Musk ilibado depois de ter chamado “pedófilo” a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

Bret Hartman, TED / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla, SpaceX e Neuralink.

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo.

Após cerca de uma hora de deliberações, o juri de um tribunal de Los Angeles considerou Musk inocente de qualquer responsabilidade no caso, no qual Unsworth exigia uma indemnização de 190 milhões de dólares.

Ao escutar o veredicto, Musk abraçou o seu advogado e depois disse aos jornalistas: “a minha fé na humanidade foi restaurada”.

“Vim por uma decisão e, lamentavelmente, não foi a meu favor como esperava, mas respeito a decisão do juri”, declarou Unsworth, um espeleólogo e consultor financeiro de 64 anos que reside entre o Reino Unido e a Tailândia. Em tribunal, o nadador britânico disse que se sentiu “humilhado, envergonhado” e “sujo”. Afirmou ainda que os comentários de Musk foram “muito prejudiciais”.

Musk, de 48 anos, era acusado de chamar de “pedo guy” (“tipo pedófilo”) ao mergulhador britânico, que ajudou a resgatar 12 jovens de uma equipa de futebol e o seu treinador presos numa caverna alagada na Tailândia em julho de 2018.

Unsworth havia qualificado de “truque publicitário” a oferta de Musk de enviar um mini-submarino para realizar o resgate dos jovens.

A polémica fez com que as ações de Musk caíssem abruptamente, representando uma perda de quase dois mil milhões de dólares de mercado da Tesla. As ações da empresa desvalorizaram mais de 3,5%. O empresário norte-americano Elon Musk chegou mesmo a pedir desculpa a Vern Unsworth.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ilibado?!
    Se ele chamou pedofilo e o mergulhador não é, como pode ser ilibado?
    A justiça americana enfim….
    O mergulhador também pedia pouco… apenas 190 milhões!…

RESPONDER

"Rúbenball", quatro expulsos e lenços brancos. Sporting cai com estrondo em Braga

O Sporting caiu nas meias-finais da Allianz Cup, num jogo que terminou com quatro expulsões. Uma entrada dura de Mathieu despoletou uma enorme confusão dentro de campo. O Sporting de Braga está na final da Allianz …

Luanda Leaks. Administradores não executivos da NOS chamados pelo Comité de Ética

O Comité de Ética e a Comissão de Governo Societário da NOS decidiu chamar os três administradores não executivos da operadora citados no escândalo Luanda Leaks. Esta decisão foi tomada antes de uma reunião do …

"Ataque contra a imprensa livre." Justiça brasileira acusa jornalista Glenn Greenwald de cometer cibercrimes

O Ministério Público Federal acusou o jornalista Glenn Greenwald por "auxiliar, orientar e incentivar" um grupo de hackers que acedeu aos telemóveis do ex-juiz e ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e dos …

United faz nova proposta por Bruno Fernandes. Saída pode ficar fechada esta quarta-feira

Sporting e Manchester United retomaram as negociações por Bruno Fernandes esta semana, podendo a saída do médio dos leões ser confirmada ainda esta quarta-feira, segundo escreve o desportivo A Bola. De acordo com o jornal, …

Portugal tem de ser "implacável" no combate à corrupção, diz Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, assegurou na terça-feira que o Governo vai continuar a aprofundar a cooperação com Angola, a respeitar a independência judicial e "não ser precipitado a tirar conclusões", após as …

Ministério das Finanças já admite “documento de trabalho” sobre injeção no Novo Banco

Depois de negar ter recebido uma proposta do Banco de Portugal (BdP) com a hipótese de uma injeção final de 1,4 mil milhões no Novo Banco, o Ministério das Finanças, liderado por Mário Centeno, já …

Lobo d'Ávila: "No dia em que quisermos ser um Chega II não seremos o CDS"

O candidato à liderança do CDS Filipe Lobo d’Ávila acha que o partido “não deve cair na tentação” nem cometer o “erro tremendo” de tornar-se num “Chega II”, porque há “um mundo de diferenças” entre …

Em busca da câmara oculta. Cientistas querem voltar a "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé com raios cósmicos

Uma equipa de cientistas quer "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, com raios cósmicos para confirmar a existência de uma câmara interna, detetada numa outra investigação anterior. A informação é avançada pelo portal …

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …