Ministro do Ambiente diz desconhecer casos de infeção nos transportes

Mário Cruz / Lusa

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes

O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, afirmou não conhecer nenhum caso de infeção de covid-19 ocorrida em transportes públicos, embora não garanta que isso não tenha acontecido.

Segundo noticiou esta terça-feira o Observador, durante a audição no Parlamento sobre a proposta de Orçamento do Estado, numa resposta à deputada do Bloco de Esquerda, Isabel Pires, Matos Fernandes defendeu a eficácia das medidas de controlo, admitindo reforços pontuais de oferta nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.

“Não tenho conhecimento de nenhum caso de infeção” nos transportes públicos, declarou o ministro, afirmando ainda que isso não significa que não exista. Contudo, se fossem muitos casos, saberíamos, apontou.

Matos Fernandes defendeu que a “utilização do transporte coletivo, feito com máscara, com a higiene respiratória necessária e com as regras que conhecemos é segura”, sublinhando ainda que a redução da oferta por parte dos metros de Lisboa e do Porto foi residual, apesar da procura estar mais de 40% abaixo este ano, devido à pandemia.

Relativamente ao uso de máscaras descartáveis, mostrou-se disponível para apoiar iniciativas que promovam a não utilização destes equipamentos, que podem ser substituídas por máscaras reutilizáveis, mas que sejam sobretudo de natureza pedagógica.

  ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.