Na China, já há vacinas para a covid-19 a ser vendidas no mercado negro

Aisha Faquir/World Bank

Há cada vez mais pessoas na China a receber uma das várias vacinas contra a covid-19 – apesar de nenhuma delas ter sido oficialmente comprovada como segura.

De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, as pessoas estão a ficar durante várias horas à espera numa fila para receber uma vacina contra a covid-19. Segundo o mesmo jornal, cambistas com acesso à indústria farmacêutica estão a cobrar o equivalente a entre 505 e 1.260 euros por uma única injeção.

“Algumas ficaram especialmente gratas por eu ajudá-las”, disse um cambista ao The New York Times.

Outras pessoas estão a receber a vacina através de canais legítimos, embora normalmente precisem de dizer que vão viajar em trabalho para recebê-la.

“Sinto-me mais aliviado agora que tenho proteção”, disse Ethan Zhang, um tradutor de 26 anos, ao mesmo jonral novaiorquino. “Como começaram a usá-lo em algumas pessoas para uso de emergência, isso mostra que há uma certa garantia.”

Três das quatro vacinas candidatas da China alcançaram a fase três dos ensaios, testando-as em dezenas de milhares de funcionários do Governo. Esses testes ainda não foram concluídos – mas Pequim está a pressionar para ter uma implementação rápida de qualquer forma.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, a questão de lançar uma vacina em todo o país enfrenta um problema muito diferente: uma parte crescente da população não está disposta a tomar a vacina – pelo menos não algumas das primeiras vacinas disponíveis.

Duas das principais vacinas candidatas anunciaram recentemente que as suas vacinas eram mais de 90% eficazes, de acordo com os resultados do ensaio preliminar da fase três.

A gigante farmacêutica Pfizer anunciou na semana passada os resultados preliminares da fase final dos testes clínicos, ainda em curso, que mostram que a vacina que desenvolveu apresenta mais de 90% de eficácia após a segunda dose. Esta quarta-feira, a empresa anunciou os resultados finais do ensaio: uma eficácia de 95% a partir de 28 dias após a primeira dose.

Na segunda-feira, a empresa de biotecnologia Moderna anunciou que a vacina que está a desenvolver contra a covid-19 revelou uma eficácia de 94,5% nos mais recentes testes experimentais.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …

Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, acordou e apercebeu-se de que tinha um …

“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso será recordado através …

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …

Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana. A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia …