/

Crianças tailandesas estão vivas (mas resgate pode demorar meses)

5

Akkapol Chanthawong / Facebook

As 12 crianças desaparecidas numa gruta na Tailândia

As 12 crianças e o seu treinador de futebol, presos há mais de uma semana numa gruta na Tailândia, foram encontrados com vida, esta segunda-feira, anunciou o governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osatanakorn.

Narongsak Osatanakorn afirmou que a equipa de futebol foi encontrada a salvo e que estava a ser resgatada, mas a “operação ainda não acabou”.

Os rapazes, de 11 a 16 anos, e o seu técnico entraram na caverna Tham Luang Nang Non depois de uma partida de futebol, no dia 23 de junho, mas chuvas quase constantes desde então impediram as operações de resgate.

As autoridades já tinham expressado, durante as operações de resgate, as suas esperanças de que o grupo tivesse encontrado um local seco dentro da caverna e que continuassem vivos.

Começou a chover não muito tempo depois de a equipa ter entrado na caverna e esse tem sido um dos principais obstáculos até agora. A chuva tornou impossível passar pela entrada principal da caverna e acredita-se que isso tenha sido o que impediu o grupo de voltar.

Várias centenas de socorristas, incluindo soldados norte-americanos e mergulhadores britânicos, participaram nas operações de busca e resgate dos jovens de uma das maiores grutas da Tailândia, na província de Chiang Rai.

Vamos enviar comida extra para pelo menos quatro meses e treinar os 13 membros do grupo para mergulhar, enquanto continuam a evacuar a água” da complexa rede subterrânea, disse o capitão Anand Surawan, da marinha tailandesa, citado pelas forças armadas.

Esta é a quarta caverna mais longa da Tailândia e bastante popular entre os turistas e moradores pelas suas impressionantes formações rochosas de pedra calcária.

Estas formações tanto originam um ambiente amplo e alto, parecido com o de um grande anfiteatro, como formam passagens estreitas que levam a uma rede de cavernas menores nas quais os locais dizem não ser seguro se aventurar, especialmente durante a temporada de chuvas, que normalmente começa em julho.

Resgate pode levar meses

O resgate pode levar cerca de 3 a 4 meses. As autoridades estão a reunir esforços para perceber qual é a melhor forma de retirar as crianças da gruta onde estão presas, mas avisam que como os níveis da água estão muito altos, ainda é perigoso tentar resgatá-las. Por isso, pode ser necessário esperar que termine a época das monções.

Os especialistas estão agora a avaliar várias hipóteses de resgate. Nenhum dos rapazes sabe nadar ou mergulhar e ensiná-los pode ser uma possibilidade. De qualquer forma, enquanto o nível da água estiver tão alto, todas as operações podem pôr em risco crianças e mergulhadores.

Ben Reymenants, um dos mergulhadores envolvido no resgate explicou, em entrevista à BBC, que estão previstas chuvas fortes nos próximos três dias, o que vai dificultar a missão de resgate.

ZAP // Lusa

5 Comments

  1. Celta! Vai tomar os medicamentos. Essa observação é de uma pessoa desiquilíbrada. Estás todo baralhado.
    Reorganiza-te. Era algo devias ter feito com 2 anos depois de passares a fase regressiva.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.