Mais de 1.000 mortes durante 22 dias consecutivos. Ministros britânicos acusados de subestimar covid-19

Alguns ministros britânicos estão a ser acusados de subestimar a gravidade da pandemia de covid-19, depois de ter sido revelado que mais de mil pessoas morreram diariamente durante 22 dias consecutivos.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, o pior dia da pandemia no país foi dia 8 de abril, quando o país se preparava a celebração da Páscoa, já em confinamento, e se registaram 1.445 mortes pelo novo coronavírus em 24 horas.

De acordo com os dados desse dia, o país tinha registado 938 óbitos, mas o Governo veio mostrar agora os novos dados que incluíam as vítimas mortais que sucumbiram ao vírus em hospitais, lares e residências privadas, verificando-se uma diferença de 507 óbitos.

No dia 9 de abril, Boris Johnson, que se encontrava hospitalizado devido ao vírus, foi substituído por Dominic Raab, que tinha afirmado que tinham ocorrido mais 881 mortes face ao dia anterior, quando o valor era 64% mais elevado.

Os ministros britânicos estão a ser criticados pela sua abordagem e os críticos dizem que deviam ter referido com mais clareza que os números que estavam a ser divulgados só contabilizavam as mortes em hospitais após os testes positivos para a covid-19.

A 29 de abril, 21 dias após o dia mais fatal, o Governo anunciou a nova contagem, que incluía as vítimas mortais em lares e residências privadas, bem como pessoas sem testes.

Durante 22 dias consecutivos, entre 2 de abril e 23 de abril, o número de mortes nunca atingiu os quatro dígitos, sendo que o valor mais elevado divulgado pelo Governo fixou-se em 980 óbitos. Os dados recolhidos pela publicação mostram que mais de 32 mil pessoas morreram em hospitais e mais de 16 mil morreram em lares de idosos.

Em três semanas morreram 26.566 pessoas, mais de metade do total de mortes registados até 5 de junho, que só contando com as mortes em hospitais se fixa em 52.161 mortes.

A atualização deste valor levou a que o Reino Unido fosse o país mais afetado na Europa em termos de mortes.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Uk population reduction program
    They say your a key worker and this murders don’t even provide equipment to protect our lives.
    Government with blood in their hands

  2. Nunca quis vir para esta united bullshit.
    Que Deus me leve de volta para meu Portugal.
    Que Deus nao me deixe morrer nesta terra sem valores.

  3. Se eu pudesse ia buscá-lo! Se não queria ir como é que foi aí parar? Esse Boris Johnson é mesmo um hipócrita! Vem á comunicação social dizer que está muito grato aos dois emigrantes que o trataram carinhosamente e depois trata os outros com algum desdém, abraçando o brexit para se ver livre deles! Tiram os filhos aos emigrantes, por dá cá aquela palha, e poupam os pais da Maddie que abandonaram três crianças, num hotel de um país estranho, para irem para os copos! Agora não deixa os inglese virem para Portugal quando devia ser o contrário porque Portugal tem muito menos casos de Covid 19 do que o Reino Unido! Saíu -me um bom déspota!

RESPONDER

Homicídio com 32 anos resolvido com a menor amostra de ADN de sempre

Um caso de homicídio ocorrido há 32 anos, que muitos consideraram impossível de ser resolvido, foi finalmente desvendado (e tudo graças à amostra de ADN mais pequena de sempre usada para decifrar um caso). De acordo …

Braços robóticos controlados remotamente podem vir a realizar cirurgias delicadas

Um equipa de investigadores está a trabalhar para eliminar movimentos rígidos nos braços robóticos, de modo a torná-los mais ágeis. O objetivo é que no futuro estes possam empilhar pratos ou até realizar cirurgias delicadas. Os …

Alemão foi forçado a remover estátua do pai por esta se parecer com Hitler

Um alemão foi obrigado a retirar uma figura de madeira de um cemitério, que seria para homenagear o seu falecido pai, por ter semelhanças com o antigo ditador nazi. As autoridades do município de Weil im …

Podcast evita morte de um condenado (seis vezes)

Curtis Flowers foi julgado seis vezes pelo mesmo promotor de justiça. Um programa de investigação mudou o seu destino. O promotor continua a acreditar que Curtis é culpado. A própria equipa responsável pelo 60 Minutes, programa …

EUA venderam álbum único dos Wu-Tang Clan (que pertencia a Martin Shkreli)

O álbum do grupo Wu-Tang Clan, confiscado em 2018 ao antigo gestor de fundos Martin Shkreli, também conhecido como "o empresário mais odiado do mundo", foi agora vendido pelo Governo norte-americano. Num comunicado divulgado esta terça-feira, …

Bezos ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA para entrar na corrida da próxima viagem à Lua

O empresário norte-americano ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA numa tentativa de reacender a batalha espacial entre a sua empresa, a Blue Origin, e a do "rival" Elon Musk, a SpaceX. De acordo com …

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …

Israel cria "task force" para reverter boicote da Ben & Jerry's na Cisjordânia

Israel criou uma task force para pressionar a empresa de gelados norte-americana Ben & Jerry's e a sua proprietária, Unilever, a reverterem a decisão de boicotar a ocupação israelita na Cisjordânia. "Precisamos de aproveitar os 18 …

Violência armada. 430 mortos na última semana nos EUA e 2021 pode ser dos piores anos de sempre

Só na semana passada registaram-se cerca de 430 mortos e mais de 1000 feridos associados a tiroteios, num ano que está a ser marcado pelo aumento da violência armada nos Estados Unidos. O ano passado foi …