Ações da Tesla mergulharam a pique (e pressionaram Musk a pedir desculpa)

oninnovation / Flickr

Elon Musk, o bilionário visionário fundador do PayPal, Tesla e SpaceX

Elon Musk arrependeu-se, voltou atrás nos seus comentários e já pediu desculpa ao mergulhador britânico a quem chamou de pedófilo. Mas esta polémica está a ter efeitos preocupantes nas ações da Tesla.

O empresário norte-americano Elon Musk pediu desculpa a Vern Unsworth, mergulhador britânico que participou nas operações de resgate que salvaram as 12 crianças de uma gruta tailandesa.

“As minhas palavras foram proferidas depois de o Sr. Unsworth ter dito várias inverdades e ter sugerido que eu participasse em atividades sexuais com o mini-submarino, que foi construído como um ato de bondade e de acordo com as especificações do líder da equipa de mergulho”, lê-se num dos tweets.

“Ainda assim, o que ele fez não justifica as minhas ações e por isso apresento as minhas desculpas ao sr. Unsworth e às empresas que eu represento como líder. A falha foi minha e só minha”, escreveu.

No domingo passado, Musk insultou Unsworth através de uma publicação no Twitter, que depois apagou. No entanto, a publicação despertou reações por parte dos acionistas da Tesla e dos analistas de Silicon Valley, na Califórnia, que consideraram o comportamento imaturo e prejudicial ao sucesso da empresa, adianta o The Guardian.

Apesar de ver “o fim do carbono como essencial”, James Anderson, sócio da empresa de investimentos Baillie Gifford (a quarta maior acionista da Tesla), disse ao jornal britânico que estava “frustrado por os verdadeiros passos nessa direção estarem a ser ofuscados por esta saga”.

Por sua vez, num comunicado disponível no site, Gene Munster, sócio da Loup Ventures, afirmou que o comportamento de Musk “pode ter um impacto negativo na empresa” e na confiança dos investidores, exigindo assim um pedido de desculpas por parte do mesmo.

Também Jing Zhao, que apresentou recentemente uma proposta para destituir Elon musk do cargo de CEO da Tesla, disse que apesar das “boas intenções”, o escândalo demonstrou a necessidade de um novo diretor independente, com uma empresa de energia renovável (Solar Shed) a garantir que não irá promover os produtos da Tesla, informa o Público.

O atual CEO da Tesla ofereceu um pequeno submarino às equipas de resgate, que foi recusado por Unsworth. “Ele pode enfiar o submarino onde dói mais”, disse. Em resposta, Musk afirmou: “Peço desculpa, pedófilo, estavas mesmo a pedi-las”. Na sequência das suas declarações, as ações das empresas de Musk sofreram fortes perdas na bolsa.

O Jornal de Notícias realça que a queda abrupta das ações representa uma perda de quase dois mil milhões de dólares de mercado da Tesla. As ações da empresa desvalorizaram mais de 3,5% esta segunda-feira.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Eu previ que isto iria acontecer, quando na outra notícia do ZAP, critiquei veementemente a atitude de Elon Musk, aqui: https://zap.aeiou.pt/mergulhador-pedofilo-musk-submarino-210521

    Houve logo quem me caisse em cima, chamando-me de pobre de espírito e ignorante. Isto são reacções típicas daquele tipo de gente que alinha sempre com as pessoas de sucesso. Se um gajo é rico e tem sucesso, então tudo o que ele faz está certo e é preciso sempre defender e alinhar com tudo o que ele faz. É por muita gente pensar assim que em todo o país as pessoas são quase sempre do sporting, do Benfica ou do Porto. As pessoas até podem gostar do clube da sua cidade (tipo “Ginásio de Alcobaça”), mas acima de tudo são do Sporting, do Benfica ou do Porto, porque toda a gente quer ser dos que ganham!

    Depois há a malta como eu, para quem o sucesso das pessoas não influencia a nossa capacidade de avaliar o seu comportamento como o de qualquer outro mortal. Pelos vistos os accionistas da Tesla, pensam como eu. E ainda bem!

    • Pois uma vez mais está errado. Primeiro quem começou com a má educação foi o mergulhador. Apenas quis ofender e humilhar o Elon Musk. Em segundo lugar as ações da Tesla estão hoje a subir. O simples facto de ter avançado com uma hipotética ideia, ainda que não funcional, como se provaria, não faz dele um presunçoso; faz dele uma pessoa humana que se preocupa com os demais. Por vezes ajuda-se, outras ficamos pela tentativa.
      O caro amigo errou na outra notícia que refere e aqui volta a errar porque não compreende o essencial: a condição humana de se sentir útil à sociedade e ao seu desenvolvimento. Fique bem.

      • Fique bem você também, que muda de nome a cada comentário que faz, qual gato escondido com o rabo de fora.

        Se Musk estivesse primáriamente preocupado com o bem-estar das crianças, não chamava pedófilo a quem quase deu a vida por elas. Chamou pedófilo porque para Musk, o facto do mergulhador ofender a sua tentativa de ganhar notoriedade à custa da desgraça alheia, anula o valor de tudo o que ele fez.

        Errado está portanto você, até porque as acções da Tesla estão hoje a subir porque Musk pediu desculpa (outra prova de que você está errado em criticar antes o mergulhador). Elas desceram quando ele o insultou, provando que eu estava certo e subiram quando ele pediu desculpa, provando de novo que eu estava certo.

        Demagogia não é argumento, sabía?.. Mas bom esforço!

        • Nem sei bem por onde começar. Mas como diz o outro vou tentar pelo início:
          1 – Chamou pedófilo mas seria bom ver o que disse antes o mergulhador. Parece não estar devidamente informado. Informe-se primeiro. E pelo facto de ter salvo as crianças não tem direito a ser mal educado.
          2 – “Primáriamente” como deverá saber nunca levou acento. Nem mesmo no anterior acordo.
          3 – “a sua tentativa de ganhar notoriedade” – O amigo acha mesmo que haverá assim tanta gente no mundo que desconheça o Elon Musk???!!! Tem andado por cá ou veio de outro planeta?
          4 – Quanto às ações da Tesla são as suas suposições. As minhas são diferentes.
          5- Pedido de desculpa. Infelizmente já vi muita gente a ter de pedir desculpa no facebook e outras redes sociais, não porque tivesse culpa mas porque a pressão cega e irracional das massas não lhes permite compreender a realidade que comentam. Por cá também já houve episódios desses.
          6 – “Sabía” com acento também nunca tinha visto. Estará o MMQ a preparar um novo acordo ortográfico?

  2. Para todos os atrasados mentais por esse mundo fora que se revoltaram com a resposta de Elon Musk, devem estar-se a esquecer que foi a bosta de trampa do mergulhador que começou com os insultos. Para quem tem família decerto que não gosta de ler ou ouvir o que o inglês afirmou.
    Uma noção fundamental da física diz que “toda a acção tem uma reacção”…..

    • Para todos os mentecaptos por esse mundo fora que defendem Musk, devem lembrar-se que a hiper-sensibilidade de Musk aos insultos pessoais, não deve falar mais alto do que o valor de um homem que quase deu a vida por aquelas crianças.

      Se Musk tivesse nobreza de espírito, diria “enfíe você se quiser, porque lá porque você salvou as crianças não quer dizer que eu não possa também contribuir para uma futura situação idêntica”. Mas como Musk é um rasca, responde de uma forma tão inadmissível que até os accionistas da empresa dele o condenaram, veja lá! Claro que como para ele só interessa o dinheiro e a fama, assim que viu que a coisa estava a tocar no seu porta-moedas, ficou logo humilde e pediu logo desculpa. Queimou-se… É um asco de gajo.

      Com o dinheiro dele eu também faço muita coisa para salvar muita gente… Como mandar os meus engenheiros desenvolver um submarino que nunca tería chegado a tempo de salvar ninguém. Mas quem não tem esse dinheiro, arriscar a vida a sério como estes mergulhadores fizeram… Isso sim tem 20 vezes mais valor. E era essa a diferença que Musk deveria ter percebido em vez de num reflexo condicionado e inpensado de puto da primária, ter sido tão rasteiro para vingar o seu orgulho ferido.

      Há os nobres de espírito, e depois há os Musks deste mundo, com quem a maralha geralmente se identifica.

      • no tempo do taveira dizia-se: antes as casas custavam os olhos da cara, na era taveira passaram a custar o olho do ku. vamos lá a ver quantos olhos de criança vai custar o acto heróico desse pára-quedista, porque o que ele disse ao americano é conversa típica de quem gosta dum bom avio na arrabadilha.

RESPONDER

"Síndrome do Inverno." Investigadores na Antártida em estado de hibernação psicológica

Os investigadores da Antártida entram em estado de "hibernação psicológica" para lidar com o stress provocado pela escuridão constante e o isolamento típicos do inverno a latitudes extremas. Passar longos períodos de tempo em isolamento e …

Cientistas revelam pela primeira vez como é o polo norte do Sol

Embora existam muitas missões da Agência Espacial Europeia (ESA) com o objetivo de analisar o nosso astro, a maioria das sondas tem focado as suas observações nas regiões equatoriais, deixando os polos relativamente inexplorados - …

Sporting vs Aves | Furacão Keizer volta a atacar

O Sporting deu seguimento ao bom momento que atravessa e goleou o Desportivo das Aves, no Estádio José Alvalade, por 4-1. Os visitantes até marcaram primeiro, mas dois golos no final da primeira parte e …

Ratos e pombos estão a substituir espécies emblemáticas

Animais como ratos e pombos estão a tomar o lugar de outros, como tigres, que apenas conseguem sobreviver em certos habitats. A agricultura e a construção está a favorecer as mesmas espécies em todos os …

Em sete anos, Comissão de Ética não advertiu um único deputado

Nos últimos sete anos, a Comissão de Ética foi chamada a pronunciar-se 52 vezes sobre incompatibilidades e impedimentos de deputados, mas nunca encontrou nenhuma. Segundo o Diário de Notícias, nas duas últimas legislaturas, a subcomissão parlamentar …

Pai castiga filha por praticar bullying e obriga-a a ir a pé para a escola

Depois de ter sido suspensa da escola por bullying, o pai de Kristen decidiu dar-lhe uma lição: castigou a filha obrigando-a a percorrer oito quilómetros até à escola. Kristen gozava com os colegas da escola. À …

Professora disse aos alunos que o Pai Natal não existia. Foi despedida

Uma professora substituta, numa cidade americana, já não vai voltar a ser chamado para dar aulas - além do Pai Natal, também "matou" o Coelhinho da Páscoa e a Fada dos Dentes. Por todo o país, …

Dinossauro desconhecido estava escondido em opalas da Austrália

Opalas encontradas por mineiros numa área deserta da Austrália acabaram por ser fragmentos de fóssil de uma espécie de dinossauro desconhecida até agora. Batizado como Weewarrasaurus pobeni, em honra do campo de opalas Wee Warra, que …

Descoberta espécie de salamandra que respira através de "árvores de Natal"

Uma equipa de biólogos norte-americanos identificou uma nova espécie de salamandra num anfíbio que, até agora, só foi encontrado em três locais nos estados norte-americanos da Flórida e do Alabama.  De acordo com a Universidade Estadual …

O maior puzzle do Mundo é uma ilha congelada na Rússia

Localizado entre o Oceano Ártico e os mares gelados do norte da Sibéria, o aglomerado de rochas, conhecidas como as Ilhas da Nova Sibéria, é frio e remoto. As ilhas são uma tela quase desabitada coberta …