Motorista admite branqueamento (mas nunca foi a Paris)

José Goulão / Flickr

O ex-motorista do ex-primeiro-ministro terá confirmado, no interrogatório que antecedeu a sua saída para prisão domiciliária, que aceitou depositar dinheiro em numerário na sua conta e pagar despesas de José Sócrates, relata o semanário Sol na sua edição desta sexta-feira,

O ex-motorista, detido no âmbito do processo Marquês, terá “ajudado o ex-primeiro-ministro a subtrair ao controlo do fisco” parte das “verbas ilícitas que terá recebido” enquanto governante.

Para tal, segundo o Sol, o motorista terá aceite depositar na sua conta quantias que o patrão lhe entregava, para depois fazer pagamento de despesas do ex-primeiro-ministro.

Segundo o jornal apurou “de uma fonte conhecedora da investigação”, João Perna terá relatado durante o interrogatório que “tinha ordens de José Sócrates para não prestar declarações no caso de ser preso”.

O motorista confessa que aceitou fazer os depósitos na sua conta porque “achava que tinha de cumprir ordens”, e que lhe parecia normal porque “estava a trabalhar com alguém que tinha sido primeiro-ministro”.

No entanto, João Perna terá começado a “guardar as facturas das despesas”, nomeadamente os 10 mil euros do funeral do irmão de José Sócrates, porque “tanta circulação de dinheiro vivo lhe começou a levantar suspeitas”.

Ao contrário do relatado por alguns jornais, segundo o Sol o ex-motorista “nunca foi entregar dinheiro ao estrangeiro, nomeadamente a Paris”, tese defendida por João Araújo, advogado de José Sócrates.

As declarações de João Perna contrastam com o silêncio a que se remeteu inicialmente, e terão origem na mudança de advogado do arguido.

O ex-motorista foi inicialmente representado por um advogado indicado pela sociedade de Proença de Carvalho, que em diversas alturas representou José Sócrates.

Na quinta-feira, João Perna foi ouvido no DCIAP em interrogatório complementar, depois de o seu novo advogado, Ricardo Candeias, ter apresentado um requerimento a pedir a alteração da medida de coação.

Em função da “colaboração do ex-motorista com as autoridades” no âmbito do inquérito, o Ministério Público, terá sugerido ao  juiz de instrução do processo a alteração da medida de coação, de prisão preventiva para prisão domiciliária com pulseira electrónica.

O despacho de alteração da medida de coação foi emitido pelo juiz Carlos Alexandre na passada terça-feira, o que permitiu ao ex-motorista passar o Natal em casa.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …