Antigo ministro Pedro Mota Soares assume liderança da Apritel

portugal-gov-pt

O ex-ministro e ex-deputado do CDS foi o escolhido para liderar a Apritel, a associação que representa as principais operadoras de telecomunicações, como a Meo, a Nos e a Vodafone.

O novo secretário-geral da associação que representa as principais operadoras de telecomunicações – como a Meo, a Nos e a Vodafone – é Pedro Mota Soares, o ex-ministro de Pedro Passos Coelho e Paulo Portas.

Mota Soares, que foi presidente do grupo parlamentar do CDS, era deputado até julho. Na semana passada, o seu nome chegou a ser apontado como possível candidato ao cargo de Assunção Cristas, algo que veio a rejeitar mais do que uma vez. Agora, segundo um comunicado da associação, Pedro Mota Soares foi o escolhido para liderar a Associação dos Operadores de Comunicações Eletrónicas (Apritel) num mandato que termina em 2022.

“Numa altura em que o setor tem pela frente desafios nacionais e europeus de grande relevância, como é o caso do 5G e da transposição da diretiva comunitária sobre o novo código europeu das comunicações eletrónicas, os associados da Apritel entendem que este é momento mais adequado para reforçar a representatividade da instituição e dos seus valores”, adianta a Apritel, citada pelo Eco.

Assumo este cargo com grande entusiasmo, dedicação e sentido de compromisso, com o objetivo de contribuir para destacar a importância social e económica do setor das comunicações eletrónicas em Portugal”, referiu, por sua vez, Pedro Mota Soares, num comunicado enviado às redações.

O ex-deputado do CDS considera ainda que “as comunicações eletrónicas vão ser a chave para a economia e a sociedade do futuro e, por isso, é fundamental reforçar o diálogo com todos os stakeholders [atores] do setor e elevar a associação ao patamar de interlocutor indispensável em todas as matérias relativas às comunicações eletrónicas”.

Pedro Mota Soares, de 45 anos, é advogado e assistente universitário. Foi deputado em cinco legislaturas e, entre os vários cargos políticos que exerceu, destaca-se o de ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, entre 2011 e 2015, no Governo liderado por Passos Coelho, e o de presidente do grupo parlamentar do CDS.

Depois de não ter sido eleito eurodeputado pela lista do CDS nas eleições europeias de maio, Mota Soares ficou fora das listas de candidatos a deputados nas legislativas de 6 de outubro.

De acordo com os dados da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), citados pela Apritel, o setor das comunicações eletrónicas em Portugal representa 2,3% do PIB e emprega cerca de 18.000 pessoas.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mais um advogado (no CDS são todos?) que nunca trabalhou na vida e que, por milagre, vai para um cargo de relevo – sem qualquer qualificação para tal!
    Afinal, ser crente resulta!…

RESPONDER

Na África do Sul, há uma associação entre violência sexual e gravidez indesejada

Na África do Sul, as meninas que sofreram violência sexual têm maior probabilidade de relatar uma gravidez indesejada em comparação com aquelas que nunca sofreram violência sexual. Na África do Sul, a taxa de gravidez na …

Hackers russos associados ao ataque em hospital alemão que resultou na morte de uma paciente

O ataque informático num hospital alemão na semana passada, que resultou na morte de uma paciente em estado crítico, pode ter sido causado por um grupo russo com ligações ao crime cibernético. A informação é …

Paços 0-2 Sporting | “Leão” competente estreia-se com triunfo

Após o adiamento do jogo da primeira jornada ante o Gil Vicente, devido a vários casos de Covid-19 nas duas equipas, o Sporting estreou-se na Liga NOS 2020/21 e não vacilou. Na visita ao Paços de …

Medicamentos para a tensão arterial diminuem mortalidade em doentes com covid-19

Um estudo de meta-análise concluiu que medicamentos para a tensão arterial, ao contrário do que se pensava, reduzem a mortalidade em pacientes com covid-19. No início da pandemia, havia a preocupação de que certos medicamentos para …

A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação. Em causa está a ilha de Oahu, a …

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …