Covid-19. A Europa pode ter muito para aprender com o Vietname, Tailândia e Cambodja

O número de novas infeções está agora mais alto do que em março e abril em muitos países europeus, depois de um alívio nas restrições durante o verão. O Vietname, a Tailândia e o Cambodja podem ter muito para ensinar ao continente europeu.

O verão, a “galinha dos ovos de ouro” para as economias europeias, levou muitos países a levantarem as restrições de modo a permitir o turismo. As pessoas tiveram uma sensação de liberdade reconquistada e uma menor necessidade de aderir a medidas como o distanciamento físico durante os meses de verão.

Investigadores do Imperial College descobriram que muitos europeus relaxaram o seu comportamento nos últimos meses, em comparação com abril.

De acordo com um artigo publicado recentemente o The Conversation, a segunda onda de covid-19 da Europa aponta para um elemento de fadiga de restrição após meses de medidas restritivas.

Aliás, o diretor da OMS Europa, Hans Kluge, reconheceu que esta fadiga é “normal”, ao mesmo tempo que exortou as autoridades europeias a ouvir os cidadãos e a trabalhar com eles de “formas novas e inovadoras” para revigorar a luta contra o vírus.

Nas últimas semanas, muitos líderes europeus anunciaram restrições específicas e localizadas, mas afastam um eventual confinamento geral. Se a Europa vê, todos os dias, o número de novos casos aumentar, vários países do Sudeste Asiático estão a sair-se muito bem na luta contra a pandemia.

Nas últimas duas semanas, o Vietname, a Tailândia e o Cambodja registaram, em média, cerca de 0 a 5 novos casos por dia, apesar da densidade populacional. Embora possa haver uma contagem reduzida de casos e mortes nestes países, isso não diminui o sucesso esmagador que tiveram no controlo da disseminação.

No Vietname, o número total de casos é de apenas 1.113, um número extremamente baixo para uma população de quase 100 milhões. Uma das táticas usadas pelas autoridades de saúde tem sido o teste direcionado, concentrado em indivíduos de alto risco e em moradores de bairros onde houve casos confirmados.

As autoridades de saúde implementaram um rastreamento extensivo de contactos, com o objetivo de identificar os indivíduos em risco de exposição, independentemente dos sintomas. O país também estabeleceu instalações de quarentena para pessoas infetadas e turistas, minimizando assim a propagação no seio das famílias.

Na Tailândia, vários voluntários fazem a triagem de casos, enviando pessoas com sintomas a clínicas ou hospitais para fazerem testes à covid-19, dissipando rumores e informações incorretas.Além disso, enfatizam a importância das máscaras de proteção individual e ensinam às pessoas a importância de uma boa higienização das mãos.

A “educação” para este novo normal e o exército de voluntários ajudaram a manter o número total de casos em pouco mais de 3.500.

No Cambodja, o número total de casos é extremamente baixo, apenas 283, e não há qualquer registo de óbitos. O país realizou um extenso rastreamento de contactos, implementou um rigoroso confinamento no início da pandemia, mas houve um pormenor que empurrou o Cambodja para o sucesso: o meio rural.

De acordo com o The Conversation, quase 80% da população vive em áreas rurais com baixa densidade populacional, o que torna mais fácil gerir a propagação e alocar recursos para locais mais densos e de alto risco.

Os países asiáticos levaram a ameaça da covid-19 a sério desde o início, traumatizados ainda com a experiência da SARS e das epidemias de gripe aviária. O sucesso do Vietname, da Tailândia e do Cambodja mostra-nos que testes direcionados, educação e envolvimento da comunidade são essenciais para dar uma resposta robusta à pandemia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Trump tem uma conta bancária na China (e andou uma década a tentar investir no país)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é detentor de uma conta num banco chinês, e há vários anos que tenta implementar negócios no país. Donald Trump passou uma década a tentar investir na China, onde …

Ricardo Pereira revela segredo para o FC Porto derrotar o City

A jogar em Inglaterra há três anos, Ricardo Pereira conhece bem o próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões. O internacional português deu alguns conselhos à equipa portista. Ricardo Pereira está a cumprir a …

OE em duodécimos deixa 2.700 milhões de estímulo orçamental em suspenso

A hipótese de haver um Orçamento em duodécimos em 2021 está em cima da mesa. Se tal acontecer, há pelo menos 2.700 milhões de estímulo orçamental que não chegarão à economia. Se o Orçamento do Estado …

Grupo Luz Saúde foi o que mais faturou com a pandemia

O Grupo Luz Saúde faturou quase 40 milhões de euros com a venda de material à Direção-Geral da Saúde (DGS), a hospitais e até a autarquias. A GLSMed Trade, do grupo Luz Saúde, foi a empresa …

Pinto da Costa: "Varandas fará um grande serviço quando se dedicar à medicina"

Manchester City, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas foram alguns dos temas abordados por Pinto da Costa numa recente entrevista ao Porto Canal. Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa fez a antevisão ao encontro …

Espanha pondera recolher obrigatório em todo o país. Esperam-se semanas "muito difíceis"

Salvador Illa, ministro da saúde de Espanha, referiu que o governo está a estudar um recolhimento obrigatário no país, como forma de travar a propagação do novo coronavírus que nos últimos dias tem feito infetado …

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …

OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP. Um possível entendimento entre o …

"Eleição do mundo". USA Today declara apoio a Biden (que continua a liderar nas sondagens)

Pela primeira vez, o jornal norte-americano USA Today decidiu apoiar um candidato presidencial - Joe Biden. O democrata continua a liderar as sondagens a dois dias do último debate. "Há quatro anos, o Conselho Editorial - …