacionada”.

Buscas ao escritório de antigo presidente da RTP

No âmbito destas suspeitas, foram feitas buscas ao escritório da sociedade de advogados de João Carlos Silva, no passado dia 22 de Maio, adianta a revista Sábado.

O advogado confirmou as buscas, em declarações à publicação, mas não foi constituído arguido e foi ouvido como testemunha no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP).

João Carlos Silva, que foi presidente da RTP entre 2000 e 2002, esteve envolvido no Caso Taguspark, onde foi absolvido depois de ter sido acusado de ter comprado o apoio de Luís Figo a José Sócrates.

O advogado foi ainda Secretário de Estado do Orçamento no Governo de António Guterres, quando Vara era Secretário de Estado da Administração Interna.

  ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. è + 1 inocente tal como todos os outros, deixem o homem em paz.
    Que mania esta dos políticos serem todos (ou quase) corruptos…
    é tudo gente de bem. esta na cara….

  2. Não vale a pena tentar incriminar tanta gente (políticos) , o país não se pode dar ao luxo nesta altura de construir hoteis (supostas prisões) para os albergar

RESPONDER

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …