Mobile World Congress cancelado devido ao coronavírus

O Mobile World Congress (MWC), que iria realizar-se em Barcelona com início previsto para dia 24 deste mês, foi cancelado. Esta é a primeira vez que a organização cancela o evento em 33 anos de história.

A organização do Mobile World Congress (MWC) decidiu cancelar a feira tecnológica, que estava prevista acontecer em Barcelona, entre 24 e 27 de fevereiro. A decisão de cancelar o evento aconteceu depois de uma reunião de emergência entre as autoridades de saúde espanholas e a organização da feira.

“A preocupação global em torno do surto do novo coronavírus, as preocupações associadas às viagens e outras circunstâncias relacionadas, fazem com que seja impossível que a GSMA mantenha a realização do evento”, lê-se num comunicado enviado às redações. “A GSMA e os seus parceiros na cidade [de Barcelona] vão continuar a trabalhar em uníssono e a colaborar para preparar o MWC Barcelona 2021.”

Várias empresas já tinham anunciado a sua desistência devido ao surto do novo coronavírus, que já matou 1.113 pessoas na China. Perante o cancelamento da participação de empresas como a Amazon, a Nokia ou a Vodafone, a organização decidiu cancelar a principal feira de telecomunicações do mundo.

Os responsáveis pelo evento só se iriam reunir na próxima sexta-feira, mas decidiram antecipar o encontro devido aos sucessivos cancelamentos por parte de grandes empresas que deveriam marcar presença no MWC.

Em 33 anos, esta é a primeira vez que a organização cancela o evento. O Mobile World Congress é usado por muitas empresas para apresentarem as novidades e as inovações para o setor tecnológico.

Segundo o Jornal Económico, o congresso acolhe mais de 2.500 empresas de todo o mundo, reunindo um total de cem mil participantes. Em termos económicos, o impacto é avaliado na ordem dos 492 milhões de euros.

As empresas que cancelam a sua participação perdem milhares de euros em bilhetes, além de abdicarem da exposição, mas os prejuízos não ficam por aí: o setor hoteleiro de Barcelona também se ressente, com vários hotéis e restaurantes a receberem cancelamentos de reservas.

Os dados mais recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que o novo coronavírus – Covid-19 – já provocou mais de 1.110 mortos na China e mais de 44 mil infetados.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Abel Ferreira leva Palmeiras à conquista da Taça do Brasil

O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, conquistou a Taça do Brasil de futebol, ao vencer por 2-0 na receção ao Grêmio, em jogo da segunda mão da final. Depois do triunfo por 1-0 no confronto …

Myanmar: Exército dispara munições reais contra manifestantes

O exército birmanês disparou este domingo contra vários manifestantes com munições reais em Bagan, a cidade histórica na área central de Myanmar, causando um ferido leve, segundo os organizadores do protesto. Milhares de birmaneses voltaram às …

Cientistas criam um "relógio" que mede a idade biológica

Dois cientistas do CECAD Cluster of Excellence in Aging Research desenvolveram um método que pode determinar a idade biológica de um organismo com uma precisão sem precedentes. Todos conhecemos a idade cronológica - a nossa idade …

"Das palavras aos atos". Marcelo com mais de 60% de mulheres na sua equipa no segundo mandato

O Presidente da República considerou este domingo que os passos dados para salvaguardar a igualdade de género em Portugal não são ainda suficientes e afirmou que quis passar "das palavras aos atos" com mais mulheres …

Governo dá 19,8 milhões às escolas para testes rápidos. Ensino privado também quer

O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução que permite às escolas e ao setor solidário efetuar despesa na realização de testes rápidos de antigénio à covid-19, num montante global de 19,8 milhões de …

Afinal, abandonar Montijo não obriga a indemnizar ANA (e há quem defenda opção Beja)

A alteração do local do novo aeroporto na sequência da avaliação ambiental estratégica não obriga ao pagamento de qualquer indemnização à ANA. De acordo com o esclarecimento do Ministério das Infraestruturas, uma eventual alteração do local …

Descoberta nova relação entre a biodiversidade dos animais e das florestas

Uma análise ao registo de imagens de 15 reservas de vida selvagem em florestas tropicais revelou uma relação até então desconhecida entre a biodiversidade de vários mamíferos e as florestas em que vivem. As florestas tropicais …

Pelo menos 17 mortos e 400 feridos em explosões na Guiné Equatorial

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas após várias explosões registadas, este domingo, num quartel militar na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, informaram as autoridades. De acordo com dados do Ministério da …

Marques Mendes antecipa desconfinamento a 15 de março. Creches e 1º ciclo são os primeiros a abrir

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que as creches, pré-escolar e 1º ciclo deverão abrir já a 15 de março. Segundo o comentador, o plano que vai ser …

Olivier Dassault, deputado bilionário francês, morre em acidente de helicóptero

O deputado francês Olivier Dassault, neto do fundador da Dassault Aviation, morreu este domingo, aos 69 anos, num acidente de helicóptero, no nordeste de França, avança a Agência France-Press (AFP). O acidente aconteceu este domingo perto …