No Cambodja, os aldeões usam “espantalhos mágicos” para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com “espantalhos mágicos” que espantam o vírus mortal.

Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, conhecidos localmente como “Ting Mong”, guardam o portão da sua casa na província de Kandal, perto da capital Phnom Penh, dando-lhe paz de espírito.

De acordo com o jornal britânico The Independent, a prática existe há mais de um século em algumas vilas do Cambodja, onde residentes como Ek Chan confiam na sua capacidade de afastar os maus espíritos e as doenças.

“Desde de fazer estes Ting Mongs, eles ajudaram a espantar qualquer vírus, incluindo o coronavírus, e impedir que se propagasse para a minha família”, disse Ek Chan, que tem um espantalho masculino e uma mulher. “Eu realmente acredito na magia dos espantalhos e não me preocupo em apanhar o vírus”.

Os espantalhos são fáceis de fazer, normalmente compostos de feno de arroz, bambu ou varas de madeira e vestidos com roupas velhas. Alguns até usam capacetes de motociclistas e são armados com paus e facas.

Ek Chan disse que sabe pouco sobre a ciência da covid-19 e, embora acredite no poder dos seus espantalhos, espera que uma vacina grátis esteja disponível em breve.

O Camboja está entre os países menos afetados pela pandemia de covid-19, com apenas 307 casos e nenhuma morte relatada, tendo contido surtos menores em março, julho e agosto.

No entanto, muitos habitantes do Cambodja ainda temem ficar infetados, tendo este medo aumentado no início deste mês, quando o ministro das Relações Exteriores da Hungria visitou o país e depois testou positivo.

Isso levou ao teste e isolamento de centenas de pessoas potencialmente expostas, incluindo o primeiro-ministro do Cambodja Hun Sen, e proibições temporárias de ajuntamento.

  ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Novo ano letivo marcado pelo recorde de pedidos de bolsas de estudo no superior

Número crescente de alunos e perda de rendimentos das famílias são duas das razões apontadas para os pedidos recorde. O ano letivo 2021/22 ainda agora arrancou, mas já está a bater recordes no que respeita aos …

Urgências em Lisboa estão cheias. Situação pode piorar nas próximas semanas

As urgências do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, estão em situação crítica, com tempos de espera elevados. A situação de calamidade multiplica-se em vários hospitais do país, de …

Portugal já tem 86% da população totalmente vacinada contra a covid-19

A vacinação completa contra a covid-19 abrange já 86% da população portuguesa e são já mais de nove milhões de pessoas as que têm pelo menos uma dose da vacina, de acordo com os dados …

Direção do CDS desautoriza Telmo Correia e defende eleições "o mais brevemente possível"

A direção do CDS-PP não gostou de ouvir o líder parlamentar dizer que a melhor altura para realizar eleições legislativas seria no final de janeiro ou fevereiro. Depois de uma reunião com o presidente da Assembleia …

Órban e Le Pen apoiam a Polónia e criticam "imperialismo" da UE

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Órban, e a líder da União Nacional (RN, na sigla em francês), Marine Le Pen, manifestaram esta terça-feira apoio à Polónia no conflito que mantém com a UE, a qual acusam …

Após goleada frente ao Bodø/Glimt, Mourinho põe de lado quatro jogadores

Em duas convocatórias consecutivas, José Mourinho deixou de fora quatro futebolistas que participaram na derrota por 6-1 frente ao Bodø/Glimt. Naquela que foi a maior derrota de sempre da carreira de José Mourinho, o Tottenham perdeu …

O que cai e o que fica: as medidas que o chumbo do OE deita por terra e as que permanecem

O grosso das medidas previstas na proposta de Orçamento do Estado para 2022 não deverá sair do papel. As aprovadas em Conselho de Ministros, por sua vez, manter-se-ão viáveis, já foram discutidas fora da sede …

Truque permite que o Orçamento não seja votado esta quarta-feira

Há um mecanismo que, se for acionado, permite que o Orçamento do Estado para 2022 sobreviva mesmo que não seja votado. O Orçamento do Estado para 2022 pode baixar à comissão sem votação. Este mecanismo, nunca …

Conceição reconhece supremacia do Santa Clara e admite culpa na derrota

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, reconheceu que o Santa Clara foi superior e diz-se culpado pela derrota pesada que deixa o clube fora da Taça da Liga. O FC Porto está fora da Taça …

"Vechtpartij", quadro de Jan Steen.

Antigos jogos de bebida acabavam em vinho derramado e esfaqueamentos

Hoje vistos como jogos de diversão para jovens, na antiguidade, os drinking games (jogos de bebida) eram comuns em toda a sociedade — e, por vezes, terminavam mal. O kottabos era um antigo jogo de bebida …