Morreu João Vasconcelos, ex-secretário de Estado da Indústria

Paulo Vaz Henriques / Portugal.gov.pt

João Vasconcelos, ex-secretário de Estado da Indústria

João Vasconcelos, fundador da Startup Lisboa e ex-secretário de Estado da Indústria, morreu esta noite. Tudo indica que o antigo governante terá sofrido um ataque cardíaco.

O ex-secretário de Estado da Indústria João Vasconcelos morreu durante a noite desta terça-feira, em Lisboa, com 43 anos, disse à Lusa fonte do PS. Segundo o Dinheiro Vivo, que ouviu fontes próximas, tudo indica que o ex-governante terá sofrido um ataque cardíaco. No entanto, só a autópsia poderá revelar a causa da morte.

João Vasconcelos, integrou o Governo de António Costa e destacou-se por liderar o processo da vinda da Web Summit para Portugal. Atualmente, o x-governante era presidente do Conselho Consultivo da empresa de micromobilidade Flash.

Vasconcelos, também militante socialista, saiu do Governo em julho de 2017 na sequência do processo que investigava o pagamento pela Galp de viagens, refeições e bilhetes para jogos da seleção nacional no Euro 2016, que acabou por ser arquivado.

Diretor executivo da Startup Lisboa – Associação para a Inovação e Empreendedorismo de Lisboa, de 2011 até 2015, foi responsável pelo LIDE Empreendedorismo, associação com foco na promoção da sustentabilidade e responsabilidade social nos negócios e nas empresas.

Segundo o portal do Governo, João Vasconcelos foi adjunto e assessor do gabinete do primeiro-ministro, José Sócrates, com responsabilidade na área dos assuntos regionais e economia, entre 2005 até 2011. Entre 1999 e 2005, ocupou o cargo de vice-presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE).

João Vasconcelos administrou também diversas empresas familiares nos setores do turismo e serviços, tendo também sido mentor de vários programas de aceleração empresarial, nomeadamente o Startup Pirates, Founder Institute, Lisbon Challenge e Seedcamp.

João Vasconcelos era um apaixonado por empreendedorismo e visto pelos que o rodeavam como uma “máquina de trabalhar”. “Um tipo cheio de energia com pouco mais de 40 anos”, escreveu o economista António Nogueira Leite, no Twitter.

Também Robin Wauters, Fundador do Tech_Eu e antigo jornalista do site Tech Crunch e The Next Web, escreveu na rede social que se lembra de João Vasconcelos “como um campeão super apaixonado pelas startups em Portugal e alguém que estava sempre a sorrir independentemente de quando o visse”.

Até ao momento não há indicação de quando e onde decorrerão as cerimónias fúnebres.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Reaberto ao público o primeiro palácio de Nero, construído há 2.000 anos

O primeiro palácio do imperador Nero, localizado no Monte Palatino, em Roma, foi reaberto ao público na passada semana. Depois de uma década de reformas, o monumento construído há 2.000 anos volta a poder ser …

Cria de lobo-marinho voltou a aparecer no areal do Porto Santo

A cria de lobo-marinho que tem feito do areal da ilha do Porto Santo o seu local de descanso voltou a aparecer hoje, depois de ter desaparecido desde terça-feira à noite. A bióloga Rosa Pires, do …

Há um fóssil único de tiranossauro bebé à venda no eBay (e os cientistas estão indignados)

O esqueleto "único" de um filhote de tiranossauto (Tyrannosaurus rex) com mais de 60 milhões de anos foi posto à venda na plataforma eBay nos Estados Unidos. O vendedor pede quase 3 milhões de dólares …

Agência francesa adverte: troque ibuprofeno por paracetamol

A agência francesa do medicamento ANSM fez uma advertência a médicos e pacientes sobre riscos decorrentes do uso do ibuprofeno e do cetoprofeno, que podem agravar infeções em tratamento, e pediu uma investigação a nível …

"Lendária" e misteriosa espécie de orca avistada por cientistas

Cientistas admitem o possível avistamento de uma das espécies de orca mais misteriosas da natureza. A orca é conhecida como o "Tipo D", mas muito raramente foi vista ou ouvida. A orca foi avistada no Cabo …

Nacional vs Sporting | Triunfo curto para tanto domínio

O Sporting foi à Madeira somar a sua sétima vitória consecutiva na Liga NOS. No terreno do Nacional, os “leões” ganharam por 1-0, num jogo em que o resultado não espelha a grande superioridade da …

Titã pode ter "lagos fantasmas" e cavernas

Titã, a lua e Saturno, é surpreendentemente semelhante à Terra. Tem lagos, rios e oceanos profundos (e possivelmente cavernas) que poderiam sustentar vida. Em Titã, a chuva não é água, mas sim metano líquido. Duas …

As barbas podem ter mais bactérias do que o pêlo dos cães

Uma equipa de investigadores suíços descobriu que as barbas podem ter mais micróbios prejudiciais à saúde humana do que o pêlo dos cães. Uma recente investigação realizada pela clínica Hirslanden, na Suíça, descobriu que as barbas …

Há uma cidade onde é proibido morrer

Longyearbyen, capital do arquipélago de Svalbard, na Noruega, deu o passo muito incomum de proibir a morte naquela região. Desde 1950, ninguém está legalmente autorizado a morrer na cidade. Até uma pessoa que lá tenha vivido …

Este ano já morreram 129 pessoas na estrada. O telemóvel leva as culpas

A Secretaria de Estado da Proteção Civil informou hoje que morreram 129 pessoas nas estradas portuguesas, menos uma morte do que em período homólogo de 2018 e o telemóvel ao volante tem contribuído para aumento …