Resgate na gruta da Tailândia vai ser transformado num documentário

Royal Thai Army Handout / EPA

As 12 crianças que ficaram presas numa gruta na Tailândia

A história do grupo que em 23 de junho do ano passado ficou preso numa gruta da Tailândia após um treino de futebol vai ser convertido num documentário.

Os rapazes, de 11 a 16 anos, e o seu técnico entraram na caverna Tham Luang Nang Non depois de uma partida de futebol, no dia 23 de junho. Os rapazes foram encontrados nove dias depoiss e resgatados por mergulhadores experientes que os encaminharam através de passagens estreitas e submersas, e sempre sedados para não entrarem em pânico – a maioria deles não sabia nadar.

Foram necessários três dias para tirar todo o grupo da gruta, com a participação de centenas de voluntários, mergulhadores e militares. Só a 10 de julho estavam todos fora da gruta.

A extraordinária história do grupo resgatado foi acompanhada por milhões de pessoas em todo o mundo e, agora, menos de um ano depois, uma produtora de Hollywood vai adquirir os direitos de imagem dos jovens e do treinador e produzir um documentário que será exibido pela Netflix.

A “13 Tham Luang”, empresa tailandesa que detém os direitos, afirmou que vai assinar um acordo, ainda este mês, com a SK Global Entertainment, uma produtora de Hollywood responsável por filmes como “Podres dos Ricos”, “A idade de Adeline”, “Morte num funeral” ou “O estado das coisas”.

A SK Global Entertainment terá os direitos vitalícios “para usar a história das vítimas e produzir conteúdos multimédia.” O documentário será depois exibido, de acordo com o Expresso, na Netflix. Ainda não há uma previsão de data de lançamento.

O documentário vai narrar e explorar, em vários episódios, a maneira como o grupo chegou à gruta e os esforços feitos para que todos fossem resgatados com vida. Tanto os 12 rapazes como o treinador vão depor na narrativa.

Também a National Geographic já anunciou que está a produzir um documentário sobre o tema. A direção será de Kevin Macdonald e terá o nome “Thai Cave Rescue” (O Resgate na Caverna Tailandesa, em português).

A pensar na prevenção de catástrofes, 15% das receitas do acordo vão ser doadas ao Departamento de Prevenção de Desastres do Governo da Tailândia.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Homem budista a meditar

O tukdam - um estado mental "meio-morto" dos monges budistas - é o novo fascínio da ciência

Os monges budistas conseguem chegar a um estado de meditação tão profunda que não é detectada qualquer actividade cerebral. No Budismo no Tibete, há um conceito mítico conhecido como "thukdam" ou "tukdam". Acredita-se que este é …

Trofense 1-2 Benfica | Águias passam a rasar

O Benfica, da I Liga, venceu hoje o Trofense, da II Liga, por 2-1, no prolongamento, depois do 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue …

Como nasceu o mito dos vampiros? Mais doenças e menos Drácula

Os vampiros são um mito com séculos de história e que podem estar associados a doenças como a raiva e a pelagra — e não ao Drácula. O vampiro é uma imagem comum na cultura pop …

Edifícios impressos em 3D pelo exército norte-americano

Exército dos EUA pode agora imprimir edifícios de cimento em 3D em zonas de desastre

O objectivo da tecnologia é facilitar a construção de casas e pontes quando são precisas com urgência em zonas afectadas por catástrofes. O Corpo de Engenheiros do exército norte-americano pode agora imprimir quartéis, bunkers e outras …

Monumento Pillar of Shame, na Universidade de Hong Kong

Pillar of Shame foi, em tempos, um testemunho da liberdade de Hong Kong. Agora, dizem-lhe adeus

Em tempos, a escultura Pillar of Shame, plantada na Universidade de Hong Kong, foi um testemunho das liberdades da cidade. Agora, está a ser removida. Exposta há mais de 20 anos na Universidade de Hong Kong, …

Arquitetura em nome do amor. Homem constrói casa giratória para que a esposa possa escolher a vista

Na Bósnia, um autodidata de 72 anos construiu uma casa invulgar: a habitação gira 360 graus para mudar de vista. Algumas das mais bonitas obras arquitetónicas do mundo nasceram em nome do amor. É o …

Novo SEF deverá chamar-se Agência para as Migrações e Asilo

Afinal, já não vai haver um Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), mas sim uma Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA). De acordo com o …

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, com o guarda-redes Diogo Costa

Diogo Costa renova com o FC Porto até 2026

O guarda-redes Diogo Costa renovou contrato com o FC Porto até 2026, anunciaram os dragões, na tarde deste sábado. Diogo Costa, de 22 anos, aproveitou a lesão de Marchesín no início da temporada e assumiu a …

O algoritmo das plataformas de streaming afeta o que vemos (e quem somos)

As plataformas de streaming usam um algoritmo que afeta aquilo que vemos e o que queremos ver, moldando a nossa personalidade. Squid Game, o drama coreano distópico da Netflix, tornou-se a série mais vista lançada pela …

BPN e Banif custam mais do que alívio de IRS e subida de pensões

A despesa prevista no OE2022 para os veículos financeiros dos antigos Banif e BPN supera o valor previsto para medidas como o alívio no IRS e o aumento extra das pensões. Tal como destaca o Dinheiro …