//

Tecnológicas desistem da maior feira de telemóveis por causa do coronavírus

feuilllu / Flickr

Mobile World Congress em Barcelona

O Mobile World Congress (MWC) realiza-se de 24 a 27 de fevereiro, em Barcelona, mas já há desistências. A causa é o surto da nova estirpe do coronavírus, que já provocou mais de 900 mortos em todo o mundo.

Esta segunda-feira, a Sony anunciou que não irá participar no Mobile World Congress (MWC) deste ano, em Barcelona. A multinacional japonesa adiantou que, apesar de não marcar presença na edição deste ano, vai manter a sua conferência de imprensa – transmitida em vídeo através do YouTube – na manhã do dia 24 de fevereiro para apresentar as suas novidades.

“Como damos a máxima importância à segurança e ao bem-estar dos nossos clientes, parceiros, media e funcionários, tomamos a difícil decisão de deixar de expor e participar do MWC 2020 em Barcelona, Espanha”, lê–se no comunicado enviado às redações. “A Sony gostaria de agradecer a todos pela compreensão e apoio contínuo durante esses tempos difíceis.”

A Amazon também anunciou, este domingo, que não vai estar presente no MWC “devido ao surto e às preocupações contínuas com o novo coronavírus”.

Além da gigante de Jeff Bezos, também a marca sul-coreana LG Electronics já fez saber que decidiu não participar no MWC 2020, “para evitar expôr desnecessariamente centenas de colaboradores da LG a viagens internacionais, seguindo as diretivas recomendadas pela grande maioria dos especialistas em saúde”.

A norte-americana Nvidia e a sueca Ericsson anunciaram também o cancelamento da ida a Barcelona, assim como a fabricante de telemóveis chinesa ZTE, que cancelou a conferência de imprensa que tinha marcada.

A Samsung decidiu manter a sua participação na feira, ainda que com medidas adicionais de precaução. “Vão estar espalhados pelo evento estações de desinfeção de mãos, vão ser instaladas câmaras de imagens térmicas nas váias entradas do evento e vão estar disponíveis máscaras faciais, para quem precisar”, lê-se no comunicado enviado às redações.

A gigante chinesa Huawei também irá manter os planos que tem para o MWC, apesar de ter revelado que pediu aos funcionários chineses que se isolassem. A empresa referiu ainda que contratou trabalhadores europeus para cobrir os chineses que não vão poder ir ao evento.

De acordo com o Observador, a GSMA, responsável pela organização do evento, mantém as datas mas irá tomar medidas devido ao surto da nova estirpe do coronavírus. “A GSMA quer reassegurar os participantes e empresas expositoras que a sua saúde e segurança são a nossa principal preocupação, razão que nos leva a implementar medidas extras.”

A organização do evento compromete-se a não ter no evento ninguém precedente da região chinesa de Hubai. Além disso, todos os participantes que tiverem estado na China vão ter de provar que estiveram fora daquele país nos 14 dias que antecedem o evento.

De acordo com o diário, vai também ser implementado um sistema de triagem de temperatura dos participantes, e estes deverão certificar-se de que não entraram em contacto com ninguém infetado.

A nova estirpe do coronavírus já matou 910 pessoas. Na China, morreram 908 pessoas, sendo que as outras duas morreram em Hong Kong e nas Filipnas. Há mais de 40 mil pessoas infetadas no mundo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.