Covid-19. A Europa pode ter muito para aprender com o Vietname, Tailândia e Cambodja

O número de novas infeções está agora mais alto do que em março e abril em muitos países europeus, depois de um alívio nas restrições durante o verão. O Vietname, a Tailândia e o Cambodja podem ter muito para ensinar ao continente europeu.

O verão, a “galinha dos ovos de ouro” para as economias europeias, levou muitos países a levantarem as restrições de modo a permitir o turismo. As pessoas tiveram uma sensação de liberdade reconquistada e uma menor necessidade de aderir a medidas como o distanciamento físico durante os meses de verão.

Investigadores do Imperial College descobriram que muitos europeus relaxaram o seu comportamento nos últimos meses, em comparação com abril.

De acordo com um artigo publicado recentemente o The Conversation, a segunda onda de covid-19 da Europa aponta para um elemento de fadiga de restrição após meses de medidas restritivas.

Aliás, o diretor da OMS Europa, Hans Kluge, reconheceu que esta fadiga é “normal”, ao mesmo tempo que exortou as autoridades europeias a ouvir os cidadãos e a trabalhar com eles de “formas novas e inovadoras” para revigorar a luta contra o vírus.

Nas últimas semanas, muitos líderes europeus anunciaram restrições específicas e localizadas, mas afastam um eventual confinamento geral. Se a Europa vê, todos os dias, o número de novos casos aumentar, vários países do Sudeste Asiático estão a sair-se muito bem na luta contra a pandemia.

Nas últimas duas semanas, o Vietname, a Tailândia e o Cambodja registaram, em média, cerca de 0 a 5 novos casos por dia, apesar da densidade populacional. Embora possa haver uma contagem reduzida de casos e mortes nestes países, isso não diminui o sucesso esmagador que tiveram no controlo da disseminação.

No Vietname, o número total de casos é de apenas 1.113, um número extremamente baixo para uma população de quase 100 milhões. Uma das táticas usadas pelas autoridades de saúde tem sido o teste direcionado, concentrado em indivíduos de alto risco e em moradores de bairros onde houve casos confirmados.

As autoridades de saúde implementaram um rastreamento extensivo de contactos, com o objetivo de identificar os indivíduos em risco de exposição, independentemente dos sintomas. O país também estabeleceu instalações de quarentena para pessoas infetadas e turistas, minimizando assim a propagação no seio das famílias.

Na Tailândia, vários voluntários fazem a triagem de casos, enviando pessoas com sintomas a clínicas ou hospitais para fazerem testes à covid-19, dissipando rumores e informações incorretas.Além disso, enfatizam a importância das máscaras de proteção individual e ensinam às pessoas a importância de uma boa higienização das mãos.

A “educação” para este novo normal e o exército de voluntários ajudaram a manter o número total de casos em pouco mais de 3.500.

No Cambodja, o número total de casos é extremamente baixo, apenas 283, e não há qualquer registo de óbitos. O país realizou um extenso rastreamento de contactos, implementou um rigoroso confinamento no início da pandemia, mas houve um pormenor que empurrou o Cambodja para o sucesso: o meio rural.

De acordo com o The Conversation, quase 80% da população vive em áreas rurais com baixa densidade populacional, o que torna mais fácil gerir a propagação e alocar recursos para locais mais densos e de alto risco.

Os países asiáticos levaram a ameaça da covid-19 a sério desde o início, traumatizados ainda com a experiência da SARS e das epidemias de gripe aviária. O sucesso do Vietname, da Tailândia e do Cambodja mostra-nos que testes direcionados, educação e envolvimento da comunidade são essenciais para dar uma resposta robusta à pandemia.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tweet de Elon Musk afunda Bitcoins (e dá força à criptomoeda que nasceu como meme)

A Tesla vai deixar de aceitar Bitcoins como forma de pagamento. A revelação foi feita por Elon Musk numa publicação no Twitter e levou à queda do valor da criptomoeda no mercado. A par disso, …

Investigadores criam nova solução para óculos de realidade virtual e aumentada

Uma equipa de investigadores criou uma nova tecnologia para fornecer óculos de realidade virtual que não parecem "olhos de inseto". Num novo artigo publicado na Science Advances, os especialistas descrevem a impressão de ótica de forma …

Genética da população portuguesa pode explicar deficiência de vitamina D

Investigadores portugueses concluíram que a população portuguesa tem uma prevalência superior à média europeia de algumas alterações genéticas que levam a uma predisposição para o défice de vitamina D. Este estudo, coordenado pelo Centro Cardiovascular da …

Polónia quer comprar casa de campo francesa (para recuperar o legado de Marie Curie)

A Polónia quer comprar e renovar a casa de campo francesa de Marie Curie e transformá-la num museu, naquele que é um esforço para reivindicá-la como génio científico e pioneira polaca. Embora tenha nascido na Polónia, …

Min Nyo é jornalista, cobriu os protestos em Myanmar e foi condenado a 3 anos de prisão

Min Nyo, um jornalista birmanês de 51 anos, foi condenado a três anos de prisão pela sua cobertura dos protestos na sequência do golpe de Estado em Myanmar. Min Nyo, que trabalhava para a DVB (Voz …

McDonald's e Casa Branca unem-se para sensibilizar população a ser vacinada

Numa parceria com a Casa Branca, a cadeia de fast food norte-americana também está a dar o seu contributo para sensibilizar a população para a vacinação contra a covid-19. A ideia é promover informações relevantes sobre …

Voo "para lado nenhum" esgota em tempo recorde. Bastaram 2,5 minutos

A companhia aérea australiana Qantas vendeu os bilhetes para o próximo "voo para lugar nenhum" em tempo recorde: 2,5 minutos. A Qantas está a promover um novo "voo para lugar nenhum" que dará aos famintos por …

Todos queriam "O Senhor dos Anéis". Mas cinemas chineses foram obrigados a exibir filmes de propaganda

Pequim ordenou que os cinemas chineses divulgassem propaganda em homenagem ao Partido Comunista. Os cinéfilos do país, que clamam pelos filmes de Hollywood, revoltaram-se. A 1 de abril, no dia em que entrou em vigor um …

Presidente da República condecorou Jorge Coelho a título póstumo

Marcelo Rebelo de Sousa condecorou, a título póstumo, o antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho com a grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta quinta-feira, …

Comer caladas, autocarro sem parque, pavilhão sujo: assim foi uma final europeia

Episódios quase inacreditáveis rodearam a final feminina da Taça EHF. O diretor da equipa vencedora conta tudo o que aconteceu (e há muito para contar). O Rincón Fertilidad Málaga conquistou a Taça EHF feminina desta época. …