Musk ilibado depois de ter chamado “pedófilo” a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

Bret Hartman, TED / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla, SpaceX e Neuralink.

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo.

Após cerca de uma hora de deliberações, o juri de um tribunal de Los Angeles considerou Musk inocente de qualquer responsabilidade no caso, no qual Unsworth exigia uma indemnização de 190 milhões de dólares.

Ao escutar o veredicto, Musk abraçou o seu advogado e depois disse aos jornalistas: “a minha fé na humanidade foi restaurada”.

“Vim por uma decisão e, lamentavelmente, não foi a meu favor como esperava, mas respeito a decisão do juri”, declarou Unsworth, um espeleólogo e consultor financeiro de 64 anos que reside entre o Reino Unido e a Tailândia. Em tribunal, o nadador britânico disse que se sentiu “humilhado, envergonhado” e “sujo”. Afirmou ainda que os comentários de Musk foram “muito prejudiciais”.

Musk, de 48 anos, era acusado de chamar de “pedo guy” (“tipo pedófilo”) ao mergulhador britânico, que ajudou a resgatar 12 jovens de uma equipa de futebol e o seu treinador presos numa caverna alagada na Tailândia em julho de 2018.

Unsworth havia qualificado de “truque publicitário” a oferta de Musk de enviar um mini-submarino para realizar o resgate dos jovens.

A polémica fez com que as ações de Musk caíssem abruptamente, representando uma perda de quase dois mil milhões de dólares de mercado da Tesla. As ações da empresa desvalorizaram mais de 3,5%. O empresário norte-americano Elon Musk chegou mesmo a pedir desculpa a Vern Unsworth.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ilibado?!
    Se ele chamou pedofilo e o mergulhador não é, como pode ser ilibado?
    A justiça americana enfim….
    O mergulhador também pedia pouco… apenas 190 milhões!…

RESPONDER

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …