Juiz Carlos Alexandre faz novas buscas na sede do BES

José Sena Goulão / Lusa

O juiz Carlos Alexandre

Estão a ser feitas buscas na sede do Banco Espírito Santo (BES), em Lisboa, na sequência do arresto dos bens da família Espírito Santo.

A operação da Polícia Judiciária (PJ) e do Ministério Público (MP), que visa a Espírito Santo Property, está a ser dirigida pelo juiz Carlos Alexandre.

Caetano Beirão da Veiga, que lidera actualmente o grupo Espírito Santo, encontra-se presente nas instalações da empresa em Lisboa.

Segundo vários órgãos de comunicação social, as buscas da PJ estarão relacionadas com o arresto de bens da família Espírito Santo.

O Ministério Público decidiu, esta semana, arrestar os bens imóveis e patrimoniais da família Espírito Santo, de forma a impedir a sua dissipação, o que comprometeria o pagamento ao Estado e a clientes lesados, nomeadamente os 29 processos judiciais que correm contra a administração liderada por Ricardo Salgado.

A Procuradoria-Geral da República esclareceu, em comunicado, que o arresto de bens a pessoas ligadas ao Universo Espírito Santo visa impedir “uma eventual dissipação de bens”, que ponha em causa pagamentos em caso de condenação.

O Ministério Público promoveu “o arresto preventivo de bens imóveis e valores patrimoniais de outra natureza titulados por pessoas singulares e coletivas relacionadas com o denominado Universo Espírito Santo”, explicita-se no comunicado.

De acordo com a SIC, foram arrestados bens no valor de quase dois mil milhões de euros, entre os quais a capela da família e 600 imóveis, entre os quais a Quinta do Peru, residências no Hotel Palácio Estoril, o empreendimento em Portimão Quintas d’Al-Gariya e o emprendimento Douro Atlântico Garden em Vila Nova de Gaia.

O Diário Económico descreve que em causa está o facto de alguns destes ativos poderem estar já afetos a planos especiais de revitalização (PER).

O Correio da Manhã avança que Ricardo Salgado é um dos visados nas buscas, que têm por base suspeitas de branqueamento e fraude fiscal.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Já ontem era tarde. É preciso averiguar também as transferências de dinheiro efectuadas pelos membros da família bem com as propriedades que ”mudaram” de mãos e que agora são pertença do ”cão do vizinho”. Tomem como exemplo o pobre do Dias Loureiro que não tem nada e é empregado dos filhos auferindo, segundo ele, 2.500 € mensais pelo trabalho que desenvolve na administração da fortuna deles. Resta apurar como é que os ”meninos” arranjaram tanto dinheiro. Ele, e o resto da QUADRILHA DO ALI BÁBÁ, fez-nos a todos de parvos e lorpas, porque não roubámos nada e temos que pagar. Onde está a cadeia? Correu por aí nos órgãos de comunicação social que as investigações da PJ ao Dias Loureiro pararam por ordens vindas de cima. Por isso o cavalheiro só foi ouvido uma vez pelo MP. Foi também a uma audição na comissão de inquérito ao caso BPN mas, tal como a do BES, a montanha pariu um rato porque ninguém se lembra ou não tem responsabilidade no que se passou. Eu é que não me lembro de nada porque não estava lá mas mesmo assim tenho que pagar. Não podemos nem devemos esquecer que, segundo Cândida Almeida, todos os políticos são sérios!!! Pelos vistos os ex-políticos é que não. Até o PC (Passos Coelho, não confundir) já veio a público gabar o espírito empreendedor de Dias Loureiro que, vindo do nada chegou onde chegou!!! Acho que se ficou por pouco pois houve ”OUTROS EMPREENDEDORES” que, não sendo lembrados também, podem ter ficado agastados com o facto.
    Lembro-me de um provérbio: o ladrão esperto não é o que rouba mas o que não é apanhado.

  2. Evitar divórcios combinados? Mas… É um ‘mimo’ “dissipação de bens”…
    Então e o BPN para quê que servia?

RESPONDER

Professores "desenrolam" queixas em frente do parlamento (e pedem saída do ministro)

Dirigentes da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) colocaram esta quinta-feira grandes faixas com reivindicações junto da Assembleia da República e criticaram o ministro da Educação, que tem que “ir embora”. “Quem não sabe ter uma atitude …

Iniciativa Liberal quer retirar "carga ideológica" da Constituição

A Iniciativa Liberal vai apresentar um projeto de revisão constitucional com uma primeira parte dedicada a retirar "carga ideológica à Constituição", clarificando, por exemplo, que serviços públicos de saúde e educação podem ser prestados pelo …

Urgência do Hospital Santa Maria está a chegar ao limite

A urgência dedicada aos casos suspeitos de covid-19 do Hospital Santa Maria, em Lisboa, reflete a evolução da pandemia em Portugal com doentes a avolumarem-se à porta para realizar o teste e no interior a …

Novo Banco. BCP garante que não faz "favores a ninguém" ao emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse ontem que o banco não faz "favores a ninguém" ao entrar no empréstimo de 275 milhões de euros da banca ao Fundo de Resolução, que posteriormente financiará …

Máfia italiana "lavou" milhões de euros ganhos com fundos europeus na Madeira

Uma das mais violentas máfias de Itália, a Società Foggiana, utilizou a Madeira para branquear mais de 16 milhões de euros obtidos com um esquema de burla à União Europeia (UE). Em causa estão fundos comunitários …

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden ainda à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …

Nani entre os candidatos a melhor jogador da época na MLS

O internacional português, capitão dos Orlando City, está entre os 46 jogadores nomeados para o prémio de melhor da época na liga norte-americana de futebol (MLS), anunciou, esta quinta-feira, o organismo. A eleição decorre até 9 …

"Estranho, muito estranho". Ana Gomes comenta morte do marido de Isabel dos Santos e é criticada

O empresário congolês Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos, morreu no Dubai, durante a prática de mergulho. Uma morte prematura aos 48 anos que leva Ana Gomes a comentar o assunto como "estranho", "muito …

Conselho Europeu. Vacinas distribuídas de forma justa e fronteiras não vão fechar

O presidente do Conselho Europeu garantiu, esta quinta-feira, no final de uma videoconferência entre os líderes da União Europeia, que os 27 estão "unidos" para enfrentar a "luta difícil" contra a segunda vaga da covid-19. "A …