Ministro diz que terá sido infectado com covid-19 “nas refeições” com colegas de trabalho

O ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor, já está recuperado da covid-19 e acredita que foi contagiado durante almoços de trabalho no âmbito de reuniões que manteve em Bruxelas e na Universidade de Évora, onde estiveram pessoas infectadas.

Uma ideia defendida por Manuel Heitor em declarações à Rádio Observador, onde refere que nesses encontros de trabalho, estavam “todos com máscaras”.

Portanto, o ministro acredita que só pode ter sido infectado durante as refeições, “onde tiramos as máscaras”, como refere.

Apesar de estar certo de que foi daquele forma que ficou contaminado com a covid-19, Manuel Heitor entende que os restaurantes devem continuar abertos, pois defende que é “uma actividade económica particularmente importante, mas também uma actividade social e humana que está muito endogeneizada pela sociedade portuguesa”.

Assim, recomenda que as pessoas continuem a utilizar os restaurantes, mas com “um cuidado extremo“, nomeadamente “evitando as refeições em grupos”.

“Números totalmente desprezáveis”

Na entrevista à Rádio Observador, Manuel Heitor considera ainda que os casos de infectados nas residências universitárias são “números totalmente desprezáveis”.

“Quando olhamos à concentração de estudantes infectados, é muito pequena face à população”, salienta o ministro do Ensino Superior, realçando que a taxa “está abaixo de 0,1%” quer no Porto, em Coimbra ou em Lisboa.

Sobre as condições das residências universitárias, Manuel Heitor destaca que temos de ser “realistas” e reconhece que têm “quartos pequenos”. Portanto, fazer um confinamento nestes espaços “é bastante prejudicial”, diz.

O ministro recomenda ainda aos jovens para que não se esqueçam do “uso de máscara” e que tratem de “evitar ajuntamentos e sobretudo as refeições”.

Manuel Heitor revela também que o “Plano Nacional de Alojamento Estudantil está em curso para poder, até ao fim da legislatura, ter [um total] de 12 mil novas camas”, o que inclui “camas intervencionadas” em “muitas residências que não têm condições”, como explica.

“As obras não se fazem de um dia para o outro” e algumas “foram aceleradas e outras atrasadas”, acrescenta o governante.

“A estratégia que seguimos foi diversificvar o tipo de camas devido à capacidade instalada que existe em alojamentos locais, em camas protocoladas com as autarquias, como as Pousadas da Juventude“, esclarece Manuel Heitor.

“As residências estão sensivelmente a 85%, 90% de taxa de ocupação“, considera ainda Manuel Heitor, realçando que mo último inquérito realizado “75% dos estudantes” apontou que prefere ir para um quarto alugado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, cientistas viram chimpanzés a matar gorilas

Investigadores testemunharam, pela primeira vez, chimpanzés e gorilas a lutar entre si, confrontos esses que provocaram a morte de alguns deles. De acordo com o site Science Alert, as duas disputas foram observadas no Parque Nacional …

Vírus com 15 mil anos descobertos no gelo do Planalto do Tibete

Cientistas que estudam glaciares encontraram vírus com quase 15 mil anos em duas amostras de gelo retiradas do Planalto do Tibete, na China. Muitos deles, que sobreviveram porque se mantiveram congelados, são diferentes de todos …

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …