Resgate na gruta da Tailândia vai ser transformado num documentário

Royal Thai Army Handout / EPA

As 12 crianças que ficaram presas numa gruta na Tailândia

A história do grupo que em 23 de junho do ano passado ficou preso numa gruta da Tailândia após um treino de futebol vai ser convertido num documentário.

Os rapazes, de 11 a 16 anos, e o seu técnico entraram na caverna Tham Luang Nang Non depois de uma partida de futebol, no dia 23 de junho. Os rapazes foram encontrados nove dias depoiss e resgatados por mergulhadores experientes que os encaminharam através de passagens estreitas e submersas, e sempre sedados para não entrarem em pânico – a maioria deles não sabia nadar.

Foram necessários três dias para tirar todo o grupo da gruta, com a participação de centenas de voluntários, mergulhadores e militares. Só a 10 de julho estavam todos fora da gruta.

A extraordinária história do grupo resgatado foi acompanhada por milhões de pessoas em todo o mundo e, agora, menos de um ano depois, uma produtora de Hollywood vai adquirir os direitos de imagem dos jovens e do treinador e produzir um documentário que será exibido pela Netflix.

A “13 Tham Luang”, empresa tailandesa que detém os direitos, afirmou que vai assinar um acordo, ainda este mês, com a SK Global Entertainment, uma produtora de Hollywood responsável por filmes como “Podres dos Ricos”, “A idade de Adeline”, “Morte num funeral” ou “O estado das coisas”.

A SK Global Entertainment terá os direitos vitalícios “para usar a história das vítimas e produzir conteúdos multimédia.” O documentário será depois exibido, de acordo com o Expresso, na Netflix. Ainda não há uma previsão de data de lançamento.

O documentário vai narrar e explorar, em vários episódios, a maneira como o grupo chegou à gruta e os esforços feitos para que todos fossem resgatados com vida. Tanto os 12 rapazes como o treinador vão depor na narrativa.

Também a National Geographic já anunciou que está a produzir um documentário sobre o tema. A direção será de Kevin Macdonald e terá o nome “Thai Cave Rescue” (O Resgate na Caverna Tailandesa, em português).

A pensar na prevenção de catástrofes, 15% das receitas do acordo vão ser doadas ao Departamento de Prevenção de Desastres do Governo da Tailândia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …

Ramalho Eanes defende que Otelo "tem direito a lugar de proeminência" na História

O ex-presidente da República Ramalho Eanes defendeu esta segunda-feira que Otelo Saraiva de Carvalho, falecido no domingo, tem direito a um "lugar de proeminência histórica", apesar "da autoria" do que considerou "desvios políticos perversos, de …

Hidilyn Diaz dá primeira medalha de ouro de sempre às Filipinas

A filipina Hidilyn Diaz deu esta segunda-feira a primeira medalha de ouro de sempre ao seu país em Jogos Olímpicos, ao conquistar a categoria de -55 kg de halterofilismo em Tóquio2020. Depois de ter sido segunda …

Londres e Paris assinam acordo de segurança marítima para o Canal da Mancha

Os governos britânico e francês assinaram esta segunda-feira um tratado de cooperação em segurança marítima em caso de ameaças, como ataques a navios que operam no Canal da Mancha. O Governo do Reino Unido explicou, em …

Estudantes ingleses deverão estar vacinados contra a covid-19 para assistir a aulas nas universidades

Governo britânico estará a considerar a obrigatoriedade de apresentação de certificado de vacinação contra a covid-19 nas salas de aula, auditórios e residências das universidades, não estando previstas na medida alternativas como um teste negativo …

Mali. Morreu o homem suspeito de tentar matar Presidente interino

O governo do Mali anunciou a morte do homem acusado de tentativa de homicídio do Presidente de transição do Mali, coronel Assimi Goita, sob detenção dos serviços de segurança malianos. "Durante as investigações, o estado …