Na China, já há vacinas para a covid-19 a ser vendidas no mercado negro

Aisha Faquir/World Bank

Há cada vez mais pessoas na China a receber uma das várias vacinas contra a covid-19 – apesar de nenhuma delas ter sido oficialmente comprovada como segura.

De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, as pessoas estão a ficar durante várias horas à espera numa fila para receber uma vacina contra a covid-19. Segundo o mesmo jornal, cambistas com acesso à indústria farmacêutica estão a cobrar o equivalente a entre 505 e 1.260 euros por uma única injeção.

“Algumas ficaram especialmente gratas por eu ajudá-las”, disse um cambista ao The New York Times.



Outras pessoas estão a receber a vacina através de canais legítimos, embora normalmente precisem de dizer que vão viajar em trabalho para recebê-la.

“Sinto-me mais aliviado agora que tenho proteção”, disse Ethan Zhang, um tradutor de 26 anos, ao mesmo jonral novaiorquino. “Como começaram a usá-lo em algumas pessoas para uso de emergência, isso mostra que há uma certa garantia.”

Três das quatro vacinas candidatas da China alcançaram a fase três dos ensaios, testando-as em dezenas de milhares de funcionários do Governo. Esses testes ainda não foram concluídos – mas Pequim está a pressionar para ter uma implementação rápida de qualquer forma.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, a questão de lançar uma vacina em todo o país enfrenta um problema muito diferente: uma parte crescente da população não está disposta a tomar a vacina – pelo menos não algumas das primeiras vacinas disponíveis.

Duas das principais vacinas candidatas anunciaram recentemente que as suas vacinas eram mais de 90% eficazes, de acordo com os resultados do ensaio preliminar da fase três.

A gigante farmacêutica Pfizer anunciou na semana passada os resultados preliminares da fase final dos testes clínicos, ainda em curso, que mostram que a vacina que desenvolveu apresenta mais de 90% de eficácia após a segunda dose. Esta quarta-feira, a empresa anunciou os resultados finais do ensaio: uma eficácia de 95% a partir de 28 dias após a primeira dose.

Na segunda-feira, a empresa de biotecnologia Moderna anunciou que a vacina que está a desenvolver contra a covid-19 revelou uma eficácia de 94,5% nos mais recentes testes experimentais.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …

"Toque de Midas" científico. Químicos transformam água purificada em metal dourado

Esta nova descoberta ajuda a entender o estado de transição da água e pode vir a ser importante no estudo de planetas como Neptuno ou Urano. Numa experiência alucinante, cientistas conseguiram transformar água purificada num metal …