Novas suspeitas contra Armando Vara levam a buscas a ex-presidente da RTP

Mário Cruz / Lusa

O ex-ministro Armando Vara

O ex-ministro Armando Vara

Há novas suspeitas de branqueamento de capitais a envolver Armando Vara. Em causa está um negócio imobiliário que envolve também a filha do ex-ministro, o ex-presidente da RTP, João Carlos Silva, e uma conta na Suíça.

Os investigadores da Operação Marquês continuam a tentar traçar o circuito dos milhões de Armando Vara e da sua filha, Bárbara, surgindo agora novas suspeitas em torno de um negócio imobiliário que terá sido feito com dinheiro obtido com “crimes de fraude fiscal e de corrupção”, avança o Correio da Manhã.

Em causa está o negócio de permuta de um apartamento, em Lisboa, que foi feito através da sociedade Citywide, cujo gerente legal era o advogado e ex-presidente da RTP João Carlos Silva. Bárbara Vara trocou um imóvel na Avenida do Brasil por outro na zona da Lapa, refere o CM.

Ao mesmo tempo, a imobiliária com quem foi feito o negócio vendeu a casa na Avenida do Brasil a uma sociedade ligada a João Carlos Silva, refere o CM. O que alertou as autoridades foi o facto de o dinheiro pago pela casa, cerca de 300 mil euros, ter tido origem numa conta da Suíça que pertence a Armando Vara.

O Ministério Público suspeita que tenha sido “uma manobra de branqueamento de capitais”, nota o diário, referindo que “Vara terá pago o apartamento à filha na zona da Lapa, repatriando capitais que estavam ocultos e dissimulando a operação através de uma compra paralela feita por uma empresa aparentemente não relacionada”.

Buscas ao escritório de antigo presidente da RTP

No âmbito destas suspeitas, foram feitas buscas ao escritório da sociedade de advogados de João Carlos Silva, no passado dia 22 de Maio, adianta a revista Sábado.

O advogado confirmou as buscas, em declarações à publicação, mas não foi constituído arguido e foi ouvido como testemunha no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP).

João Carlos Silva, que foi presidente da RTP entre 2000 e 2002, esteve envolvido no Caso Taguspark, onde foi absolvido depois de ter sido acusado de ter comprado o apoio de Luís Figo a José Sócrates.

O advogado foi ainda Secretário de Estado do Orçamento no Governo de António Guterres, quando Vara era Secretário de Estado da Administração Interna.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. è + 1 inocente tal como todos os outros, deixem o homem em paz.
    Que mania esta dos políticos serem todos (ou quase) corruptos…
    é tudo gente de bem. esta na cara….

  2. Não vale a pena tentar incriminar tanta gente (políticos) , o país não se pode dar ao luxo nesta altura de construir hoteis (supostas prisões) para os albergar

RESPONDER

"Dirty Dancing" está de volta e conta com Jennifer Grey

John Feltheimer, CEO da Lionsgate, confirmou ao The Guardian que a produtora está a desenvolver uma sequela de Dirty Dancing. O clássico dos anos 80 que agora regressa foi protagonizado originalmente por Patrick Swayze e …

A Bugatti está a vender um carro elétrico "para crianças". Chama-se Baby II e custa 30 mil euros

A Bugatti e a Little Car Company, sediada em Londres, uniram-se para criar 500 Bugattis elétricos em miniatura para crianças. Agora, fruto dos desenvolvimentos mundiais, alguns veículos ficaram disponíveis para compra. O mais recente brinquedo da …

50 anos de monarquia e uma guerra de dias. A pandemia "matou" a micronação mais antiga da Austrália

O reinado de 50 anos de uma micronação na Austrália chegou ao fim devido ao impacto económico da pandemia de covid-19, que fez com que o autodeclarado principado se rendesse ao país. Hutt River, um principado …

NASA vai rebatizar planetas e outros corpos celestes com nomes ofensivos

A agência espacial norte-americana (NASA) anunciou que vai rebatizar alguns planetas, galáxias e outros corpos celestes que possuem nomes "ofensivos". Em comunicado publicado esta quinta-feira, a NASA explica que vai abandonar os nomes "não-oficiais" a …

O maior parque de crocodilos da Índia está à beira da falência. Abriga mais de 2.000 animais

O maior parque de crocodilos da Índia, localizado perto da cidade de Chennai, no sul do país asiático, encontra-se à beira da falência depois de a pandemia de covid-19 ter obrigado a fechar o espaço …

Campanha científica acrescenta mais de 37 mil quilómetros quadrados ao mapa do mar português

A campanha científica que o navio hidro-oceanográfico D. Carlos I da Marinha Portuguesa realizou durante nove semanas nos Açores, para levantamentos hidrográficos, permitiu “acrescentar cerca de 37.500 quilómetros quadrados sondados ao mapeamento do mar português”. Numa …

Apesar dos alertas, houve quem plantasse as sementes misteriosas da China (e já começaram a crescer)

Durante as últimas semanas, pessoas em todo o mundo têm recebido, sem ter encomendado, nas suas caixas de correio sementes com origem na China. Apesar dos avisos em contrário, houve quem plantasse os misteriosos presentes. As …

Marcelo veta redução de debates sobre a Europa. Não foi uma "solução feliz"

O Presidente da República vetou esta segunda-feira a redução do número de debates em plenário para o acompanhamento do processo de construção europeia de seis para dois por ano, defendendo que não foi uma “solução …

Boris Johnson admite alargar quarentena a mais países

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira alargar o sistema de quarentena a pessoas que cheguem de países atualmente isentos para reduzir o risco de infeção com a doença covid-19 no Reino Unido. "No contexto …

Novo lay-off. Ajuda da Segurança Social para pagar subsídios de Natal pode chegar só em 2021

O apoio ao pagamento do subsídio de Natal previsto pelo Governo para apoiar as empresas no âmbito do novo regime de lay-off, que entrou em vigor em agosto, poderá só ser pago pela Segurança Social …