Elon Musk mostra plano B para o resgate: um mini-submarino

(dr)

O fundador e CEO da Tesla, o milionário Elon Musk, afirmou este domingo que tem uma equipa de engenheiros a trabalhar numas cápsulas submarinas que poderão ser usadas no resgate dos oito rapazes que continuam presos numa gruta na Tailândia.

Depois de na tarde deste domingo terem sido resgatadas as primeiras 4 crianças do grupo de 12 jovens que se encontra preso numa gruta na Tailândia, as operações de resgate foram suspensas, estando previsto que sejam retomadas nas próximas horas.

Entretanto, o visionário Elon Musk, fundador entre outras de empresas como a Tesla e SpaceX, tinha oferecido a ajuda dos melhores engenheiros das suas empresas para procurar uma forma de ajudar no resgate.

Do trabalho da equipa de engenheiros de Musk resultou rapidamente uma ideia simples: construir um mini-submarino.

Na sua conta na rede social Twitter, Musk explicou que os aparelhos já estão a ser testados numa piscina em Los Angeles, nos Estados Unidos.

As cápsulas metálicas têm entradas de oxigénio à frente e na retaguarda, mas, devido ao seu tamanho, só poderiam transportar os jovens jogadores de futebol. O seu treinador teria de sair pelos seus próprios meios.

Segundo o plano de Musk, dois mergulhadores especializados levariam uma cápsula com um jovem no seu interior. A cápsula tem várias pegas às quais se ajustam correias que os mergulhadores atariam à cintura.

O uso destas cápsulas, que poderiam ser enviadas em poucas horas para a gruta Tham Luang, no Norte da Tailândia, é um plano B para o caso de a gruta se inundar ou de algum dos menores não ser capaz de sair pelos seus próprios meios.

Este domingo, depois de as equipas de socorro terem resgatado 4 dos 12 rapazes, as autoridades tailandesas optaram por suspender até segunda-feira os trabalhos para substituir as garrafas de ar comprimido e avaliar a nova fase das operações.

Na gruta, além de oito jovens, está também o seu treinador de futebol. Os jogadores, com idades entre os 11 e os 16 anos, e o seu treinador, de 25 anos, fazem parte da equipa Wild Boars e ficaram presos na gruta a 23 de junho, depois de a terem ido explorar após um jogo de futebol.

As inundações resultantes das monções bloquearam-lhes a saída e impediram que as equipas de resgate os encontrassem durante nove dias, uma vez que o acesso ao local só é possível via mergulho através de túneis escuros e estreitos, cheios de água turva e correntes fortes.

O local onde os jovens jogadores e o treinador ficaram presos situa-se a cerca de quatro quilómetros da entrada da gruta, num complexo de túneis com zonas muito estreitas e alagadas pelas chuvas da monção que afetam a zona, o que obriga a que parte do percurso tenha de ser feito debaixo de água e sem visibilidade.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Epá mas qual é a necessidade que este gajo tem de querer estar em todas, para ser um heroi da malta. Já tem os carros elétricos. Depois disso já vei com viagens espaciais, com viver em Marte, com internet banda larga mais rápida com satélites StarLink… Tudo “vaporware”. Depois não se vê nada feito.

    Agora tem estado praqui com teorias da batata desde que o salvamento destes miudos começou. Já está um plano em curso… A tailândia já resolveu o problem e até já salvaram a maioria dos miudos… E mesmo assim este gajo ainda está práli em bicos de pés, a dizer “Maaas ainda se podía fazer assim e assado, que eu sou muita esperto e tenho bué da ideias…” – Eh homem “porque no te callas”?..

    • E os carros elétricos são uma grande banhada… Não vão de Lisboa ao Porto em velocidade minimamente aceitável. Se se carrega um pouco mais no acelerador já terá de abastecer. O que implica quase uma hora parado. Grande treta.

    • Homem, resume-te à tua insignificância.
      A cretinisse é tanta no teu comentário que nem sei por onde começar, por isso e mantendo a tua filosofia de “não andar a meter o bedelho em todas” deixo-te ser feliz na ignorância das tuas palavras.

RESPONDER

Um terço dos universitários de Lisboa já sofreu violência sexual física

Um terço dos estudantes universitários da área metropolitana de Lisboa já foi vítima de violência sexual física pelo menos uma vez, mas são muitos poucos os que denunciam as agressões, raramente o fazendo à …

OE2020: Esquerda vai negociar "até ao último minuto". PSD não comenta eventual traição madeirense

O Governo apresentou, nesta terça-feira, na Assembleia da República, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) aos partidos com representação parlamentar. Dos encontros, não saiu fumo branco, com o Bloco …

Turismo fez subir o custo de vida dos portugueses. Salários continuam estagnados

O crescimento do turismo em Portugal fez crescer o custo de vida dos portugueses, especialmente nos que vivem nas grandes cidades, apesar de estes continuarem com os salários estagnados, escreve o Jornal de Notícias. Entre 2013 …

Contrato público. Amazon apresenta queixa em tribunal contra Trump

A Amazon revela que os "insistentes ataques públicos e de bastidores" de Donald Trump contra Jeff Bezos causaram "pressão" que levou à perda de contrato público com o Departamento de Defesa.  A Amazon apresentou uma queixa …

Empurrões, insultos e (talvez) um murro: Sérgio Conceição e Pedro Ribeiro perderam as estribeiras no túnel do Jamor

Os treinadores de FC Porto e Belenenses, Sérgio Conceição e Pedro Ribeiro, desentenderam-se no túnel de acesso ao relvado do Estádio Nacional, ao intervalo do jogo em que as duas equipas empataram a uma bola. …

Acordo entre Rússia e Ucrânia para cessar-fogo até ao final do ano

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, chegaram na segunda-feira à noite a um acordo de cessar-fogo que deverá ter efeito até ao final do ano de 2019. "As partes …

Nova Zelândia abre investigação. Erupção do Whakaari já fez pelo menos 13 mortos

Pelo menos cinco pessoas morreram e oito continuam desaparecidas, na sequência da erupção do vulcão Whakaari, na Nova Zelândia. As autoridades afirmam que há poucas chances de terem sobrevivido. "Diria com forte convicção de que ninguém …

Falhas no acesso a remédios não são exclusivo do SNS. No resto da Europa também há, diz ministra

A ministra da Saúde afirmou que as falhas no acesso a medicamentos não são "um exclusivo nacional", estando em discussão entre os Estados-membros uma "estratégia global para o acesso ao medicamento". A ministra da Saúde afirmou …

Canal Panda e jogar sem medo. A receita de Lage para vencer os russos do Zenit

O Benfica joga esta terça-feira com o Zenit de São Petersburgo, na sexta e última jornada do grupo G da Liga dos Campeões. Os encarnados precisam de vencer por dois (ou mais) golos para garantir …

Polícia de Hong Kong desativa bombas artesanais escondidas em escola

As autoridades de Hong Kong desativaram duas bombas artesanais numa escola esta terça-feira. Os engenhos foram descobertos por um guarda e desconhece-se se estão associados à crise política que se vive no país. A líder de …