Mais de 1.000 mortes durante 22 dias consecutivos. Ministros britânicos acusados de subestimar covid-19

Alguns ministros britânicos estão a ser acusados de subestimar a gravidade da pandemia de covid-19, depois de ter sido revelado que mais de mil pessoas morreram diariamente durante 22 dias consecutivos.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, o pior dia da pandemia no país foi dia 8 de abril, quando o país se preparava a celebração da Páscoa, já em confinamento, e se registaram 1.445 mortes pelo novo coronavírus em 24 horas.

De acordo com os dados desse dia, o país tinha registado 938 óbitos, mas o Governo veio mostrar agora os novos dados que incluíam as vítimas mortais que sucumbiram ao vírus em hospitais, lares e residências privadas, verificando-se uma diferença de 507 óbitos.

No dia 9 de abril, Boris Johnson, que se encontrava hospitalizado devido ao vírus, foi substituído por Dominic Raab, que tinha afirmado que tinham ocorrido mais 881 mortes face ao dia anterior, quando o valor era 64% mais elevado.

Os ministros britânicos estão a ser criticados pela sua abordagem e os críticos dizem que deviam ter referido com mais clareza que os números que estavam a ser divulgados só contabilizavam as mortes em hospitais após os testes positivos para a covid-19.

A 29 de abril, 21 dias após o dia mais fatal, o Governo anunciou a nova contagem, que incluía as vítimas mortais em lares e residências privadas, bem como pessoas sem testes.

Durante 22 dias consecutivos, entre 2 de abril e 23 de abril, o número de mortes nunca atingiu os quatro dígitos, sendo que o valor mais elevado divulgado pelo Governo fixou-se em 980 óbitos. Os dados recolhidos pela publicação mostram que mais de 32 mil pessoas morreram em hospitais e mais de 16 mil morreram em lares de idosos.

Em três semanas morreram 26.566 pessoas, mais de metade do total de mortes registados até 5 de junho, que só contando com as mortes em hospitais se fixa em 52.161 mortes.

A atualização deste valor levou a que o Reino Unido fosse o país mais afetado na Europa em termos de mortes.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Uk population reduction program
    They say your a key worker and this murders don’t even provide equipment to protect our lives.
    Government with blood in their hands

  2. Nunca quis vir para esta united bullshit.
    Que Deus me leve de volta para meu Portugal.
    Que Deus nao me deixe morrer nesta terra sem valores.

  3. Se eu pudesse ia buscá-lo! Se não queria ir como é que foi aí parar? Esse Boris Johnson é mesmo um hipócrita! Vem á comunicação social dizer que está muito grato aos dois emigrantes que o trataram carinhosamente e depois trata os outros com algum desdém, abraçando o brexit para se ver livre deles! Tiram os filhos aos emigrantes, por dá cá aquela palha, e poupam os pais da Maddie que abandonaram três crianças, num hotel de um país estranho, para irem para os copos! Agora não deixa os inglese virem para Portugal quando devia ser o contrário porque Portugal tem muito menos casos de Covid 19 do que o Reino Unido! Saíu -me um bom déspota!

RESPONDER

Relatório acusa príncipe saudita de aprovar a morte de Khashoggi

Um relatório da inteligência norte-americana conclui que o príncipe herdeiro saudita aprovou o assassínio do jornalista Jamal Khashoggi, em 2018. O príncipe herdeiro e governante da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, aprovou o assassínio em 2018 …

Venda de barragens. Terra de Miranda acusa EDP de fraude fiscal

O Movimento Cultural da Terra de Miranda suspeita que o negócio das barragens da EDP foi arquitetado de forma a escapar ao pagamento de impostos. Em causa está o pagamento de 110 milhões de euros …

Entre acusações a um Governo "incompetente" que "saiu do armário", foi aprovado o estado de emergência até 16 de março

Esta quinta-feira foi aprovada, na Assembleia da República, a renovação do estado de emergência até 16 de março. O decreto passou com votos a favor do PS, PSD, CDS, PAN e deputada não inscrita Cristina …

Alterações climáticas geram mais de 12 mil milhões de euros de perdas anuais na UE

Na apresentação da nova estratégia de Bruxelas para fazer face à crise ambiental, o vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Frans Timmermans, afirmou que o combate às alterações climáticas já não passa apenas pela redução das …

Finalizada vacina da Moderna para combater variante sul-africana da covid-19

A vacina da Moderna, alterada para combater também a variante sul-africana da covid-19, está pronta e foi enviada, na quarta-feira, a vários institutos de saúde norte-americanos para o início dos testes clínicos. Como lembrou a TSF, …

Ex-agente sírio condenado na Alemanha por cumplicidade em crimes contra a Humanidade

A justiça alemã condenou, esta quarta-feira, um ex-membro dos serviços secretos sírios a quatro anos e meio de prisão por "cumplicidade em crimes contra a Humanidade" no primeiro julgamento no mundo ligado aos abusos atribuídos …

França pondera passaporte de vacinação e códigos QR para regresso à "normalidade"

O governo do Presidente francês Emmanuel Macron está a estudar formas de recuperar alguma normalidade, admitindo a implementação de passaporte de vacinação e soluções com código QR para cruzar fronteiras e ter acesso a restaurantes, …

Na Suíça, os jovens vão poder voltar a cantar. Nos EUA, teme-se o impacto da variante britânica

A Suíça vai avançar com a primeira fase de um plano de desconfinamento cauteloso. Nos Estados Unidos, a variante britânica preocupa. Depois de a Suíça ter proibido o canto em dezembro do ano passado, os jovens …

China e Singapura realizam exercícios navais conjuntos

As Marinhas de Guerra da China e Singapura informaram na quarta-feira que estão a realizar exercícios navais conjuntos, iniciativa que a diplomacia chinesa espera que contribua para uma aproximação do aliado asiático norte-americano às suas …

Austrália aprova lei e é o primeiro país a obrigar Facebook e Google a pagar conteúdos jornalísticos

O Parlamento da Austrália aprovou a lei que impõe à Google e ao Facebook o pagamento aos órgãos de comunicação australianos pela publicação dos seus conteúdos jornalísticos, a primeira legislação do mundo deste género. A lei …