Morreu João Vasconcelos, ex-secretário de Estado da Indústria

Paulo Vaz Henriques / Portugal.gov.pt

João Vasconcelos, ex-secretário de Estado da Indústria

João Vasconcelos, fundador da Startup Lisboa e ex-secretário de Estado da Indústria, morreu esta noite. Tudo indica que o antigo governante terá sofrido um ataque cardíaco.

O ex-secretário de Estado da Indústria João Vasconcelos morreu durante a noite desta terça-feira, em Lisboa, com 43 anos, disse à Lusa fonte do PS. Segundo o Dinheiro Vivo, que ouviu fontes próximas, tudo indica que o ex-governante terá sofrido um ataque cardíaco. No entanto, só a autópsia poderá revelar a causa da morte.

João Vasconcelos, integrou o Governo de António Costa e destacou-se por liderar o processo da vinda da Web Summit para Portugal. Atualmente, o x-governante era presidente do Conselho Consultivo da empresa de micromobilidade Flash.

Vasconcelos, também militante socialista, saiu do Governo em julho de 2017 na sequência do processo que investigava o pagamento pela Galp de viagens, refeições e bilhetes para jogos da seleção nacional no Euro 2016, que acabou por ser arquivado.

Diretor executivo da Startup Lisboa – Associação para a Inovação e Empreendedorismo de Lisboa, de 2011 até 2015, foi responsável pelo LIDE Empreendedorismo, associação com foco na promoção da sustentabilidade e responsabilidade social nos negócios e nas empresas.

Segundo o portal do Governo, João Vasconcelos foi adjunto e assessor do gabinete do primeiro-ministro, José Sócrates, com responsabilidade na área dos assuntos regionais e economia, entre 2005 até 2011. Entre 1999 e 2005, ocupou o cargo de vice-presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE).

João Vasconcelos administrou também diversas empresas familiares nos setores do turismo e serviços, tendo também sido mentor de vários programas de aceleração empresarial, nomeadamente o Startup Pirates, Founder Institute, Lisbon Challenge e Seedcamp.

João Vasconcelos era um apaixonado por empreendedorismo e visto pelos que o rodeavam como uma “máquina de trabalhar”. “Um tipo cheio de energia com pouco mais de 40 anos”, escreveu o economista António Nogueira Leite, no Twitter.

Também Robin Wauters, Fundador do Tech_Eu e antigo jornalista do site Tech Crunch e The Next Web, escreveu na rede social que se lembra de João Vasconcelos “como um campeão super apaixonado pelas startups em Portugal e alguém que estava sempre a sorrir independentemente de quando o visse”.

Até ao momento não há indicação de quando e onde decorrerão as cerimónias fúnebres.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Astrónomos localizaram com precisão o centro do Sistema Solar

Pela primeira vez, uma equipa internacional de cientistas foi capaz de localizar com precisão o centro de gravidade do Sistema Solar. De acordo com o portal Science Alert, que recorda que o baricentro (centro gravidade) …

Misteriosa cruz de mármore com 1.200 anos encontrada no Paquistão

Uma cruz de mármore foi recentemente descoberta no cimo das montanhas do Baltistão, no Paquistão. Os investigadores acreditam que tem cerca de 1.200 anos e que pode ser um sinal da presença de uma antiga …

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …