Resgate na gruta da Tailândia vai ser transformado num documentário

Royal Thai Army Handout / EPA

As 12 crianças que ficaram presas numa gruta na Tailândia

A história do grupo que em 23 de junho do ano passado ficou preso numa gruta da Tailândia após um treino de futebol vai ser convertido num documentário.

Os rapazes, de 11 a 16 anos, e o seu técnico entraram na caverna Tham Luang Nang Non depois de uma partida de futebol, no dia 23 de junho. Os rapazes foram encontrados nove dias depoiss e resgatados por mergulhadores experientes que os encaminharam através de passagens estreitas e submersas, e sempre sedados para não entrarem em pânico – a maioria deles não sabia nadar.

Foram necessários três dias para tirar todo o grupo da gruta, com a participação de centenas de voluntários, mergulhadores e militares. Só a 10 de julho estavam todos fora da gruta.

A extraordinária história do grupo resgatado foi acompanhada por milhões de pessoas em todo o mundo e, agora, menos de um ano depois, uma produtora de Hollywood vai adquirir os direitos de imagem dos jovens e do treinador e produzir um documentário que será exibido pela Netflix.

A “13 Tham Luang”, empresa tailandesa que detém os direitos, afirmou que vai assinar um acordo, ainda este mês, com a SK Global Entertainment, uma produtora de Hollywood responsável por filmes como “Podres dos Ricos”, “A idade de Adeline”, “Morte num funeral” ou “O estado das coisas”.

A SK Global Entertainment terá os direitos vitalícios “para usar a história das vítimas e produzir conteúdos multimédia.” O documentário será depois exibido, de acordo com o Expresso, na Netflix. Ainda não há uma previsão de data de lançamento.

O documentário vai narrar e explorar, em vários episódios, a maneira como o grupo chegou à gruta e os esforços feitos para que todos fossem resgatados com vida. Tanto os 12 rapazes como o treinador vão depor na narrativa.

Também a National Geographic já anunciou que está a produzir um documentário sobre o tema. A direção será de Kevin Macdonald e terá o nome “Thai Cave Rescue” (O Resgate na Caverna Tailandesa, em português).

A pensar na prevenção de catástrofes, 15% das receitas do acordo vão ser doadas ao Departamento de Prevenção de Desastres do Governo da Tailândia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vídeos da Momo causam pânico no Brasil

Pais e mães angustiados debateram intensamente, durante os últimos dias, vídeos infantis que teriam sido "invadidos" pela temida personagem Momo que, supostamente, ensinariam as crianças a usar objectos cortantes em casa para praticarem actos suicidas. Grupos …

Madeira chega a acordo com enfermeiros na recuperação do tempo de serviço

O governo regional da Madeira chegou a acordo com os enfermeiros. O pagamento da verba correspondente aos anos em que o tempo de serviço destes profissionais esteve congelado começa já em maio e prolonga-se até …

Entre a "revolução" e a "bomba eleitoral", Costa amuou

A redução no preço dos passes sociais, que está a ser apontada pelo PSD como uma "bomba eleitoral" do Governo socialista, marcou o debate quinzenal no Parlamento, com António Costa a defender-se, notando que a …

Centeno atira-se ao CDS e acusa-o de "aproveitamento político"

O Ministro das Finanças, Mário Centeno, respondeu ao pedido de audição do CDS a propósito dos impostos europeus e aproveitou a oportunidade para atacar os centristas. Mário Centeno enviou uma carta ao Parlamento, nomeadamente à Secretaria …

PSD acusa Governo de baixar preços dos passes sem ter os transportes

O PSD acusou hoje o Governo de apresentar a redução dos preços dos passes apenas para Lisboa e Porto e sem aumentar os transportes, com o primeiro-ministro a responder que os sociais-democratas são simplesmente contra …

Venezuela, promessas e (muitos) elogios: Trump e Bolsonaro foram feitos um para o outro

Não faltaram sorrisos, elogios nem promessas de cooperação. Os Presidentes das duas maiores economias da América concentraram as atenções na Venezuela. Enquanto Trump prometeu dar apoio à entrada do Brasil na OCDE e na NATO, …

Proposta do PS sobre propaganda política só tem efeitos em 2020

O PS apresentou esta terça-feira um projeto de lei no Parlamento para "clarificar" qual a propaganda política que se pode fazer no período pré-eleições. No entanto, no que toca a 2019, as novas regras - a …

Abertura de barragens pode agravar tragédia em Moçambique. Búzi a horas de ser engolida

Depois do ciclone Idai, há duas novas ameaças na zona da Beira: a abertura das comportas de barragens no Zimbabué e as fortes chuvas que se aproximam. O Zimbabué admite vir a abrir as comportas das …

Ordem dos Médicos contra consultas por telemóvel

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, afirma ter reservas em relação a consultas por telemóvel, a começar pelo facto de lhe chamarem consultas. Esta terça-feira, arrancou em Lisboa a maior cimeira nacional de tecnologia …

Vítimas de esterilização forçada no Japão vão ser indemnizadas

Estima-se que mais de 16 mil pessoas foram vítimas de esterilização forçada no Japão, devido a uma lei que esteve em vigor entre 1948 e 1996. Só agora haverá direito a indemnizações e a um …