Motorista admite branqueamento (mas nunca foi a Paris)

José Goulão / Flickr

O ex-motorista do ex-primeiro-ministro terá confirmado, no interrogatório que antecedeu a sua saída para prisão domiciliária, que aceitou depositar dinheiro em numerário na sua conta e pagar despesas de José Sócrates, relata o semanário Sol na sua edição desta sexta-feira,

O ex-motorista, detido no âmbito do processo Marquês, terá “ajudado o ex-primeiro-ministro a subtrair ao controlo do fisco” parte das “verbas ilícitas que terá recebido” enquanto governante.

Para tal, segundo o Sol, o motorista terá aceite depositar na sua conta quantias que o patrão lhe entregava, para depois fazer pagamento de despesas do ex-primeiro-ministro.

Segundo o jornal apurou “de uma fonte conhecedora da investigação”, João Perna terá relatado durante o interrogatório que “tinha ordens de José Sócrates para não prestar declarações no caso de ser preso”.

O motorista confessa que aceitou fazer os depósitos na sua conta porque “achava que tinha de cumprir ordens”, e que lhe parecia normal porque “estava a trabalhar com alguém que tinha sido primeiro-ministro”.

No entanto, João Perna terá começado a “guardar as facturas das despesas”, nomeadamente os 10 mil euros do funeral do irmão de José Sócrates, porque “tanta circulação de dinheiro vivo lhe começou a levantar suspeitas”.

Ao contrário do relatado por alguns jornais, segundo o Sol o ex-motorista “nunca foi entregar dinheiro ao estrangeiro, nomeadamente a Paris”, tese defendida por João Araújo, advogado de José Sócrates.

As declarações de João Perna contrastam com o silêncio a que se remeteu inicialmente, e terão origem na mudança de advogado do arguido.

O ex-motorista foi inicialmente representado por um advogado indicado pela sociedade de Proença de Carvalho, que em diversas alturas representou José Sócrates.

Na quinta-feira, João Perna foi ouvido no DCIAP em interrogatório complementar, depois de o seu novo advogado, Ricardo Candeias, ter apresentado um requerimento a pedir a alteração da medida de coação.

Em função da “colaboração do ex-motorista com as autoridades” no âmbito do inquérito, o Ministério Público, terá sugerido ao  juiz de instrução do processo a alteração da medida de coação, de prisão preventiva para prisão domiciliária com pulseira electrónica.

O despacho de alteração da medida de coação foi emitido pelo juiz Carlos Alexandre na passada terça-feira, o que permitiu ao ex-motorista passar o Natal em casa.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas estudam a presença de água líquida em exoluas de planetas "fugitivos"

Astrofísicos calcularam que tais sistemas poderiam abrigar água suficiente para tornar a vida possível - e sustentá-la. A água - no estado líquido - é o elixir da vida. Tornou a vida possível na Terra e …

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …

Espanha 1-1 Itália | Hino ao desperdício trama La Roja

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, empatou hoje a um golo com a Espanha, em Sevilha, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Euro2020, mantendo-se ambas sem vitórias. A formação espanhola, que …

Já pode ajudar a NASA a batizar o manequim que vai até à Lua

A agência espacial norte-americana está a pedir ajuda para batizar o "Moonikin", o manequim que vai a bordo da nave Orion, durante a missão lunar Artemis I, ainda este ano. Quando a nave espacial Orion, da …

Portugal em Europeus: as últimas três derrotas foram (todas) contra a Alemanha

Em 90 minutos, Portugal não era derrotado numa fase final de um Europeu desde a estreia no Europeu 2012. Recorde as seleções que bateram Portugal, até agora. "Já não posso ver os franceses à frente". Esta …

Spotify lança Greenroom (e abre concorrência ao Clubhouse)

O Spotify lançou na quarta-feira, dia 16 de junho, uma app de conversas por áudio em direto chamada Greenroom, uma resposta do gigante sueco de streaming de música à popular plataforma Clubhouse. O Greenroom permite que …

"Médicos de árvores" em Singapura ajudam a preservar os seus pacientes gigantes

Arboristas como Eric Ong são responsáveis pelo bem-estar das milhares de árvores em Singapura. O seu trabalho é essencial para a preservação da natureza. A Singapura é uma cidade-estado insular situada ao sul da Malásia, com …

Novo primeiro-ministro de Israel dá 14 dias a Netanyahu para deixar residência oficial

O novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Benet, deu duas semanas ao antecessor Benjamin Netanyahu para abandonar a residência oficial do chefe de Governo, em Jerusalém, segundo adianta hoje a imprensa local. Benet terá enviado na sexta-feira …

Ponte inca com mais de 500 anos é reconstruída após cair durante a pandemia

Peruanos da comunidade Huinchiri, localizada na região de Cusco, estão a reconstruir uma ponte inca com 500 anos. Esta foi feita a partir de técnicas tradicionais de tecelagem para criar uma passagem sob o Rio …

Portugal 2-4 Alemanha | Reality check ao plano do engenheiro

A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, caiu hoje para o terceiro lugar do Grupo F do Euro2020, ao perder por 4-2 com a Alemanha, em encontro da segunda jornada, disputado no Allianz Arena, …