Elon Musk mostra plano B para o resgate: um mini-submarino

(dr)

O fundador e CEO da Tesla, o milionário Elon Musk, afirmou este domingo que tem uma equipa de engenheiros a trabalhar numas cápsulas submarinas que poderão ser usadas no resgate dos oito rapazes que continuam presos numa gruta na Tailândia.

Depois de na tarde deste domingo terem sido resgatadas as primeiras 4 crianças do grupo de 12 jovens que se encontra preso numa gruta na Tailândia, as operações de resgate foram suspensas, estando previsto que sejam retomadas nas próximas horas.

Entretanto, o visionário Elon Musk, fundador entre outras de empresas como a Tesla e SpaceX, tinha oferecido a ajuda dos melhores engenheiros das suas empresas para procurar uma forma de ajudar no resgate.

Do trabalho da equipa de engenheiros de Musk resultou rapidamente uma ideia simples: construir um mini-submarino.

Na sua conta na rede social Twitter, Musk explicou que os aparelhos já estão a ser testados numa piscina em Los Angeles, nos Estados Unidos.

As cápsulas metálicas têm entradas de oxigénio à frente e na retaguarda, mas, devido ao seu tamanho, só poderiam transportar os jovens jogadores de futebol. O seu treinador teria de sair pelos seus próprios meios.

Segundo o plano de Musk, dois mergulhadores especializados levariam uma cápsula com um jovem no seu interior. A cápsula tem várias pegas às quais se ajustam correias que os mergulhadores atariam à cintura.

O uso destas cápsulas, que poderiam ser enviadas em poucas horas para a gruta Tham Luang, no Norte da Tailândia, é um plano B para o caso de a gruta se inundar ou de algum dos menores não ser capaz de sair pelos seus próprios meios.

Este domingo, depois de as equipas de socorro terem resgatado 4 dos 12 rapazes, as autoridades tailandesas optaram por suspender até segunda-feira os trabalhos para substituir as garrafas de ar comprimido e avaliar a nova fase das operações.

Na gruta, além de oito jovens, está também o seu treinador de futebol. Os jogadores, com idades entre os 11 e os 16 anos, e o seu treinador, de 25 anos, fazem parte da equipa Wild Boars e ficaram presos na gruta a 23 de junho, depois de a terem ido explorar após um jogo de futebol.

As inundações resultantes das monções bloquearam-lhes a saída e impediram que as equipas de resgate os encontrassem durante nove dias, uma vez que o acesso ao local só é possível via mergulho através de túneis escuros e estreitos, cheios de água turva e correntes fortes.

O local onde os jovens jogadores e o treinador ficaram presos situa-se a cerca de quatro quilómetros da entrada da gruta, num complexo de túneis com zonas muito estreitas e alagadas pelas chuvas da monção que afetam a zona, o que obriga a que parte do percurso tenha de ser feito debaixo de água e sem visibilidade.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Epá mas qual é a necessidade que este gajo tem de querer estar em todas, para ser um heroi da malta. Já tem os carros elétricos. Depois disso já vei com viagens espaciais, com viver em Marte, com internet banda larga mais rápida com satélites StarLink… Tudo “vaporware”. Depois não se vê nada feito.

    Agora tem estado praqui com teorias da batata desde que o salvamento destes miudos começou. Já está um plano em curso… A tailândia já resolveu o problem e até já salvaram a maioria dos miudos… E mesmo assim este gajo ainda está práli em bicos de pés, a dizer “Maaas ainda se podía fazer assim e assado, que eu sou muita esperto e tenho bué da ideias…” – Eh homem “porque no te callas”?..

    • E os carros elétricos são uma grande banhada… Não vão de Lisboa ao Porto em velocidade minimamente aceitável. Se se carrega um pouco mais no acelerador já terá de abastecer. O que implica quase uma hora parado. Grande treta.

    • Homem, resume-te à tua insignificância.
      A cretinisse é tanta no teu comentário que nem sei por onde começar, por isso e mantendo a tua filosofia de “não andar a meter o bedelho em todas” deixo-te ser feliz na ignorância das tuas palavras.

RESPONDER

Oposição quer redução de portagens. Governo responde com cortes ou aumento de impostos

O Governo disse hoje que a redução de portagens nas ex-SCUT "é legal e constitucional", defendendo que a Assembleia da República deve ajudar a encontrar a compensação para encargos de até 149 milhões de euros …

Bispo do século XVII foi enterrado com um feto. Cientistas já sabem porquê

Cientistas já sabem porque é que foi encontrado o cadáver de um feto junto dos restos mortais de um antigo bispo de Lund, na Suécia. Peder Pedersen Winstrup foi um bispo de Lund, cidade na atual …

Detenção da autarca de Vila Real de Santo António surpreende PSD. Deputado do PS envolvido no negócio

Esta terça-feira, a presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita, foi detida por suspeitas do crime de corrupção num negócio de imobiliário em Monte Gordo.  Fonte da direção do PSD disse, …

Atraso com vacina da Johnson não altera metas do plano de vacinação

O anúncio desta terça-feira do atraso da distribuição da vacina da Johnson & Johnson na Europa não vai afetar o plano de vacinação em Portugal, garantiu a task force. Mais um contratempo para o processo de …

Descoberta de bactérias comedoras de metano numa árvore comum pode ser boa notícia

A descoberta de bactérias que "comem" metano numa árvore australiana comum pode ser uma boa notícia no desafio de reduzir a emissão de gases com efeito de estufa. As árvores são os pulmões da Terra, uma …

Rio diz ser "desejável" que PSD Madeira e Açores excluam Chega de coligações

Em Portugal Continental, o PSD não aceita coligações com o Chega para as próximas autárquicas, sublinhou Rui Rio, que deseja que o mesmo princípio seja seguido nas Regiões Autónoma. Esta terça-feira, Rui Rio reiterou que …

Marcelo começa a despedir-se da emergência e passa a bola ao Governo

Depois do 15.º estado de emergência e com a situação mais controlada, o Presidente da República entende que o ideal é o Governo começar a procurar alternativas legais. Marcelo Rebelo de Sousa espera que o 15.º …

EDP abdicou de decisão do Fisco antes de vender barragens

A EDP abdicou de uma prerrogativa prevista na lei que permitia à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) abrir um procedimento de inspeção prévio antes de concluir a venda das seis barragens ao consórcio francês da …

O chapim-real tem uma cultura (e os "imigrantes" mudam-na para melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Konstanz e do Instituto Max Planck, na Alemanha, descobriu que os chapins-reais são capazes de mudar a sua cultura para se tornarem mais eficientes. Nos animais, "cultura" é qualquer comportamento …

Cabrita promete "as mais profundas transformações" na PSP, GNR e SEF

O ministro da Administração Interna disse esta terça-feira que as reformas que o Governo está a fazer na PSP, GNR e SEF são "as mais profundas transformações" realizadas nas forças de segurança "desde há …