Nova capa do Charlie Hebdo indigna Bélgica

(dr) Charlie Hebdo

-

A nova capa da publicação satírica francesa é dedicada aos recentes atentados na capital belga e, como seria de esperar, voltou a gerar polémica.

A última edição do jornal Charlie Hebdo chegou às bancas esta quarta-feira e em pouco tempo conseguiu levantar uma nova polémica.

A publicação satírica francesa decidiu dedicar a sua capa aos atentados de Bruxelas que, no passado dia 22, provocaram a morte de 35 pessoas e mais de 300 feridos.

Para ilustrar o acontecimento, o caricaturista Riss optou por um cartoon que coloca em destaque um dos embaixadores da Bélgica, o rapper, compositor e produtor belga Paul Van Haver, mais conhecido por Stromae.

A caricatura surge no meio de partes de um corpo humano que voam pelo ar, enquanto o cantor de 31 anos anda à procura do pai, numa referência óbvia ao seu tema “Papa où t’es?” (“Pai onde estás?” em português).

À pergunta lançada por Stromae, os vários membros arrancados de um corpo respondem: “Aqui”, “Ali” ou “E ali também”. A mesma capa é ainda acompanhada pela frase “Bélgica desorientada”.

Rapidamente, a capa do Charlie Hebdo gerou uma onda de indignação nas redes sociais, com vários utilizadores a mostrarem-se chocados com este tipo de humor.

Também os media belgas contestaram a capa do jornal satírico, considerando que a publicação ultrapassou os limites.

O jornal, que foi alvo de um atentado em janeiro do ano passado por ter caricaturado Maomé, é conhecida pelo seu humor negro e sarcástico.

Além dos ataques na capital belga, outros acontecimentos motivaram muitas outras capas que não foram recebidas com bons olhos pelo mundo em geral.

Um dos casos mais recentes foram os vários retratos de Aylan Kurdi, o menino sírio que perdeu a vida numa praia turca, e as caricaturas sobre a queda do Airbus A321 russo no deserto do Sinai, em que morreram 224 pessoas.

ZAP / Move

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Bom aqui acho mesmo nojento e de muito maus gosto!Talvez tenha perdido todo o valor que tinha, pelo menos para mim!A falta de respeito tem limites e aqui foram todos mais que ultrapassados!!!

  2. As pessoas só são “Je suis Charlie” enquanto a sátira é direccionada para as crenças dos outros… Hipócritas!

  3. Esta publicação sempre foi uma treta. Fazer piadas reles com a desgraça dos outros?! Independentemente da raça, credo ou o que quer que seja, esta publicação apenas ofende e nada mais. E isso não é caricaturar e muito menos fazer rir. É apenas simples parvoíce de gente menor cujo intelecto não lhe permite deixar obra maior.

  4. “Je suis Charlie” caro Estevão Ferreira é acreditar que ser morto não é uma pena justa para o mau gosto… Mais uma vez eles demonstraram que o mau gosto não tem limites, mais uma vez eu acho que não devem ser mortos por isso, só ignorados… Ninguém devia comprar uma revista que parece que tenta fazer humor com o que não deve, na minha opinião se isso acontecesse eles acabavam rapido…

  5. Então? Não são todos ” Je suis Charlie”?
    Talvez assim “todos” aprendam que há limites… Mesmo para fazer humor.
    Mesmo sendo contra tudo o que é atentado, eu não sou “Je suis Charlie”.
    Há limites para tudo!

  6. Os maiores culpados são aqueles que (ainda) compram o “jornal”. Já era de muito mau gosto antes do atentado ao “jornal” (que acabou por provocar o mesmo ataque…) e continua a ser. Vende porque as pessoas gostam de ser chocadas… E “eles” sabem disso… Façam um boicote ao jornal!… Não comprem! NUNCA!

  7. Então e o que é feito da “liberdade de expressão” que todos defendiam à um ano atrás? Entretanto já acabou? Ou só há liberdade de expressão enquanto é para falar mal dos temas que convém? Há pois, a hipocrisia é muita.

RESPONDER

Impactos antigos revelam que Marte levou mais tempo a formar-se do que pensávamos

O Sistema Solar primitivo era um lugar caótico, com evidências indicando que Marte provavelmente foi atingido por planetesimais, pequenos protoplanetas com até 1900 km em diâmetro, no início da sua história. Cientistas do SwRI (Southwest Research …

Para ouvir a nova música dos Pearl Jam tem de apontar o telemóvel para a Lua

A banda de rock norte-americana Pearl Jam está empenhada em usar as tecnologias ao serviço da criatividade e da promoção do novo disco, que vai ser lançado no dia 27 de março. Uma semana antes do …

Roedor gigante pré-histórico tinha um cérebro de apenas 113 gramas

O crânio de um roedor que viveu há dez milhões de anos, na América do Sul, indica que, apesar de este animal ter sido grande e pesado, o seu cérebro era totalmente o oposto. De acordo …

"Estrela da Morte". Trump tem máquina de desinformação de mil milhões de dólares para ser reeleito

Face às eleições presidenciais dos EUA que se realizem este ano, Donald Trump montou uma máquina de desinformação, conhecida por "Estrela da Morte", avaliada em 1 mil milhão de dólares. Enquanto se desenrolam as primárias democratas …

Procura mundial de petróleo pode alcançar o seu nível mais baixo numa década por causa do coronavírus

O surto de coronavírus afetará de forma "significativa" a procura global por petróleo, podendo esta atingir o seu nível de procura mais baixo numa década, alerta a Agência Internacional de Energia (IEA). Com a desaceleração da …

Vitória SC 1-2 Porto | “Dragão” cola-se à liderança

A Liga NOS está ao rubro. O FC Porto foi a Guimarães vencer o Vitória SC por 2-1 e está a apenas um ponto da liderança do campeonato, na sequência da derrota do Benfica no …

Ventura não faz "fretes". Chega não viabilizará Governo do PSD se não houver cedências

Para governar com a direita, o PSD precisa do recém-eleito Chega. No entanto, há características que separam os partidos: enquanto que os sociais-democratas se querem estabelecer ao centro, André Ventura estabelece linhas vermelhas e não …

Egito atinge 100 milhões de habitantes (mas não há grandes motivos para celebrar)

A população do Egito atingiu os 100 milhões de habitantes, tornando-se no país árabe mais populoso e o terceiro em África atrás da Etiópia e da Nigéria, anunciaram ontem as autoridades. O calculador eletrónico instalado no …

Coronavírus: Há mais dois casos suspeitos em Portugal

Há mais dois casos suspeitos de infeção por coronavírus em Portugal. Os doentes, que vieram da China, já foram encaminhados para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e para o Hospital de São João, no …

Morreu o ator Tozé Martinho

O ator António José Bastos de Oliveira Martinho, mais conhecido como Tozé Martinho, morreu este domingo aos 72 anos. Tozé Martinho morreu este domingo, aos 72 anos. O ator foi levado para o Hospital de Cascais, …